O que é o Ciclo de Humanidades?

O Ciclo de Humanidades: ideias e debates em filosofia e ciências sociais é um espaço de reflexão, exposição e conversa sobre ideias, autores e temas clássicos e contemporâneos. Organizado desde 2019 e estando em seu quarto ano em 2022, o Ciclo de Humanidades é concebido e organizado pelo Ateliê de Humanidades & a BiblioMaison/Consulado da França, tendo uma periodicidade mensal.

O Ciclo de Humanidades tem o objetivo de refletir, difundir, debater e traduzir ideias e autores, sobretudo de inserção francesa, francófona, alemã e/ou europeia, tendo sempre por eixo a formulação de problemáticas do tempo presente. Diante das crises atuais, ele tem intuito de articular as reflexões críticas e os diagnóstico de crise com uma atitude propositiva, disposta a pensar as reformas possíveis de serem feitas e as metamorfoses generativas em curso.

Sendo promotor e realizador do Ciclo de Humanidades, o Ateliê de Humanidades está voltado à excelência no ofício e à renovação criativa das humanidades e dos intelectuais, atuando na promoção de um esclarecimento sobre problemas (públicos e privados) e na proposição de agendas, reformas e soluções. Ele tem por vocação ser um mediador entre o mundo acadêmico, a sociedade civil e a esfera pública, realizando encontros, conexões e convergências entre empresas, profissionais, organizações, instituições, intelectuais, líderes e cidadãos.

Neste sentido, o Ciclo de Humanidades é uma iniciativa pública do Ateliê de Humanidades que busca avançar no cumprimento de sua missão, respondendo ao desafio de criar espaços intelectuais para além dos muros das Universidades, que proporcionem, para um público livre, espontâneo e heterogêneo, debates de nível de excelência que tenham, também, a preocupação de traduzir-se e de se fazer apropriar pelo público não especializado.

O que já foi tivemos no Ciclo?

Já foram realizados, desde então, 33 encontros com distintos temas (10 em 2019, 8 em 2020, 8 em 2021 e 7 em 2022) e 15 entrevistas com autores francófonos: Serge Paugam, Jean-Louis Laville, Françoise Vergès, Jean-Yves Camus, François Dubet, Pierre Lévy, Frédéric Worms, Nathalie Heinich, Dominique Lestel, Jean-Michel Besnier, Séverine Kodjo-Grandvaux, André Comte-Sponville, Marcel Gauchet, Loïc Blondiaux. Além disso, tivemos participações de autores francófonos em encontros de 2023: Pierre Rosanvallon, Alain Caillé, Geneviève Azam e Edith Planche.

Chegamos em 2023 com a proposta de realizar ao menos 6 encontros (de maio a novembro), tendo a previsão de 4 participações e entrevistas de francófonos. Portanto, chegaremos no fim do quinto ano do Ciclo de Humanidades com um total de 39 encontros, 19 entrevistas e ao menos 8 participações de francófonos – resultando em 25 francófonos participando diretamente das nossas atividades.

Se informe sobre a programação de 2023 aqui. E conheça abaixo toda nossa programação realizada de 2022 a 2019!

Programação e acervo do Ciclo de Humanidades
2022-2019

Ciclo de Humanidades 2022.
A hora da democracia!? / No tempo do sensível

Primeira rodada – A hora da democracia?

Ciclo de Humanidades 2021 –
Recompor os fios da vida

Um humor de desesperança paira no ar. Pensar o tempo em que estamos imersos nos aparece como desafio insuperável; transformar a realidade que nos asfixia aparenta ser tarefa impossível. Nosso mundo se decompõe e a perplexidade nos imobiliza… 

Viveremos em tempos de catástrofes?

O ar de uma nova estação sopra por todos os cantos. Todas as dimensões da vida estão em acelerada mutação e o casulo que nos envolve parece se desfazer para que algo de novo prepare o seu voo…

Viveremos em tempos de metamorfoses?

Não temos respostas cabais, porque não podemos saltar para fora de nossa época. A única certeza que temos é a demanda de pensarmos em conjunto e de forma renovada os desafios que se impõem a nós, como seres vivos, sociais e humanos, porque eles colocam em jogo nada menos do que nosso destino comum…

Para isso, precisamos ter o cuidado de recompor os fios da vida.

***

No contexto de crise global que vivemos, propomos como problemática transversal do ano a vida em suas múltiplas facetas.


Ciclo de Humanidades 2020

O Ciclo de Humanidades 2020 iria começar no espaço da BiblioMaison no dia 26 de março de 2020 com o tema “A cidade porvir, pensar as crises de hoje, construir as vias do amanhã“, com participação de Vivian Blaso e Sydney Cincotto Jr. Com a pandemia, adiamos este Ciclo e realizamos a partir de maio e ao longo do ano de 2020 na forma digital e virtual.


Ciclo de Humanidades 2019

O I Ciclo de Humanidades foi realizado entre março e novembro de 2019, tendo um total de 10 encontros que trataram dos mais distintos temas e autores, percorrendo temas como: a ética em uma sociedade complexa; a dádiva como teoria e prática; os desafios postos às humanidades pelo anti-intelectualismo; a catástrofe climática e o Antropoceno; o retorno do religioso e das religiões em tempos de crise; o sofrimento psíquico e a sociedade (pós-)depressiva; o lugar do amor em suas múltiplas formas na teoria crítica; e a aceleração do tempo e suas consequências. Além disso, fizemos homenagem a Michel Serres por sua morte, tratando do contrato natural em diálogo com os ameríndios; e realizamos uma efemérides em comemoração aos 90 anos de Jürgen Habermas, refletindo sobre as atuais tentações do irracionalismo.


Entrevistas do Ciclo de Humanidades 2022 e 2020

Entrevistas do Ciclo de Humanidades


Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading