Proposta
Em tempos como o nosso, onde autoritarismos, desconstruções e devastações parecem ser as principais coisas a prosperar, onde proliferam grandes ameaças tanto à democracia quanto à espécie humana, torna-se fundamental retomar a pergunta sobre os fins do humano e colocar a questão do sentido da educação.
Para tanto, no sexto encontro do Ciclo de Humanidades refletiremos sobre a crise da educação e das universidades, propondo a retomada de indagações radicais: para que educar um ser humano? Qual seria a educação necessária, conveniente e/ou desejável em uma sociedade livre, justa, solidária e democrática, levando-se em conta as diversas facetas do humano (cognitiva, afetiva, moral, política etc.)? Como isso é possível em tempos de ascensão de barbárie? E qual seria o lugar das universidades e da sociedade civil para a realização de velhos e novos ideais de educação?
A fim de pensarmos juntos tais questões, comporemos uma mesa-redonda com as participações do escritor e ensaísta Luís Augusto Fischer e do sociólogo e pedagogo Alexandre Simão Freitas.
Data
24 de setembro (quinta-feira)
Horário
das 19 às 21h
Certificado
Será disponibilizado Certificado, pelo Ateliê de Humanidades/BiblioMaison, para participação neste evento. Caso haja participação de no mínimo 75% dos dias, será dado o certificado de participação no Ciclo de Humanidades como um todo.
Participantes da mesa-redonda
Entrevistado
Local

Sala disponível no Aplicativo Zoom para inscritos que queiram interagir com palestrantes e receber certificados. Inscrição obrigatória.

Streaming no Youtube para todos no canal do Bureau du livre de l’Ambassade de France au Brésil
O Ciclo de Humanidades: ideias e debates em filosofia e ciências sociais é um espaço de reflexão, exposição e conversa sobre ideias, autores e temas clássicos e contemporâneos. Ele é concebido e organizado pelo Ateliê de Humanidades, juntamente com a BiblioMaison/Consulado da França e com o Instituto Goethe/Consulado da Alemanha, tendo uma periodicidade (mínima) mensal,…
Gostaria de me inscrever mas não consegui?
Olá, Augustp, boa tarde. Por alguma razão o wordpress não nos notigicou de seu comentário. Você conseguiu se inacrever depois? Sempre que necessário, lembre que pode nos contactar por email ou whatsapp