Sobre as Linhas e os Planos de Convergência

Sobre as linhas

As linhas, os segmentos e os Planos de Convergência traçam as atividades de estudo, pesquisa, escrita e formação desenvolvidas no Corpo do Ateliê. Nós os descrevemos com o objetivo de informar sobre o que é feito no seu interior a todos aqueles que desejam demandar nossos serviços de livre-formação, ou que pretendem ingressar como livre-pesquisador.

No Ateliê de Humanidades tecemos nossas ações com linhas filosóficas, antropológicas, sociológicas, psicológicas e econômico-organizacionais. Das linhas derivam segmentos, e da composição e do entrelaçamento de linhas se formam planos de convergência, de onde emergem agendas comuns e colaborativas, com cursos livres, grupos de estudos, publicações, projetos, etc.

As nossas linhas, nossos segmentos e nossos planos de convergência são traçados de modo artesanal e cooperativo pelo próprio Corpo do Ateliê. Sendo experimentados ativamente sem saber de antemão suas direções, limites e caminhos, eles são traçados, entrelaçados e justapostos, de modo espontâneo e flexível, não devendo, por isso, ser confundidos com disciplinas e linhas de pesquisa tais como as existentes nos departamentos das universidades.

Planos de convergência

Nossos Planos de Convergência emergem da composição das linhas, segmentos e atividades de estudo, pesquisa e formação. O traçar simultâneo de nossas linhas (filosóficas, antropológicas, sociológicas, psicológicas e econômico-organizacionais) as faz convergir, com frequência, em um mesmo Plano, o que torna possível a composição de um motivo, uma coloração, uma figura e um conceito em comum. Eles são revisáveis, abertos e dinâmicos. Planos em viva atividade perseveram, novos planos surgem quando ganham feição, sentido e vida em função do que é feito, no interior do Ateliê, de livre-formação e livre-pesquisa.

Os Planos de Convergência agregam pesquisas individuais e compõem agendas cooperativas. Se eles indicam onde se integram os livre-pesquisadores do Corpo do Ateliê, são também um convite para novos membros. Cada Plano de Convergência acaba adquirindo certa dinâmica própria com resultados específicos, tais como agendas de livre-pesquisa, cursos livres, grupos de estudo, palestras, publicações, etc. Em geral, eles têm projeções de pequeno, médio e longo prazo.

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: