Nossa proposta editorial
O Ateliê de Humanidades Editorial mantém séries especializadas na publicação de estudos em filosofia e ciências humanas e sociais. Ele publica livros de autores nacionais e internacionais, clássicos e contemporâneos, e é também o meio de publicação das pesquisas dos quadros do Ateliê – livre-pesquisadores plenos, em formação e parceiros –, direta e indiretamente vinculadas aos nossos Planos de convergência. Saiba mais.
Torne-se sócio-leitor do Ateliê Clube e receba 1 livro a cada mês
do Ateliê de Humanidades Editorial e editoras parceiras
Catálogo
<< deslize para a esquerda e a direita >>
Compre abaixo

Democracia e verdade
Autora: Sophia Rosenfeld
Coleção: Biblioteca do Pensamento Político
Uma relação particular, e até mesmo peculiar, entre democracia e verdade tomou corpo aproximadamente há 250 anos nos dois lados do Atlântico. E essa relação particular moldou nossa vida política adentrando o século XXI. Para compreender a aparente crise na verdade dos dias atuais, é necessário lidar com essa história.
Preço: de 72,00 por 65,00
(desconto de pré-lançamento + frete grátis)


Sociologia cultural
Autor: Jeffrey Alexander
Coleção: Filosofia e Teoria Social
“Sociologia cultural: teoria, performance, política” é o primeiro livro em português inteiramente dedicado a Jeffrey C. Alexander. Reunimos aqui uma amostra significativa da obra do autor. Para tanto, procuramos contemplar os trabalhos de natureza tanto teórica quanto empírica, alguns mais analítico-compreensivos e outros mais crítico-normativos.
Preço: 91,80 (conheça nossos descontos)


A contrademocracia
Autor: Pierre Rosanvallon
Coleção: Biblioteca do Pensamento Político
Este impressionante estudo de Pierre Rosanvallon é uma história e teoria do papel estruturador da desconfiança na democracia. Trata-se de uma reversão radical de perspectiva sobre a vida democrática, que nos conduz a explorar um contínuo político há muito despercebido: o da “contrademocracia”.
Preço: 95,40 (conheça nossos descontos)


Crise e crítica
Autor: Rodrigo Cordero
Coleção: Cartografias da Crítica
A fragilidade é uma condição que habita as fundações da vida social. Na maioria das vezes, ela permanece despercebida até que algo se rompa e desloque a sensação de completude. Em tais momentos de ruptura, o mundo social revela a matéria da qual é feito e como realmente funciona; ele se abre ao questionamento. Baseado nesta afirmação, este livro reconsidera o lugar das noções de crise e crítica como meios fundamentais para compreender a frágil condição do social e desafia a normalização e a dissolução destes “conceitos” na teoria social contemporânea.
Preço: 73,80 (conheça nossos descontos)


A propósito do labirinto
Autor: Marcus Tadeu
Coleção: Tempo humano
“A propósito do labirinto” é um relato sobre a experiência do autor como professor de Filosofia no sistema prisional de Gericinó, no bairro de Bangu, Rio de Janeiro. Não se trata de uma análise científica das condições de vida na prisão, mas de um depoimento pessoal, feito com suas próprias memórias permeadas pelas de outros personagens do livro.
Preço: 70,20 + frete


Cosmovisão Andina e Cultura Material
Autora: Danielle Araújo
Coleção: Bio[Antropo]Lógicas
Cosmovisão Andina e Cultura Material: a cerâmica de Pucará inaugura nossa série Bio [Antropo] Lógicas. Temos aqui uma publicação pouco comum no mercado editorial brasileiro, visto que traz conhecimentos sobre a cosmovisão e as formas de vida dos povos das terras altas da América do Sul.
Preço: 59,00


Sociologia relacional
Organizadores: Frédéric Vandenberghe e François Dépelteau
Coleção: Filosofia e Teoria Social
Sendo o primeiro livro da Coleção Filosofia e Teoria Social do Ateliê de Humanidades Editorial, Sociologia relacional reúne alguns dos principais pesquisadores brasileiros no campo da teoria social em torno de uma reflexão coletiva acerca das contribuições teóricas e práticas de uma “virada relacional” no campo das ciências sociais.
Preço: 87,00 (conheça nossos descontos)

Século do Populismo
Autores: Pierre Rosanvallon
Coleção: Biblioteca do Pensamento Político
Em O século do Populismo, Rosanvallon apresenta uma teoria crítica do populismo. Isso é feito em três passos. Primeiramente, faz uma análise detalhada da anatomia do populismo contemporâneo. Em seguida, reconstrói as três histórias dos populismos, incluindo aí a importância das experiências latino-americanas. E, por fim, desenvolve uma crítica aprofundada e bem argumentada da ideia de democracia presente nas ideologias populistas.
Preço: 96,00 (conheça nossos descontos)

Sociologia do amor
Autor: Gennaro Iorio
Tradução: André Magnelli
Coleção: Metamorfoses
Sem o amor não existiria a sociedade. Ao recuperar a clássica distinção grega entre “Éros”, “Filia” e “Ágape”, este livro faz muito mais do que propor um novo conceito sociológico, aliás, o primeiro grande valor deste livro excepcionalmente original. O ágape, entendido como ação e relação social, funda-se na gratuidade e na doação: é “excedência” que oferece sempre alguma coisa que supera o quanto a situação requer, é sempre alguma coisa “a mais”.
Preço: 75,50 (conheça nossos descontos)

Segundo Manifesto Convivialista
Coleção: Metamorfoses
Autoria: Internacional Convivialista (Alain Caillé et al.)
Nada é mais urgente que elaborar um pensamento e uma inteligibilidade do mundo alternativos àqueles que o neoliberalismo soube impor a todo o planeta. Nós precisamos de uma filosofia política, e essa não pode consistir em um simples retorno ao socialismo, ao comunismo, ao anarquismo ou ao liberalismo clássicos. Essas grandes ideologias da modernidade não estão mais à altura dos problemas que temos que enfrentar. A aposta do Segundo Manifesto Convivialista é de se apresentar como o resultado do trabalho de um intelectual coletivo, tendo quase 300 signatários de 33 países diferentes na versão francesa, aos quais se somam nesta edição brasileira mais de 100 signatários de nosso país, oriundos das mais diferentes regiões, instituições, disciplinas, profissões e movimentos sociais.
Preço: 25, 00

Solidariedade e organizações: pensar uma outra gestão
Autores: Genauto C. de França Filho & Philippe Eynaud
Coleção: Metamorfoses
Este livro parte de um diagnóstico crítico sobre a dupla insustentabilidade que tem caracterizado a dinâmica do desenvolvimento das sociedades contemporâneas: a crise ambiental e o aumento das desigualdades. Após salientar como a solidariedade foi invisibilizada na construção do conhecimento sobre as organizações e gestão, ele explora a emergência de práticas organizacionais inovadoras visando responder aos dilemas dessa dupla insustentabilidade. São os desafios e potencialidades contidos numa outra economia que nos convidam a refletir sobre uma outra gestão.
Preço: 50, 00

Itinerários do dom: teoria e sentimento
Autor: Paulo Henrique Martins
Coleção: Metamorfoses
Nos textos aqui reunidos, Paulo Henrique Martins, líder da sucursal iberolatinoamericana do M.A.U.S.S., dedica-se a expor a força teórica transdisciplinar e o potencial ético-político do Ensaio; para tanto, percorre os itinerários do dom. Itinerário, antes de tudo, de uma teoria e metodologia, que revela o dom como autêntico (anti)paradigma primordial; mas itinerário também de uma difusão, recepção e tradução para realidades como a do Brasil, onde o antiutilitarismo francês se encontra com a situação pós-colonial; e, por fim, itinerário de uma experiência, de uma forma de ação e sentimento que assume o político e reconhece o papel do associativismo para que o social e o individual floresçam simultaneamente.
Preço: 56,00
Sociologia das tecnociências contemporâneas
Organizadores: Marcos Lacerda e André Magnelli
Coleção: Cartografias da crítica
Trata-se de um apanhado do que de melhor tem sido feito em Portugal a respeito da sociologia do tempo presente, através da visada de um dos mais estimulantes sociólogos portugueses: o investigador e professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, José Luís Garcia, e a corrente de sociologia crítica que alenta nessa universidade e que irradia para outras escolas do ensino superior de Portugal e além.
Preço: 45, 00 (físico) / 18,00 (e-Book)
A Sociedade das Tecnociências de Mercadorias
Autor: Marcos Lacerda
Coleção: Cartografias da crítica
O livro é uma introdução sistemática à obra do filósofo e sociólogo Hermínio Martins e um esforço de interpretação das sociedades tecnocientíficas de nosso tempo. Na sequência das publicações do Cartografias da crítica e do Teoria Crítica da Colonialidade, o Ateliê de Humanidades Editorial abre o horizonte de uma teoria social feita por portugueses e com miradas em Portugal, mas com inequívoca potência universal.
Preço: 45, 00 (físico) / 18,00 (e-Book)

Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no Antropoceno
Autor: Bruno Latour
Coleção: Exit (em parceria com UBU editora)
O livro reúne oito conferências em que Bruno Latour invoca a noção de Gaia para refletir sobre a catástrofe ecológica contemporânea. Reexaminando a “hipótese de Gaia”, estabelecida por James Lovelock, Latour argumenta que Gaia é, antes de tudo, um conceito que possibilita pensar em soluções para os problemas ecológicos sem a dicotomia entre natureza e cultura. Os sete primeiros capítulos apresentam Gaia teoricamente. O oitavo imagina uma cúpula do clima que coloca as proposições teóricas em prática.
Preço: 80,00
Teoria crítica da colonialidade
Autor: Paulo Henrique Martins
Coleção: Cartografias da crítica
O livro é uma reflexão sobre as crises atuais e uma proposta, até mesmo antevisão, de metamorfose epistêmica, metodológica, moral e afetiva. Nele, a constatação de uma crise do desenvolvimentismo é, ao mesmo tempo, um ato de resistência à recolonialidade neoliberal em curso. Ele dialoga e sistematiza as teorias críticas europeias, os estudos pós-coloniais e as experiências do Norte e do Sul. Quando a fragmentação corrente transforma a polarização e as fronteiras em uma tentação, o autor dirige o olhar para a emergência de uma Teoria Crítica da Colonialidade que floresce nas margens e intersecções, num entre-lugar que promete a descolonização do ser, do saber e do poder.
Preço: 58,00

Uma democracia (in)acabada
Organizadores: André Magnelli, Sebastião Lindoberg & Felipe Maia
Coleção: Cartografias da crítica
A democracia triunfou grandemente e vacilou persistentemente. Na atualidade, ela é vista mais como um problema com o qual nos debatemos, do que como uma solução evidente da qual partimos. Recusando-nos a tomar como estabelecidas certas evidências sobre a democracia, partimos de uma série de questões bem características da forma de pensar do historiador do político e teórico da democracia Pierre Rosanvallon: se a democracia é um regime de soberania popular, o que é o povo e como ele exerce sua soberania e manifesta sua vontade? Quais são as relações entre a soberania do povo e a representação política, entre a autonomia coletiva e a autonomia individual, entre a democracia e o liberalismo? Movido por tais reflexões, este livro busca introduzir ao público brasileiro o pensamento de Rosanvallon e tenta refletir, em diálogo com ele, sobre a crise e as mutações das democracias contemporâneas.
Preço: 52,00

Cartografias da crítica
Organizadores: Alberto L. C. de Farias & André Magnelli
Coleção: Cartografias da crítica
muito se tem dito e escrito a respeito do esgotamento deste conceito-programa de (teoria) crítica. Poderemos nós prescindir dele? Se sim, o que ocupará o seu lugar no século XXI? Se não, quais são as formas de crítica adequadas à vida e ao pensamento da nossa época? Em suma, como devemos pensar e realizar a (teoria) crítica? O livro que o leitor tem em mãos procura responder a essas e outras perguntas por caminhos variados. Com o objetivo de fazer uma genealogia das constelações de crítica e cartografar as atividades de teoria e pesquisa críticas, tanto as clássicas quanto as hoje existentes, o Cartografias da Crítica, projeto iniciado em 2017, entrega agora os primeiros resultados de uma reflexão coletiva sobre os fundamentos, as potencialidades e os limites da crítica na filosofia e nas ciências humanas. Disponibilizamos aqui uma seleção de textos, um balanço retrospectivo e uma prospectiva das atividades, através dos quais reativamos nossas intenções iniciais, ao mesmo tempo em que, fechando o primeiro ciclo, desenhamos os contornos do novo horizonte que agora se inicia.
Preço: 55,00

Capitalismo sem peias
Autor: Ricardo Regatieri
Capitalismo sem peias foi composto como uma daquelas obras da op art que muda de aspecto a cada deslocamento do observador. No caso, conforme o interesse do leitor. Organiza-se como uma junção de planos que podem ser focados separadamente, mas que são ininteligíveis sem as referências do conjunto. À luz de determinado ângulo pode ser visto como um acompanhamento da gênese de Dialética do esclarecimento. Quando se gira o olhar, pode ser compreendido como uma história do debate – no âmbito da Escola de Frankfurt – sobre o sentido e o significado do nazifascismo. Visto de outro rincão, surge como uma apresentação da trajetória intelectual, nos anos 1940, de Max Horkheimer e de Theodor Adorno, salientando os movimentos que os conduziram à crítica do processo civilizatório.
Preço: 50,00