Ciclo de Humanidades 2022 – Criticar, resistir, governar: refazer a política na era da desconfiança – com Alessandra Maia, Diogo Cunha e Felipe Maia

Após tratar dos populismos, aprofundaremos nosso debate sobre as democracias explorando um paradoxo: de um lado, viver democraticamente implica o exercício do dissenso, da crítica, da resistência, do impedimento, da desobediência, da denúncia etc. Por outro lado, a democracia necessita da construção de consensos e de um governo que organize um horizonte comum de bem viver e agir coletivamente. Como lidar com este aparente paradoxo? Qual a importância do dissenso e da desobediência? Por que nossas sociedades são tão ingovernáveis e desconfiadas? Em meio a tantas injustiças, incertezas e conflitos, como estabelecer laços de confiança e convívio? É possível construir um bom governo que evite a autodestruição das democracias pelo desencanto, degagismo e cinismo?

Organizado pelo Ateliê de Humanidades, o Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil e a BiblioMaison, o segundo encontro do Ciclo de Humanidades 2022 será “Criticar, resistir, governar: refazer a política na era da desconfiança”, Nossa mesa-redonda terá a presença, no espaço da BiblioMaison, de Alessandra Maia (PUC Rio), de Diogo Cunha (DCP-UFPE) e de Felipe Maia (UFJF), com mediação de André Magnelli (Ateliê de Humanidades / editor do Ateliê de Humanidades Editorial).

Em seguida, como parte de nossa rodada temática “A hora da democracia!?”, teremos, o terceiro encontro “Além da crítica e indignação: ideias para renovar a democracia” (30 de junho).

Evento gratuito e híbrido

Palestrantes da mesa

Quando?

26 de maio (quinta-feira)

Que horas?

Às 17h (Brasília, GMT-3)

Onde?

Espaço físico da BiblioMaison (Av. Pres. Antônio Carlos, 58 – 11° andar – Centro, Rio de Janeiro)

Plataforma ZOOM para inscritos (com tradução simultânea)

Streaming no Youtube para todos no link:


Assista ao primeiro encontro no Youtube

Conheça nossa programação completa


Acervo do Ciclo de Humanidades. Conheça e assista!


Livros do Ateliê de Humanidades Editorial

Catálogo do Ateliê de Humanidades Editorial


Últimos Posts

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: