A sabedoria importa: como aprender a viver/morrer? – Entrevista com André Comte-Sponville

Publicamos hoje, com legendas em português, a entrevista do filósofo francês André Comte-Sponville, realizada por André Magnelli, no dia 21 de dezembro de 2021, no contexto do último encontro do Ciclo de Humanidades 2021, com o tema “A sabedoria importa: como aprender a viver/morrer”.

Como definir a sabedoria? Será possível para qualquer um ser sábio? Como lidar com o desespero inerente à vida humana, que diz respeito à nossa condição mortal? Como chegar a uma sabedoria da felicidade, da ação e do amor? Quais são as diferenças entre o amor Eros, Phillia e Ágape? Os valores podem ser universais? Qual é a diferença entre os valores e a verdade e o conhecimento? Como essa sabedoria pode se aplicar à politica hoje em dia?

Convocando Spinoza, Epicuro, Montaigne entre outros, e a partir das suas próprias obras tais como “Pequeno Tratado das grandes virtudes”, “O Mito de Ícaro”, “Tratado do Desespero e da Beatitude”, André Comte-Sponville apresenta sua ética entre racionalismo, materialismo e humanismo e responde a perguntas fundamentais de forma clara e didática.

Tempo do vídeo:
57 minutos e 18 segundos

Assista às outras entrevistas do Ciclo de Humanidades

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: