Ciclo de Humanidades. Entrevista com Loïc Blondiaux: Pensar a democracia participativa

Para fechar 2022 com chave de ouro, publicamos duas entrevistas realizadas com dois sociólogos políticos franceses, Loïc Blondiaux e Marcel Gauchet, no âmbito do Ciclo de Humanidades 2022 com o tema “A hora da democracia”.

A entrevista de Loïc Blondiaux começa com uma análise das vantagens da democracia participativa como sistema político alternativo e por um alerta sobre possíveis limites e armadilhas do ideal, para finalmente apresentar as condições para garantir o bom funcionamento desse sistema e a forma como a democracia demanda uma relação com as emoções cidadãs.

Loïc Blondiaux é sociólogo político, Professor na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne e autor de vários livros de análise política, como “Le nouvel esprit de la démocratie: actualité de la démocratie participative” (Seuil, 2008), “Inventer la démocratie au XXIe siècle, L’assemblée citoyenne du futur” (Les Liens qui Libèrent, 2017), “La démocratie des émotions” (Presses de Science Po, 2018), entre outros.

Tempo de vídeo:
17min e 45s

Assista às outras entrevistas do Ciclo de Humanidades

Entrevistas do Ciclo de Humanidades

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: