Entrevista com Serge Paugam – De quantos laços é feita a sociedade? Repensar a solidariedade

Começamos hoje a republicar as entrevistas do Ciclo de Humanidades 2020 com legendas em português. Nosso primeiro entrevistado foi o sociólogo francês Serge Paugam, que é um dos principais especialistas da atualidade nos estudos sobre solidariedade, direitos sociais, trabalho e precarização. A entrevista foi feita no dia 26 de maio de 2020, tendo por entrevistadores Thiago Panica Pontes (professor da Universidade Federal da Paraíba – UFPB) e André Magnelli (diretor e pesquisador do Ateliê de Humanidades).

Serge Paugam discorre aqui sobre as distintas formas de solidariedade em nossas sociedades, mostrando a importância do pensamento de Emile Durkheim e da tradição solidarista francesa para o estudo dos variados laços e vínculos sociais que constituem a vida social (domésticos, morais, profissionais etc.). Além disso, ele reflete também sobre as mudanças no mundo do trabalho e das profissões, bem como sobre a precarização, a pobreza e a centralidade do trabalho material. Em um contexto de início da pandemia, tivemos também muitas reflexões sobre os seus efeitos sobre a solidariedade, o trabalho e os direitos sociais.

Na sequência desta entrevista, assim como o fizemos com Pierre Lévy, publicaremos um Pontos de Leitura que apresenta o conjunto da obra de Serge Paugam, e publicaremos no Fios do Tempo um texto inédito do autor.


Um comentário em “Entrevista com Serge Paugam – De quantos laços é feita a sociedade? Repensar a solidariedade

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: