Entrevista com Frédéric Gros. A vergonha é um sentimento revolucionário

Como parte do encontro do Ciclo de Humanidades “Pode a vergonha salvar o mundo?” (que foi adiado para o mês de agosto), publicamos a entrevista legendada em português com o filósofo francês Frédéric Gros, feita na ocasião do lançamento do seu livro no Brasil “A vergonha é um sentimento revolucionário” (Ubu editora, 2023).

Nesta entrevista realizada por André Magnelli e pela BiblioMaison, Frédéric Gros explica em quais aspectos a vergonha pode ser considerada revolucionária e política, o que a diferencia da culpa, e qual é seu lugar nas nossas sociedades modernas.

Além desta entrevista, já foram feitas 15 entrevistas no contexto do “Ciclo de Humanidades” com autores francófonos: Serge Paugam, Jean-Louis Laville, Françoise Vergès, Jean-Yves Camus, François Dubet, Pierre Lévy, Frédéric Worms, Nathalie Heinich, Dominique Lestel, Jean-Michel Besnier, Séverine Kodjo-Grandvaux, André Comte-Sponville, Marcel Gauchet, Loïc Blondiaux, André Comte-Sponville. Além disso, tivemos participações de autores francófonos em encontros de 2023: Pierre Rosanvallon, Alain Caillé, Geneviève Azam e Edith Planche.

Você pode assistir a tudo isso no canal da BiblioMaison no Youtube. No nosso site tem um carrossel em que vocês podem ter mais informações e o link de cada uma.

Tempo de vídeo: 45minutos

Entrevistas do Ciclo de Humanidades

Ciclo de Humanidades 2023. Memória para um futuro / O artesanato do viver

O Ciclo de Humanidades: ideias e debates em filosofia e ciências sociais é realizado desde 2019 em uma parceria entre o Ateliê de Humanidades e o Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil & BiblioMaison. Já foram realizados, desde então, 33 encontros com distintos temas (10 em 2019, 8 em 2020, 8 em…

Últimos posts

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: