Chegamos ao último encontro do Ciclo de Humanidades 2020! Ele ocorrrá na próxima quinta-feira, 26 de novembro, com o tema “Bem-vindos à humanidades digital?”. Nos vemos lá!
Apresentação
Questão
As sociedades humanas se encontram em meio a um devir digital. Quais são suas consequências sobre a cultura, a educação e o debate público? Deveremos dar boas vindas a tal digitalização do mundo e explorar suas potencialidades, ou precisamos simplesmente lamentá-la?
Desenvolvimento
Com a pandemia de 2020, o que era um processo de transformação contínua de práticas e hábitos parece agora desencadear uma abrupta metamorfose das formas de vida. As diversas relações sociais e culturais, ainda predominantemente face-a-face, foram transpostas radicalmente para mediações digitais e interações virtuais. Assim, quando reconhecemos que o digital não é apenas um meio de transmissão de informação e comunicação, mas também um médium simbólico pelo qual se constrói um mundo de representações, símbolos, ideias e práticas, percebemos que a digitalização impacta sobre todas as dimensões da experiência, revolucionando os sentidos (sentir, ver, escutar), as inteligências (concepção, memória, raciocínio) e as práticas culturais (como a leitura, a escrita, a transmissão e o debate). Fato que gera talvez uma verdadeira mutação antropológica e social, como defendem autores como Michel Serres, Pierre Lévy, dentre outros. Independentemente da intensidade das transformações em curso, o fato é que as formas de experiência subjetiva, de transmissão do saber, de comunicação pública e de produção cultural estão sendo profundamente alteradas, como, notadamente, as práticas do jornalismo e comunicação, os modos de ensino fundamental e universitário e as formas de atuação intelectual no espaço público (que encontra um significativo sinal no recente término das atividades da revista Le Débat, da Gallimard).
Diante desse cenário, no último encontro do Ciclo de Humanidades de 2020, como parte da programação do Novembre Numérique com o tema “O digital como meio de transmissão”, nos dedicaremos a explorar tais questões trazendo os aportes das emergentes “humanidades digitais” (digital humanities) e das atuais inovações tecnológicas nos meios de transmissão e comunicação, refletindo sobre os seus problemas, potencialidades e limites, com atenção especial aos seus impactos sobre a educação humana, a comunicação pública e o debate intelectual.
Quando?
Dia 26 de novembro
Que horas?
de 19 às 21h
Participantes
Onde?

Sala disponível no Aplicativo Zoom para inscritos que queiram interagir com palestrantes e receber certificados. Inscrição obrigatória.

Streaming no Youtube para todos no canal do Bureau du livre de l’Ambassade de France au Brésil
Deixe uma resposta