Ética Complexa: religar o mundo, assumir o humano (evento gratuito)

Em tempos agonizantes, estamos à espera de uma metamorfose, ou então mergulharemos rumo ao abismo. Vivemos em um mundo separado e fragmentado, com uma crise de valores e uma sensação de confusão generalizada. O cenário entrópico é propício para que indivíduos e nações sejam presas vulneráveis de ideologias simplificadoras, separadoras e restauradoras, que propõem soluções fáceis para problemas complexos. Na falta de respostas éticas e políticas, torna-se muito sedutor o caminho da diabolização do outro, com uma redução e uma exclusão de tudo o que sinalize um outro em relação a si mesmo. Desta forma, adversários políticos se tornam inimigos elimináveis, alternativas religiosas aparecem como impiedades inadmissíveis, refugiados de guerra são barrados como terroristas potenciais.

Diante deste contexto, de forma oportuna, o Consulado da França no Brasil escolheu como grande eixo articulador das suas atividades culturais em 2019 o tema Hospitalidade: entre política, ética e estética. Por esta razão, o Ateliê de Humanidades propõe, no primeiro dia do Ciclo de Humanidades: ideias e debates em filosofia e ciências sociais, a ser realizado mensalmente nas Quintas da Maison, um debate sobre a ética complexa, tendo por referência o pensamento de Edgar Morin, em especial, o tomo VI de sua obra maior, O Método (que teve publicação em português com apoio do Consulado da França e do Instituto francês do Brasil).

Em uma palestra e diálogo sob a liderança de André Magnelli, livre-pesquisador e diretor do Ateliê de Humanidades, refletiremos sobre a contribuição do Método e do pensamento complexo para uma reflexão sobre valores em suas múltiplas facetas: as éticas da vida, de si, da comunidade, da espécie humana e do planeta. Isso nos levará a dialogar em torno de questões como o bem pensar, o bem e o mal, a autocrítica, a incerteza ética, a ecologia da ação, a compreensão, o amor, a responsabilidade, a solidariedade, a hospitalidade, a religação, a condição humana e o imperativo de resistência à barbárie.


Local: Espaço da Bibliomaison – Consulado Geral da França – Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ, 11º andar.

Data: 28 de março (quinta-feira)
Horário: das 19:00 às 20:30h
Evento Gratuito, em português, sujeito à lotação

Certificação
Será disponibilizado Certificado, pelo Ateliê de Humanidades/BiblioMaison, para participação neste evento. Caso haja participação de no mínimo 75% dos dias, será dado o certificado de participação no Ciclo de Humanidades como um todo.

Link do Evento no Facebook


Um comentário em “Ética Complexa: religar o mundo, assumir o humano (evento gratuito)

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: