Ciclo de Humanidades.Ética Complexa: religar o mundo, assumir o humano (evento gratuito)

Em tempos agonizantes, estamos à espera de uma metamorfose, ou então mergulharemos rumo ao abismo. Vivemos em um mundo separado e fragmentado, com uma crise de valores e uma sensação de confusão generalizada. O cenário entrópico é propício para que indivíduos e nações sejam presas vulneráveis de ideologias simplificadoras, separadoras e restauradoras, que propõem soluções fáceis para problemas complexos. Na falta de respostas éticas e políticas, torna-se muito sedutor o caminho da diabolização do outro, com uma redução e uma exclusão de tudo o que sinalize um outro em relação a si mesmo. Desta forma, adversários políticos se tornam inimigos elimináveis, alternativas religiosas aparecem como impiedades inadmissíveis, refugiados de guerra são barrados como terroristas potenciais.

Diante deste contexto, de forma oportuna, o Consulado da França no Brasil escolheu como grande eixo articulador das suas atividades culturais em 2019 o tema Hospitalidade: entre política, ética e estética. Por esta razão, o Ateliê de Humanidades propõe, no primeiro dia do Ciclo de Humanidades: ideias e debates em filosofia e ciências sociais, a ser realizado mensalmente nas Quintas da Maison, um debate sobre a ética complexa, tendo por referência o pensamento de Edgar Morin, em especial, o tomo VI de sua obra maior, O Método (que teve publicação em português com apoio do Consulado da França e do Instituto francês do Brasil).

Em uma palestra e diálogo sob a liderança de André Magnelli, livre-pesquisador e diretor do Ateliê de Humanidades, refletiremos sobre a contribuição do Método e do pensamento complexo para uma reflexão sobre valores em suas múltiplas facetas: as éticas da vida, de si, da comunidade, da espécie humana e do planeta. Isso nos levará a dialogar em torno de questões como o bem pensar, o bem e o mal, a autocrítica, a incerteza ética, a ecologia da ação, a compreensão, o amor, a responsabilidade, a solidariedade, a hospitalidade, a religação, a condição humana e o imperativo de resistência à barbárie.


Local: Espaço da Bibliomaison – Consulado Geral da França – Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ, 11º andar.

Data: 28 de março (quinta-feira)
Horário: das 19:00 às 20:30h
Evento Gratuito, em português, sujeito à lotação

Certificação
Será disponibilizado Certificado, pelo Ateliê de Humanidades/BiblioMaison, para participação neste evento. Caso haja participação de no mínimo 75% dos dias, será dado o certificado de participação no Ciclo de Humanidades como um todo.

Link do Evento no Facebook


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: