Ciclo de Humanidades 2021. O espírito humano: somos algo além de um corpo com cérebro?

Proposta

Com o desenvolvimento das neurociências, das ciências cognitivas, da inteligência artificial e das intervenções biomédicas, surge uma série de conhecimentos que põem em questão algumas das feições mais caras do ser humano: qual é a origem da mente? Como se dá o processo de pensamento? Como nos tornamos conscientes de nós mesmos e do mundo à nossa volta? Temos nós um inconsciente? Seremos algo além de um corpo com uma máquina cerebral hipercomplexa e manipulável? Afinal, existe em nós aquilo que, classicamente, denominamos de “espírito humano”?

Tais questões não importam apenas para quem tem interesse filosófico, pois elas dizem respeito às formas como compreendemos a nós mesmos e aos outros, influenciando como lidamos com nossos processos de saúde e adoecimento e como entendemos o que é uma boa sociedade e uma vida bem sucedida. É por isso que, no sétimo encontro do Ciclo de Humanidades 2021, refletiremos sobre o tema “O espírito humano: somos algo além de um corpo com cérebro?”, em uma mesa-redonda com a participação de Amnéris Maroni (Professora-Doutora do IFCH/UNICAMP), Monica Aiub (professora e pesquisadora no Espaço Monica Aiub) e Ricardo Souza Silvestre (Universidade Federal de Campina Grande)

Evento gratuito

Quando?

28 de outubro (quinta)

Que horas?

de 19 às 21h

Participantes

Onde?

Sala disponível no Aplicativo Zoom para inscritos que queiram interagir com palestrantes e receber certificados. Inscrição obrigatória.

Streaming no Youtube para todos no link abaixo

O que é o Ciclo de Humanidades?

O Ciclo de Humanidades: ideias e debates em filosofia e ciências sociais é realizado desde 2019 pelo Ateliê de Humanidades & o Consulado da França no Rio de Janeiro/BiblioMaison. Após a realização de um total de 18 encontros com distintos temas (10 em 2019 e 8 em 2020) e de 6 entrevistas com autores francófonos (Serge Paugam, Jean-Louis Laville, Françoise Vergès, Jean-Yves Camus, François Dubet e Pierre Lévy), chegamos agora em 2021, quando realizaremos no mínimo 8 encontros e 6 entrevistas.

Em 2021 temos três novidades: teremos um tema transversal a ser desdobrado ao longo do ano; vamos ampliar o diálogo entre as humanidades e as ciências da natureza e da vida; e aumentaremos a presença de formas não-europeias de pensamento, cultura e civilização, com atenção especial aos saberes ancestrais (de matriz ameríndia e africana) e às filosofias africana, latinoamericana, das Antilhas e do Caribe.


Assista ao demais encontros

Ciclo de Humanidades 2020

Conheça e comece a assistir a toda a programação
do Ciclo de Humanidades 2020

Entrevistados do Ciclo de Humanidades 2021 e 2020

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d