Ciclo de Humanidades Virtual 2020 -Construir a transição social e ecológica: da outra economia à outra gestão

Apresentação

As sociedades contemporâneas estão confrontadas a ameaças que comprometem a sustentabilidade do desenvolvimento. Nosso clima e a biodiversidade do planeta estão duramente afetados pela exploração abusiva dos recursos naturais. Nossa capacidade de existir enquanto sociedade está condenada a níveis crescentes de desigualdades. E nossas democracias estão comprometidas pela lógica da governança internacional baseada na concentração dos recursos financeiros mundiais em gigantes corporativos privados. Assim, há três ameaças que se reforçam mutuamente em uma situação insustentável e que nos conduzem urgentemente à afirmação de uma dupla solidariedade: a dos humanos com a natureza e a dos humanos entre si. 

Todavia tal esforço não se decreta, mas se organiza. A transformação social indispensável à nossa sobrevivência coletiva supõe, ao mesmo tempo, uma outra economia e uma outra gestão. Para tanto, com a participação na mesa-redonda de Genauto Carvalho de França Filho (Universidade Federal da Bahia) Leonardo Prates Leal (Universidade Federal de Alagoas), Ariádne Scalfoni Rigo (Universidade Federal da Bahia) e Philippe Eynaud (Université Paris 1), e com entrevista inédita com o teórico das associações e da alter-economia Jean-Louis Laville (Conservatoire National des Arts et Métiers à Paris – Cnam), o terceiro encontro do Ciclo de Humanidades virtual 2020, com o tema “Construir a transição social e ecológica: da outra economia à outra gestão”, explora diferentes maneiras de conjugar solidariedade com a vida, a economia e as organizações. 

Partindo de uma abordagem histórica e antropológica que dialoga o Norte com o Sul e se apoia em numerosas experiências cidadãs que brotam em diversas partes do mundo a cada dia, tais como a gestão social, a gestão dos comuns, a gestão do bem viver, a economia solidária, a inovação social etc., percorremos algumas pistas sobre uma outra forma de pensar as vidas econômica, organizativa e territorial, propondo etapas práticas para uma transição social e ambiental mais do que nunca necessárias. Neste dia, faremos o lançamento do livro “Solidariedade e organizações: pensar uma outra gestão”, de Genauto Carvalho de França Filho e Philippe Eynaud (EdUFBA / Ateliê de Humanidades Editorial, 2020).

Local: 
Aplicativo Zoom (sala disponível para inscritos)
Streaming no youtube para todos (Bureau du livre de l’Ambassade de France au Brésil)

Data: 
25 de junho (quinta-feira)

Horário: 
das 19 – 21h

Certificado:
Será disponibilizado Certificado, pelo Ateliê de Humanidades/BiblioMaison, para participação neste evento. Caso haja participação de no mínimo 75% dos dias, será dado o certificado de participação no Ciclo de Humanidades como um todo.


Palestrantes



Entrevistado



Como participar?

Inscreva-se no formulário: https://forms.gle/d6DvfMnTE2jRyLfx6.

Você receberá, antes do evento, o link, o ID e a senha para ingressar na sala de reunião. A inscrição garantirá participação na sala de reunião e certificação. Haverá também streaming no youtube para que todos os interessados possam assistir.

Um comentário em “Ciclo de Humanidades Virtual 2020 -Construir a transição social e ecológica: da outra economia à outra gestão

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: