O República de ideias publica hoje, na forma de podcast e vídeo, uma conversa sobre nosso fascismo tabajara ou cesarismo tropical. Felipe Maia (UFJF), Emmanuel Rapizo e André Magnelli conversam sobre a conjuntura política contemporânea e os possíveis desdobramentos do governo Bolsonaro, analisando os “nós” do bolsonarismo compostos pelos laços, embaraços e confusões entre Bolsonaro, os militares, o empresariado, os cidadãos e as instituições políticas.
Isso é feito dialogando com dois textos publicados no Fios do tempo: “A resistência ao fascismo tabajara“, de Luiz Werneck Vianna, e “Crise e ameaça cesarista“, de Felipe Maia.
Desejamos uma excelente escuta!
Tópicos
– A contribuição de L. Werneck Vianna para a compreensão do Bolsonarismo: o fascismo tabajara como forma de novo liberalismo;
– Reflexões sobre quem são os grupos empresariais que apoiam Bolsonaro; seus interesses e representações;
– Como o conceito de cesarismo permite entender a concepção de representação do presidente e seus seguidores?
– Comparações com o contexto mexicano;
– Os militares e o governo: tentando desatar nós e desvendar certos enigmas;
– O bolsonarismo: como nasceu do judiciarismo e se voltou contra o judiciário?
– Será possível projetar cenários do que ocorrerá com o governo?
Equipe
Apresentadores: André Magnelli e Emmanuel Rapizo
Convidado: Felipe Maia (UFJF)
Produção e edição audiovisual: Henrique Rapizo
Vinheta de abertura: Bruno Albert
Direção de produção: Emmanuel Rapizo
Direção geral e concepção editorial: André Magnelli
Escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!









#093 República de Ideias. Conversas de Ateliê #007. Conversa com Comba Marques Porto (05 de junho de 2023)
Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Lucas Faial Soneghet, Bia Martins, Michele Guerreiro e André Magnelli. Trazemos aqui um episódio diferente, com dois blocos e aberto ao público. No primeiro bloco, conversamos com Comba Marques Porto, participante do “lobby do batom”, grupo de mulheres ativistas que levaram pautas do movimento feminista para…
Pontos de Leitura. O cadinho de uma teoria crítica impura – por André Magnelli
Hoje, no Fios do Tempo, publicamos o prefácio ao livro “A fábrica da emancipação”, de Jean-Louis Laville e Bruno Frère. Neste “O cadinho de uma teoria crítica impura”, apresento, como tradutor e editor da obra, a proposta de renovação da teoria crítica nela elaborada. Desejo, como sempre, uma excelente leitura. Estamos por aí para dialogar…
#092 República de Ideias. Regulação das redes e o PL 2630/2020
Seja bem-vindo à República de Ideias! Nesse episódio, Lucas Faial Soneghet e Bia Martins convidam Leonardo Foletto, professor e pesquisador da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da FGV (ECMI) e autor do livro “A Cultura é Livre: Uma história da Resistência Antipropriedade“, para conversar sobre a regulação das redes virtuais e o projeto de…
Fios do Tempo. Artes da memória e do esquecimento – por Kim Abreu
Na última quinta-feira, dia 25 de maio, começamos a primeira rodada do Ciclo de Humanidades 2023, que tem por tema “Memórias para um futuro”. No primeiro encontro, fizemos uma excelente conversa, Kim Abreu e eu, sobre “O que não podemos esquecer? Usos e abusos da memória”. Trazemos hoje a gravação deste encontro, a ser assistido…
Fios do Tempo. As vias de um agir em comum: prefácio a “Uma economia para a sociedade”, de Jean-Louis Laville – por Genauto Carvalho de França Filho
Hoje, no Fios do Tempo, publicamos o prefácio de Genauto Carvalho de França Filho ao livro “Uma economia para a sociedade: terceiro setor, economia social, economia solidária”, de Jean-Louis Laville (Ateliê de Humanidades Editorial, 2023), lançado por nós no final do mês de abril. Este prefácio faz uma cuidadosa apresentação desse livro, que está destinado…
Fios do Tempo. Campanha “Human Artistry”: proteger a arte humana em face à inteligência artificial
A rápida disseminação de ferramentas de IA capazes de criar imagens, vídeos e textos a partir de material presente na internet vem impondo novos desafios aos criadores humanos. Basta inserir palavras-chave num site ou aplicativo para acionar um algoritmo que utiliza de seu banco de dados, na maioria das vezes obtido sem a permissão de…
Ciclo de Humanidades 2023. O que não podemos esquecer? Usos e abusos da memória
Por que lembrar? Por que guardar e narrar memórias? O que não podemos esquecer e o que, ao contrário, convém ser esquecido? Existem muitas formas de cultivar a memória. Chegou-se, mesmo, a desenvolver na história uma “arte da memória”. No mundo moderno, as memórias do indivíduo e da coletividade foram muito valorizadas. Essa questão ganhou…
#091 República de Ideias. Conversas de Ateliê #006. Por que ler latino-americanos? (22 de maio de 2023)
Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Lucas Faial Soneghet, Cristián Jiménez, Michele Guerreiro e André Magnelli. Nessa versão aberta ao público geral, você escuta o primeiro bloco do programa, com nosso tema geral: Por que ler latino-americanos? Conversamos sobre a noção de América Latina e pensamento latinoamericano, teorias decoloniais, descolonização, independência e…
Deixe uma resposta