Podcast. Os nós do bolsonarismo: uma conversa sobre laços, embaraços e confusões do novíssimo fascismo tabajara

O República de ideias publica hoje, na forma de podcast e vídeo, uma conversa sobre nosso fascismo tabajara ou cesarismo tropical. Felipe Maia (UFJF), Emmanuel Rapizo e André Magnelli conversam sobre a conjuntura política contemporânea e os possíveis desdobramentos do governo Bolsonaro, analisando os “nós” do bolsonarismo compostos pelos laços, embaraços e confusões entre Bolsonaro, os militares, o empresariado, os cidadãos e as instituições políticas.

Isso é feito dialogando com dois textos publicados no Fios do tempo: “A resistência ao fascismo tabajara“, de Luiz Werneck Vianna, e “Crise e ameaça cesarista“, de Felipe Maia.

Desejamos uma excelente escuta!

Tópicos

– A contribuição de L. Werneck Vianna para a compreensão do Bolsonarismo: o fascismo tabajara como forma de novo liberalismo;
– Reflexões sobre quem são os grupos empresariais que apoiam Bolsonaro; seus interesses e representações;
– Como o conceito de cesarismo permite entender a concepção de representação do presidente e seus seguidores?
– Comparações com o contexto mexicano;
– Os militares e o governo: tentando desatar nós e desvendar certos enigmas;
– O bolsonarismo: como nasceu do judiciarismo e se voltou contra o judiciário?
– Será possível projetar cenários do que ocorrerá com o governo?


Equipe

Apresentadores: André Magnelli e Emmanuel Rapizo
Convidado: Felipe Maia (UFJF)

Produção e edição audiovisual: Henrique Rapizo
Vinheta de abertura: Bruno Albert
Direção de produção: Emmanuel Rapizo
Direção geral e concepção editorial: André Magnelli


Escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!




#093 República de Ideias. Conversas de Ateliê #007. Conversa com Comba Marques Porto (05 de junho de 2023)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Lucas Faial Soneghet, Bia Martins, Michele Guerreiro e André Magnelli. Trazemos aqui um episódio diferente, com dois blocos e aberto ao público. No primeiro bloco, conversamos com Comba Marques Porto, participante do “lobby do batom”, grupo de mulheres ativistas que levaram pautas do movimento feminista para…

#092 República de Ideias. Regulação das redes e o PL 2630/2020

Seja bem-vindo à República de Ideias! Nesse episódio, Lucas Faial Soneghet e Bia Martins convidam Leonardo Foletto, professor e pesquisador da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da FGV (ECMI) e autor do livro “A Cultura é Livre: Uma história da Resistência Antipropriedade“, para conversar sobre a regulação das redes virtuais e o projeto de…

Fios do Tempo. Artes da memória e do esquecimento – por Kim Abreu

Na última quinta-feira, dia 25 de maio, começamos a primeira rodada do Ciclo de Humanidades 2023, que tem por tema “Memórias para um futuro”. No primeiro encontro, fizemos uma excelente conversa, Kim Abreu e eu, sobre “O que não podemos esquecer? Usos e abusos da memória”. Trazemos hoje a gravação deste encontro, a ser assistido…

Fios do Tempo. As vias de um agir em comum: prefácio a “Uma economia para a sociedade”, de Jean-Louis Laville – por Genauto Carvalho de França Filho

Hoje, no Fios do Tempo, publicamos o prefácio de Genauto Carvalho de França Filho ao livro “Uma economia para a sociedade: terceiro setor, economia social, economia solidária”, de Jean-Louis Laville (Ateliê de Humanidades Editorial, 2023), lançado por nós no final do mês de abril. Este prefácio faz uma cuidadosa apresentação desse livro, que está destinado…

#091 República de Ideias. Conversas de Ateliê #006. Por que ler latino-americanos? (22 de maio de 2023)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Lucas Faial Soneghet, Cristián Jiménez, Michele Guerreiro e André Magnelli. Nessa versão aberta ao público geral, você escuta o primeiro bloco do programa, com nosso tema geral: Por que ler latino-americanos? Conversamos sobre a noção de América Latina e pensamento latinoamericano, teorias decoloniais, descolonização, independência e…

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: