No último encontro do Ciclo de Humanidades 2022, conversaremos sobre a outra face da escuta: a capacidade de responder com atenção e sensibilidade.
Deste modo, concluindo esta rodada de reflexão sobre nosso “tempo do sensível”, traremos uma concepção de responsabilidade que está associada à capacidade de estar atento e sensível ao que se faz e às consequências e reações que se provoca na relação com outrem.
Entendendo responsabilidade no sentido de Donna Haraway (isto é, como uma response-ability), e dialogando com outros autores francófonos e alemães (sobretudo Hannah Arendt), será desenvolvida a articulação pouco pensada nas democracias entre a ação, a responsabilidade, o cuidado e a autoridade.
Esta conversa envolve a capacidade de responder não apenas no sentido ético-moral e jurídico na relação entre seres humanos, como também abre o horizonte para pensar nossas relações com os não-humanos e com a própria Terra.
Para este último encontro, convidamos a economista e ativista Geneviève Azam (França), a etnóloga e artista Edith Planche (França) e o psicanalista Marco Aurélio de Carvalho Silva (Brasil).
Evento gratuito e híbrido
Palestrantes da mesa
Quando?
24 de novembro (quinta-feira)
Que horas?
Às 17h (Brasília, GMT-3)
Onde?
Espaço físico da BiblioMaison: Av. Pres. Antônio Carlos, 58 – 11° andar – Centro, Rio de Janeiro
Transmissão ao vivo no canal YouTube da BiblioMaison.
Transmissão com a tradução simultânea para o português
Transmissão com os áudios originais
Assista aos primeiros encontros no Youtube
No tempo do sensível
A hora da democracia? (três encontros)
Conheça nossa programação completa

Acervo do Ciclo de Humanidades. Conheça e assista!

Deixe uma resposta