Curso “O século do populismo” de Pierre Rosanvallon: introdução e leitura

O Século do Populismo” (Ateliê de Humanidades Editorial, 2021) é uma análise teórica, histórica e crítica do populismo. Ele consuma uma reflexão por décadas sobre as mutações das democracias contemporâneas empreendida por Pierre Rosanvallon (Collège de France / EHESS), um dos principais pensadores da atualidade.

Como parte do nosso trabalho de publicação e recepção de Rosanvallon no Brasil, o Ateliê de Humanidades oferece um curso de introdução e leitura de “O século do populismo“, com o professor André Magnelli, editor e revisor da obra, tendo a participação de Diogo Cunha (UFPE), tradutor do livro, como convidado especial.

O curso tem três objetivos: uma introdução ao pensamento de Rosanvallon; uma leitura aprofundada e didática a “O século do populismo”; e uma propedêutica para a “Tetralogia das mutações da democracia contemporânea“, livros que estão sendo publicados pelo Ateliê de Humanidades Editorial.

INSCREVA-SE CLICANDO NO LINK ABAIXO

Curso (180,00):
https://pag.ae/7Y_9FvC63

Curso + livro “O século do populismo” (250,00):
https://pag.ae/7Y_9UnWS3

Curso + livro “O século do populismo” + livro “A contrademocracia” (335,00):
https://pag.ae/7Y_9WmxsK

Programa

Aula 1. As mutações da democracia: introdução à obra de Pierre Rosanvallon
Aula 2. A anatomia do populismo: como os populistas pensam a democracia e de onde vem sua força?
Aula 3. Os populismos na história: qual a variedade de experiências e o que elas têm em comum?
Aula 4. Uma crítica democrática aos populismos (de direita e de  esquerda)
Aula Extra. Uma propedêutica para a Tetralogia das mutações da democracia / Transmissão comentada de entrevista inédita com Pierre Rosanvallon (feita por André Magnelli)

Bibliografia básica*

ROSANVALLON, Pierre (2021) O século do populismo: história, teoria, crítica. Rio de Janeiro: Ateliê de Humanidades Editorial.
ROSANVALLON, Pierre (2022) A contrademocracia: a política na era da desconfiança. Rio de Janeiro: Ateliê de Humanidades Editorial.
ROSANVALLON, Pierre; MAGNELLI, André (2019) Em face à crise: uma entrevista com Pierre Rosanvallon. In: Uma Democracia (In)Acabada: quadros e bordas da soberania do povo com Pierre Rosanvallon. 1 ed. Rio de Janeiro: Ateliê de Humanidades, 2019, p. 167-174.
CUNHA, Diogo; Lynch, Christian (2020) Introdução à obra de Pierre Rosanvallon. In: ROSANVALLON, Pierre (2021) O século do populismo: história, teoria, crítica. Rio de Janeiro: Ateliê de Humanidades Editorial. p. 13-31.
CUNHA, Diogo; CASSIMIRO, Paulo Henrique Paschoeto (2022) O populismo como modelo de “democracia polarizada”: a teoria do populismo de Pierre Rosanvallon à luz do debate contemporâneo. Sociologiasv. 24, n. 59, p. 200–236.
MAGNELLI, André (2022) Posfácio. Nas mutações da democracia: a obra de Pierre Rosanvallon. In: A contrademocracia: a política na era da desconfiança. Rio de Janeiro: Ateliê de Humanidades Editorial, p.365-399.
MAGNELLI, André; CAMPOS, S. Lindoberg; MAIA, Felipe  (2019) Uma democracia (in)acabada: quadros e bordas da soberania do povo com Pierre Rosanvallon. Rio de Janeiro: Ateliê de Humanidades Editorial.
MAGNELLI, André (2019) À prova dos populismos. In: Uma Democracia (In)Acabada: quadros e bordas da soberania do povo com Pierre Rosanvallon. 1 ed. Rio de Janeiro: Ateliê de Humanidades, 2019, p. 228-252.

* Serão disponibilizadas bibliografias complementares.

Como assistir?

Assista às aulas ao vivo ou gravadas, a qualquer momento

Horário das aulas ao vivo

24/01, 31/01, 07/02, 14/02, 28/02 (às terças)
De 19:00 às 20:40h

Certificado

Confere certificado mediante 75% de presença nas aulas ao vivo ou comprovação de que cursou através das aulas gravadas.

Torne-se sócio do Ateliê Clube
e tenha descontos e gratuidades


Cursos livres da Academia de Livre Formação
do Ateliê de Humanidades


Catálogo do Ateliê de Humanidades Editorial


Últimos posts

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading