Democracia e verdade: uma breve história – Sophia Rosenfeld


Sinopse

Uma relação particular, e até mesmo peculiar, entre democracia e verdade tomou corpo aproximadamente há 250 anos nos dois lados do Atlântico. E essa relação particular moldou nossa vida política adentrando o século XXI. Para compreender a aparente crise na verdade dos dias atuais, é necessário lidar com essa história. O que se espera realmente deste livro é que, além de detalhar como chegamos a essa crise, inspire também uma nova e criativa reflexão sobre o rumo que poderemos tomar a partir de agora.

Capítulos: 1. O problema da verdade democrática; 2. Especialistas na condução; 3. A reação populista; 4. A democracia na era das mentiras.

Trecho do prefácio à edição brasileira

Nos três anos que se seguiram desde a publicação em inglês de Democracia e Verdade, a crise da verdade, ou o que agora é conhecida em muitas línguas como “pós-verdade”, entrou bem claramente em metástase. Hoje, na maioria das grandes democracias do mundo, dos Estados Unidos até o Brasil, a Índia e grande parte da Europa, as novas categorias de mentiras se multiplicaram, desde as prevaricações sobre as taxas de Covid até as informações falsas sobre eleições roubadas. Além disso, as novas tecnologias estão tornando mais convincentes as formas de dissimulação. Temos também mais evidências dos danos decorrentes de inverdades virais e teorias conspiratórias. A essa lista de danos, poderíamos acrescentar a desilusão com a própria democracia.

Assim, parece agora prudente perguntar de novo se a história esboçada em traços largos neste livro ainda oferece um quadro útil para pensarmos a respeito de nossa situação atual. Três anos mais tarde, tenho a sensação de que a resposta é sim. Poderia até sugerir que ela é ainda mais relevante do que eu esperava em 2019. Não podemos compreender o mundo de hoje – ou mesmo começar a considerar o que vem a seguir – sem apreender que nossa tribulação não é nem intemporal nem apenas resultado da mudança tecnológica na era da internet. É somente através de uma melhor compreensão do que se iniciou com o Esclarecimento Transatlântico na aurora da democracia moderna e do que aconteceu ao longo dos séculos XIX e XX que podemos realmente apreciar, de forma plena, quais são as fontes de nossa pós-verdade atual.

Assine o Ateliê Clube até 5 de fevereiro e, além dos benefícios de associado do Ateliê de Humanidades, receba “Democracia e verdade”, acompanhado de Pontos de Leitura sobre o livro. Acesse: Para assinar, acesse site da Catarse: https://www.catarse.me/atelie_de_humanidades


Formato: Brochura comum
Autora: Sophia Rosenfeld
Tradução: Matheus Guterres Brum e Igor Costa do Nascimento
Revisão técnica: André Magnelli
Prefácio à edição brasileira: Sophia Rosenfeld

Editora: Ateliê de Humanidades Editorial
Série: Biblioteca do Pensamento Político
Páginas: 254
Ano: 2023
ISBN: 978-65-86972-14-6
Preço: de 72,00 por 65,00 (desconto de pré-lançamento + frete grátis)



Compre em pré-lançamento
(entrega a partir de 02 de fevereiro)

ateliedehumanidades@gmail.com

Catálogo do Ateliê de Humanidades Editorial


Últimos Posts

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: