Curso Livre. Profetas e profecias na Bíblia

Apresentação

No curso “Profetas e profecias na Bíblia” será feita inicialmente uma apresentação do fenômeno da profecia no Oriente Antigo e em Israel. Em seguida, serão estudadas as figuras proféticas bíblicas (visionários, videntes, proclamadores e adivinhos), reconstituindo-se a formação da literatura profética. O curso será encerrado com uma exposição sobre como essa literatura é apropriada pelo Novo Testamento.

Professor

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em História pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro (2006) com especialização em Ciências da Religião pela Faculdade do Mosteiro de São Bento. Atua desde 2006 em instituições religiosas de ensino, e desde 2011 leciona para cursos de graduação e pós-graduação nos campos da História do Antigo Israel, Antigo Testamento e Ciências da Religião. 

Objetivos

  • entender o fenômeno da profecia no Antigo Oriente Próximo, com foco no Antigo Israel;
  • diferenciar socialmente as figuras oraculares israelitas;
  • analisar o processo de redação e editoração dos livros proféticos ou de oráculos proféticos em outras literaturas bíblicas;
  • compreender como o cristianismo neotestamentário se apropria das profecias veterotestamentárias.

Metodologia

Aulas expositiva a partir do zoom com estudos de casos a  partir da bibliografia seleta.

Quando?

quartas: 20 e 27 de janeiro / 03 e 10 de fevereiro

Que horas?

das 18 às 20-h

Onde?

Aplicativo Zoom (inscritos receberão link, ID e senha de acesso)

Carga horária

9 horas/aula

Investimento

R$ 150,00*

* 50% de desconto para estudantes de graduação e mestrado
* 50% de desconto para apoiadores padrão e premium do Ateliê de Humanidades (Premium tem direito a 1 curso gratuito por ano)

Inscreva-se agora

ateliedehumanidades@gmail.com

É apoiador com gratuidade
ou tem dúvidas?
Contate por WhatsApp

Certificação

Emissão de certificado de 8h/aula de curso livre no Ateliê de Humanidades (mínimo 3/4 de frequência)



Programa

1a sessão
O fenômeno da profecia no Oriente Antigo e em Israel

2a sessão
Figuras proféticas: visionários, videntes, proclamadores e adivinhos

3a sessão
A formação da literatura profética

4a sessão
A apropriação neotestamentária da literatura profética

Bibliografia indicativa*

BACHMANN, Mercedes L. García. Women at work in the Deuteronomistic history. International voices in biblical studies/Society of Biblical Literature:2013.v. 4.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

CARVALHO, Alexandre Galvão. Interação social, reciprocidade e profetismo no mundo antigo. Vitória da Conquista: Uesb, 2003.

CRÜZEMAN, Frank. A Torah: teologia e história social da lei do Antigo Testamento. Petrópolis: Vozes, 2001.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

KAEFER, José Ademar. A procura de Saul: uma análise de Primeiro Samuel 9 –(12)14. Horizonte, Belo Horizonte,v. 14, n. 42, p. 402-426, abr.-jun. 2016.Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n42p402. Acesso em:23dez. 2019.

LIMA, Maria de Lourdes Corrêa.Mensageiros de Deus: profetas e profecias no Antigo Israel. Editora PUC-Rio: São Paulo: Reflexão, 2012.

LINDBLOM, Johannes.Prophecy in Ancient Israel. Philadelphia: Fortress, 1973.

LIVERANI, Mario.Para além da Bíblia: história antiga de Israel. São Paulo: Paulus, 2008.

LOWERY, Richard. Os reis reformadores: culto e sociedade no Judá do Primeiro Templo. São Paulo: Paulinas, 2004.

PACHECO, Thiago da Silva. Experiências e práticas sagradas dos profetas bíblicos. Revista Oracula, ano 10, n. 15, 2014. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/oracula/article/view/5755. Acesso em: 23dez. 2019.

RÖMER, Thomas. A chamada história deuteronomista: introdução sociológica, histórica e literária. Petrópolis: Vozes, 2008.SICRE, J. L. A Justiça Social nos Profetas. São Paulo: Paulinas, 1990.

_______. Profetismo en Israel. Navarra: Verbo Divino, 1998.

SMITH, Mark. O memorial de Deus. História, memória e a experiência do divino no Antigo Israel. São Paulo: Paulus, 2006.

_______. The orignis of biblical monotheism: Israel’s polytheistic background and the Ugaritic texts. Oxford University Press:2001.

WEBER, Max. Judaïsme antique. Études de sociologie de la religion. Tome Troisième, Paris: Plon, 1970._______. Ensaios de sociologia.Rio de Janeiro: Guanabara, 1982.

_______. Economia e sociedade. Fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: UnB, 2000.v. 1.

* A bibliografia não é obrigatória, mas sim indicativa. Serão disponibilizados materiais com leituras seletas e sínteses do conteúdo lecionado.


Fios do Tempo. Profetas e profetismo no Antigo Israel – por Thiago Pacheco

Como preparativo para o curso que começa nesta quarta sobre “Profetas e profecias na Bíblia” (inscrições abertas), trazemos no Fios do Tempo um artigo do professor Thiago Pacheco sobre quem foram os profetas do Antigo Israel e quais foram os conflitos, sentidos e destinos do profetismo, antes e depois da lei mosaica. Este tema é… Continuar Lendo →

Fios do Tempo. Moisés: origens e processos de reelaboração do personagem nos textos canônicos

O Fios do Tempo publica hoje o primoroso artigo “Moisés: origens e processos de reelaboração do personagem”, escrito pelo historiador e professor Thiago Pacheco. Publicamos o texto dentro do contexto de divulgação do curso Mulheres no Antigo Testamento, lecionado por Pacheco, que se iniciará no próximo dia 07 de outubro. À primeira vista, o presente… Continuar Lendo →

Curso livre. Moisés: a figura mosaica no Antigo Testamento e na contemporaneidade

Apresentação Moisés é um dos mais influentes personagens da História das Religiões e é um traço fundamental, ao lado de Jesus, do tecido que forma a civilização judaico-cristã ocidental. Ao mesmo tempo, é uma figura de origens enigmáticas, enevoada no mistério das montanhas sagradas nas quais, ensinam as Escrituras, Deus teria se revelado a ele…. Continuar Lendo →

Curso Livre Virtual. As mulheres no Antigo Testamento

Apresentação Nos últimos anos existe um interesse crescente pela presença das mulheres na história das religiões monoteístas. Com isso, são renovados os trabalhos historiográfico e exegético em torno das narrativas bíblicas, permitindo-nos identificar uma pluralidade de mulheres com protagonismos comumente esquecidos. No Antigo Testamento, são encontradas rainhas, guerreiras e profetisas. Nota-se aí antípodas, desde a… Continuar Lendo →

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: