Ícone do site Ateliê de Humanidades

Curso Livre. “Diante de Gaia”, de Bruno Latour: introdução e leitura

Apresentação

Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no Antropoceno” (UBU/Ateliê de Humanidades Editorial, 2020) é uma obra maior da maturidade intelectual do antropólogo e filósofo Bruno Latour. Ao tratar dos desafios a serem enfrentados no Antropoceno, o livro conflui os distintos fios do pensamento em entrelace de Bruno Latour – as ciências, a política, a semiótica, a religião, a guerra/paz e a geopolítica – e dialoga com os(as) principais autores(as) e obras do nosso tempo.

O curso tem o objetivo de apresentar uma introdução ao livro, situando-o no contexto da obra e mostrando como Latour diagnostica aí as mutações de nosso tempo e busca responder aos desafios climáticos, sociais, científicos e políticos com os quais nos defrontamos.

Professor

André Magnelli
(coeditor e revisor da publicação brasileira de Diante de Gaia)

Como assistir?

Vídeos gravados
(com acessso ao professor para tirar dúvidas)

Carga horária

8 horas/aula

Investimento

De 180,00 por 90,00
(desconto de aniversário do autor:
válido até 26 de junho)

Política de descontos

Certificação

Emissão de certificado de 8h/aula de curso livre no Ateliê de Humanidades (mínimo 3/4 de frequência)

Programa

Aula 1
Introdução ao curso / Diante de Gaia, seu lugar na obra de Bruno Latour / Os fios que entelaçam o pensamento / Como a ciência deve enfrentar os negacionismos?

Aula 2
O que significa estar diante de Gaia?: tecendo os fios da ciência, da política e da semiótica para enfrentar as mutações do Antropoceno (uma leitura das conferências 1 a 4)

Aula 3
Nas origens da teologia política da Natureza: da história política da religião à recuperação do sentido do religioso e do Apocalipse

Aula 4
Que fazer? Estética, geopolítica e instituições para tempos de terrestrialização


Inscreva-se agora

ateliedehumanidades@gmail.com

É apoiador com gratuidade
ou tem dúvidas?
Contate por WhatsApp

Assista à entrevista de Bruno Latour, feita a André Magnelli,
legendada em português!



Cursos livres da Academia de Livre Formação
do Ateliê de Humanidades


Catálogo do Ateliê de Humanidades Editorial


Últimos posts

Sair da versão mobile