A sociedade das tecnociências de mercadorias – por Marcos Lacerda. Livro


A sociedade das tecnociências de mercadorias

Por: Marcos Lacerda


Apresentação

A Sociedade das Tecnociências de Mercadorias, de Marcos Lacerda, é uma introdução sistemática à obra do filósofo e sociólogo Hermínio Martins e um esforço de interpretação das sociedades tecnocientíficas de nosso tempo.

Na sequência das publicações do Cartografias da crítica e do Teoria Crítica da Colonialidade, o Ateliê de Humanidades Editorial abre o horizonte de uma teoria social feita por portugueses e com miradas em Portugal, mas com inequívoca potência universal, conectando-nos com a escola liderada por Hermínio Martins, realizada hoje por meio de seus discípulos, especialmente José Luís Garcia e os pesquisadores do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

De forma bem irônica, ele é uma oportunidade de descolonização cultural e intelectual brasileira, efetuada por um reencontro com as problemáticas históricas de nosso antigo colonizador e por uma tomada de conhecimento de uma das mais fecundas obras da intelectualidade portuguesa contemporânea.



Orelha

A introdução ao pensamento de Hermínio Martins escrita por Marcos Lacerda é um trabalho valioso a vários títulos. Elenquemos três méritos principais. O primeiro é que se trata de um esforço abrangente de compreensão da obra de uma figura das ciências sociais de língua portuguesa (e também inglesa) que deixou uma herança marcante para a teoria social, a história política contemporânea, a filosofia da ciência e os estudos sobre a tecnociência. O segundo consiste em apresentar uma reflexão dos vários âmbitos do pensamento que Hermínio Martins percorreu dando importância aos contextos histórico-sociais, às perspectivas filosóficas subjacentes e realçando as contribuições legadas. Finalmente, ao debruçar-se sobre um vulto das ciências sociais do mundo de expressão portuguesa, revela a capacidade de contrariar a tendência para a subvalorização da elaboração teórica que não consista numa mera reiteração de autores prestigiados dos países centrais e das modas intelectuais.

A Sociedade das Tecnociências de Mercadorias, título da empreitada de Marcos Lacerda, é um conceito que tem o valor de sintetizar a nova forma social apontada por Martins nos seus ensaios sobre a ciência e a tecnologia modernas e os seus desenvolvimentos contemporâneos. De acordo com a excelente súmula de Marcos Lacerda, Martins traçou as seguintes características definidoras da nova realidade social: a produção incessante de mercadorias tecnológicas, a aceleração super-exponencial, o ambiente de incerteza epistêmica, ontológica e normativa e o impulso ao micro-eugenismo mercantil. […] Toda a argúcia de Lacerda se revela quando realça que o problema principal que Martins põe é a marcha veloz para a sobreposição do ambiente técnico-científico-informacional em relação ao ambiente natural-orgânico-social.

José Luís Garcia
(Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa)


Compre através de algum de nossos distribuidores:


Informações Gerais

Formato: Capa Comum

Número de páginas: 228

ISBN: 9786580291076

Preço: 50,00


Sobre o Autor

Marcos Lacerda é Doutor em Sociologia pelo IESP/UERJ, com a tese “Discurso sociológico da modernidade” e faz pós-doutorado em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGS/Ufpel) com o projeto de pesquisa “Sociologia em tempos de mutação: Sociedade informacional, tecnociências e biopolítica”. Atua no âmbito de uma epistemologia das ciências humanas, tendo o conceito de sociedade como objeto de análise, com uma série de artigos e capítulos de livro publicados. Integra o co-laboratório Sociofilo/IFCS/UFRJ, o Ateliê Humanidades e o Núcleo Interseccionalidades do PPGS/Ufpel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: