Chegamos ao terceiro episódio de nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com atividades em podcasts/vídeos do Vila Morena: o debate de ideias em Portugal, no República de Ideias. Ele consiste em exposições e debates com Marcos Lacerda, autor do livro A sociedade das tecnociências de mercadorias: introdução à obra de Hermínio Martins e também organizador (junto com André Magnelli) de Sociologia das tecnociências contemporâneas: ensaios de teoria social portuguesa , e convidados.
Neste terceiro episódio, reconstituímos o contexto da primeira formação de Hermínio Martins em Moçambique, tratado no primeiro capítulo de A sociedade das tecnociências de mercadorias, recuperando a trajetória de três intelectuais portugueses da geração de Martins: Eugenio Lisboa, José Gil e Ruy Guerra.
Além do podcast, trazemos também um pequeno vídeo, o terceiro feito generosamente pelo próprio Marcos Lacerda, que apresenta didaticamente a fortuna crítica de Martins.
Tópicos
I. Recapitulando o episódio anterior
II. A primeira formação de Hermínio Martins: a geração do Liceu Salazar em Moçambique
III. O Império colonial português em tempos de Salazar
1. Questão a nos guiar: como se constrói o debate de ideias em Portugal no século XX? Quais são suas principais linhas de força?
2. Modernidade portuguesa, “mitologias compensatórias” e colonialidade
3. Reconectar Brasil e Portugal: retomar o fluxo de ideias entre os dois países
IV. Um panorama sobre a geração de Hermínio:
1. Eugenio Lisboa (1930- ) e suas memórias
2. José Gil (1939- ): “Portugal, medo de existir”
3. Ruy Guerra (1931- ): o Brasil da Bossa Nova, o cinema novo e Calabar
4. Portugal como corpo místico no processo descolonizador: da tese do luso-tropicalismo de Gilberto Freyre ao Fado Tropical
5. José Gil nos “Cadernos de Memórias Coloniais” de Isabela Figueiredo: as ambivalências do colono português no continente africano e a experiência dos “retornados”
V. Cenas do próximo episódio: a questão da dialética do esclarecimento à portuguesa
Escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!









b
República de Ideias. Vila morena, o debate de ideias em Portugal
Vila morena, o debate de ideias em Portugal No final de fevereiro foi publicado, pelo Ateliê de Humanidades, o livro “A sociedade das tecnociências de mercadorias”, que trata da obra do sociólogo português Hermínio Martins. Este livro foi escrito por Marcos Lacerda [PPGS/UFPEL], com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e no âmbito do Instituto de…
A sociedade das tecnociências de mercadorias – por Marcos Lacerda. Livro/e-Book
A sociedade das tecnociências de mercadorias Por: Marcos Lacerda Apresentação A Sociedade das Tecnociências de Mercadorias, de Marcos Lacerda, é uma introdução sistemática à obra do filósofo e sociólogo Hermínio Martins e um esforço de interpretação das sociedades tecnocientíficas de nosso tempo. Na sequência das publicações do Cartografias da crítica e do Teoria Crítica da…
#079 República de Ideias. Brasil e República depois de 08 de janeiro (segunda parte)
No episódio de hoje, continuamos a conversa sobre os atos golpistas da extrema direita no dia 08 de janeiro de 2023. Junto com Paulo Henrique Martins (UFPE) e Felipe Maia (UFJF) e seu anfitrião Lucas Faial Soneghet, falamos sobre a questão militar no Brasil atual. Quais fatores estruturais preparam o cenário para os atos de…
#078 República de Ideias. Brasil e República depois de 08 de janeiro
No episódio de hoje do República de Ideias, podcast do Ateliê de Humanidades, discutimos os eventos recentes da política brasileira. Com um time composto por Bia Martins, Elimar Pinheiro Nascimento, Marcos Lacerda, Alessandra Maia e seu anfitrião e mediador, Lucas Faial Soneghet, conversamos sobre a transição para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da…
#075 Lançamento de “A contrademocracia”, de Pierre Rosanvallon
Debate de lançamento de “A contrademocracia: a política na era da desconfiança”, primeiro livro da tetralogia das mutações da democracia, de Pierre Rosanvallon. Participam Felipe Maia (UFJF), Diogo Cunha (UFPE) e Alessandra Maia (PUC-RJ), com mediação de André Magnelli (Ateliê de Humanidades). Tópicos discutidos: Democracia; Política; Pierre Rosanvallon Escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.…
#077 Lançamento de “Teoria sociológica contemporânea: autores e perspectivas”
No episódio de hoje trazemos o lançamento do livro “Teoria sociológica contemporânea: autores e perspectivas”, organizado por Carlos Eduardo Sell e Carlos Benedito Martins (Vozes, 2022). A live de lançamento foi organizada pelo Ateliê de Humanidades em parceria com a Editora Vozes. e contou com as presenças de Carlos Eduardo Sell (UFSC), Paulo Henrique Martins…
#076 Memórias e horizontes do ensino prisional – com Marcus Tadeu Daniel Ribeiro
No episódio de hoje do República de Ideias, trazemos a conversa virtual realizada no dia, 13 de outubro, sobre o livro “A propósito do labirinto: memórias do ofício de um professor de filosofia na prisão”, de Marcus Tadeu Daniel Ribeiro. Em diálogo com o autor, teremos as presenças de Fernanda dos Reis Lopes e Edson…
#074 La revuelta de los animales políticos – com Rodrigo Cordero
No episódio de hoje, o República de Ideias traz para você a fala de Rodrigo Cordero no evento “La revuelta de los animales políticos”, realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ no dia 06 de setembro de 2022, como parte das atividades de lançamento do livro “Crise e crítica: sobre as frágeis…
Live do República de Ideias. Conversa sobre as eleições presidenciais 2022: segunda rodada
Nesta terça-feira, às 19h, teremos a segunda rodada de nossa conversa sobre as eleições presidenciais de 2022 no nosso podcast República de Ideias! Ela terá desta vez um time composto por Bia Martins, Itamar Lages, Nelson Lellis e André Magnelli. Falaremos sobre os desobramentos desta reta final do segundo turno, focando sobre três temas: a…
#069 Criticar, resistir, governar – Ciclo de Humanidades com Diogo Cunha, Alessandra Maia e Felipe Maia
Nesse episódio, trazemos o segundo encontro do Ciclo de Humanidades 2022, intitulado “Criticar, resistir, governar: refazer a política na Era da Desconfiança”, com participação de Diogo Cunha (UFPE, tradutor de Pierre Rosanvallon pelo Ateliê de Humanidades Editorial), Alessandra Maia (PUC-RJ) e Felipe Maia (UFJF). Nele pudemos conversar sobre um tema do livro “A contrademocracia: a…
Deixe uma resposta