Podcast. Vila Morena (III) “Oh, musa de meu fado, oh, minha mãe gentil!”: conexões de uma geração entre Moçambique, Portugal e Brasil

Chegamos ao terceiro episódio de nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com atividades em podcasts/vídeos do Vila Morena: o debate de ideias em Portugal, no República de Ideias. Ele consiste em exposições e debates com Marcos Lacerda, autor do livro A sociedade das tecnociências de mercadorias: introdução à obra de Hermínio Martins e também organizador (junto com André Magnelli) de Sociologia das tecnociências contemporâneas: ensaios de teoria social portuguesa , e convidados.

Neste terceiro episódio, reconstituímos o contexto da primeira formação de Hermínio Martins em Moçambique, tratado no primeiro capítulo de A sociedade das tecnociências de mercadorias, recuperando a trajetória de três intelectuais portugueses da geração de Martins: Eugenio Lisboa, José Gil e Ruy Guerra.

Além do podcast, trazemos também um pequeno vídeo, o terceiro feito generosamente pelo próprio Marcos Lacerda, que apresenta didaticamente a fortuna crítica de Martins.

Tópicos

I. Recapitulando o episódio anterior

II. A primeira formação de Hermínio Martins: a geração do Liceu Salazar em Moçambique

III. O Império colonial português em tempos de Salazar
1. Questão a nos guiar: como se constrói o debate de ideias em Portugal no século XX? Quais são suas principais linhas de força?
2. Modernidade portuguesa, “mitologias compensatórias” e colonialidade
3. Reconectar Brasil e Portugal: retomar o fluxo de ideias entre os dois países

IV. Um panorama sobre a geração de Hermínio:
1. Eugenio Lisboa (1930- ) e suas memórias
2. José Gil (1939- ): “Portugal, medo de existir”
3. Ruy Guerra (1931- ): o Brasil da Bossa Nova, o cinema novo e Calabar
4. Portugal como corpo místico no processo descolonizador: da tese do luso-tropicalismo de Gilberto Freyre ao Fado Tropical
5. José Gil nos “Cadernos de Memórias Coloniais” de Isabela Figueiredo: as ambivalências do colono português no continente africano e a experiência dos “retornados”

V. Cenas do próximo episódio: a questão da dialética do esclarecimento à portuguesa


Escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!






b

República de Ideias. Vila morena, o debate de ideias em Portugal

Vila morena, o debate de ideias em Portugal No final de fevereiro foi publicado, pelo Ateliê de Humanidades, o livro “A sociedade das tecnociências de mercadorias”, que trata da obra do sociólogo português Hermínio Martins. Este livro foi escrito por Marcos Lacerda [PPGS/UFPEL], com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e no âmbito do Instituto de…

A sociedade das tecnociências de mercadorias – por Marcos Lacerda. Livro/e-Book

A sociedade das tecnociências de mercadorias Por: Marcos Lacerda Apresentação A Sociedade das Tecnociências de Mercadorias, de Marcos Lacerda, é uma introdução sistemática à obra do filósofo e sociólogo Hermínio Martins e um esforço de interpretação das sociedades tecnocientíficas de nosso tempo. Na sequência das publicações do Cartografias da crítica e do Teoria Crítica da…

#110 Metamorfoses da Sociologia. Deslocamento, mulheres intelectuais e conhecimento global , com Aurea Mota #009

No nono episódio da série Metamorfoses da Sociologia, no podcast República de Ideias, conversamos com Aurea Mota (Universitat Oberta de Catalunya) sobre seu artigo “Displacement, women intellectuals and entangled knowledge in the making of global modernity”, publicado no European Journal of Social Theory. Lucas Faial Soneghet, Raquel Weiss e Felipe Maia participam do debate. Aurea…

#109 República de Ideias. Conversas de Ateliê #017. O que podemos aprender com o (neo)barroco? (23 de outubro de 2023)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Pablo González Velasco, Cristián Jimenez, Paulo Henrique Martins e Lucas Faial Soneghet. No primeiro bloco conversamos sobre a questão: o que podemos aprender com o (neo)barroco? Com o convidado especial Pablo González Velasco, conversamos sobre a ideia do neobarroco como paradigma interpretativo iberoamericano. O que um…

#108 Metamorfoses da Sociologia. A vocação das Ciências Sociais ante um mundo em desrazão, com Thiago Panica Pontes #008

No oitavo episódio da série Metamorfoses da Sociologia, no podcast República de Ideias, conversamos com Thiago Panica Pontes (UFPB) sobre seu texto “A vocação das Ciências Sociais ante um mundo em desrazão”, apresentado na mesa redonda “A Sociologia diante das crises: metamorfoses e reflexividade” da SBS 2023. Lucas Faial Soneghet, Frédéric Vandenberghe e Felipe Maia…

#107 República de Ideias. Conversas de Ateliê #016. O que há de novo nos estudos da religião? (09 de outubro de 2023)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Nelson Lellis, André Magnelli e Lucas Faial Soneghet. No primeiro bloco, exclusivo para sócio-apoiadores, conversamos sobre a questão: o que há de novo nos estudos da religião? Com o convidado especial Nelson Lellis, falamos sobre tópicos contemporâneos na Sociologia e Antropologia da Religião, incluindo o protestantismo…

#106 República de Ideias. Conversas de Ateliê #015. Julian Assange, segredos de Estado e liberdade de imprensa (25 de setembro de 2023)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Thiago Pacheco, André Magnelli, Lucas Faial Soneghet, Bia Martins e Cristián Jiménez. No primeiro bloco, conversamos sobre o caso de Julian Assange, jornalista preso na Inglaterra e sob perseguição do governo dos Estados Unidos. Thiago Pacheco, pesquisador da espionagem e inteligência, se junta a mesa para…

#105 República de Ideias. Conversas de Ateliê #014. Outras finanças públicas – Financiamento solidário e Moedas sociais (11 de setembro de 2023)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Jeová Torres, Ariádne Rigo, André Magnelli, Lucas Faial Soneghet, Bia Martins e Cristián Jimenez. No primeiro bloco, aberto ao público, conversamos com Jeová e Ariádne, pesquisadores das economias solidárias, sobre finanças alternativas e moedas sociais. Continuando o papo do episódio 12, falamos de formas de financiamento,…

#104 Metamorfoses da Sociologia. Três lugares para a crise de legitimidade da ciência, com Renan Springer de Freitas #007

No sétimo episódio da série Metamorfoses da Sociologia, no podcast República de Ideias, conversamos com Renan Springer de Freitas (UFMG) sobre seu artigo “Três lugares para a crise de legitimidade da ciência”, publicado em 2021 na revista Tempo Social. Lucas Faial Soneghet, André Magnelli e Felipe Maia participam do debate, conversando sobre as condições para…

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: