Há mais culturas entre franceses e alemães do que pode crer nossa tradição intelectual.
Neste espírito de difusão de novos autores, pensamentos e culturais intelectuais, começamos nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com nossas atividades em podcasts/vídeos do Vila Morena: o debate de ideias em Portugal, no República de Ideias. Ela consistirá em exposições e debates com Marcos Lacerda, autor do livro Sociedade das tecnociências de mercadorias: introdução à obra de Hermínio Martins, e convidados.
O objetivo é ambientar o ouvinte com o debate de ideias em Portugal, trazendo temas como: o colonialismo português e europeu; a relação entre Portugal e o Ocidente europeu; o mundo luso-brasileiro e ibérico; a trama complexa que envolve figuras de porte na vida cultural portuguesa como Eduardo Lourenço, António Sérgio, Agostinho da Silva e o próprio Hermínio Martins.
Neste primeiro episódio damos algumas pitadas da obra do sociólogo e filósofo português Hermínio Martins, falando quem ele é e quais são as facetas de sua obra: a filosofia da ciências, a sociologia de Portugal e a filosofia e sociologia das tecnociências. Além da pitada de entrada, terminamos, como sempre ocorrerá, com um tempero musical, Lisboa que amanhece, que nos traz para um universo musical e cultural de nosso debate de ideias.
Além do podcast, trazemos também um pequeno vídeo que apresenta Hermínio Martins, feito generosamente pelo próprio autor, Marcos Lacerda.
Desejamos uma excelente escuta!
Escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!









b
República de Ideias. Vila morena, o debate de ideias em Portugal
Vila morena, o debate de ideias em Portugal No final de fevereiro foi publicado, pelo Ateliê de Humanidades, o livro “A sociedade das tecnociências de mercadorias”, que trata da obra do sociólogo português Hermínio Martins. Este livro foi escrito por Marcos Lacerda [PPGS/UFPEL], com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e no âmbito do Instituto de…
A sociedade das tecnociências de mercadorias – por Marcos Lacerda. Livro/e-Book
A sociedade das tecnociências de mercadorias Por: Marcos Lacerda Apresentação A Sociedade das Tecnociências de Mercadorias, de Marcos Lacerda, é uma introdução sistemática à obra do filósofo e sociólogo Hermínio Martins e um esforço de interpretação das sociedades tecnocientíficas de nosso tempo. Na sequência das publicações do Cartografias da crítica e do Teoria Crítica da…
#058 Podcast. Vila Morena (VI): Entre tempos descontínuos e milenares
Chegamos ao sexto episódio de nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com atividades em podcasts/vídeos do “Vila Morena: o debate de ideias em Portugal”, no República de Ideias. Ele consiste em exposições e debates com Marcos Lacerda, autor do livro A sociedade das tecnociências de mercadorias: introdução à obra de Hermínio Martins e também organizador (junto…
Podcast. Vila Morena (V) Que a razão nos tire deste reino cadaveroso
Chegamos ao quinto episódio de nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com atividades em podcasts/vídeos do Vila Morena: o debate de ideias em Portugal, no República de Ideias. Ele consiste em exposições e debates com Marcos Lacerda, autor do livro A sociedade das tecnociências de mercadorias: introdução à obra de Hermínio Martins e também organizador (junto…
Podcast. Vila Morena (IV) As mitopoéticas de um imenso Portugal
Chegamos ao quarto episódio de nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com atividades em podcasts/vídeos do Vila Morena: o debate de ideias em Portugal, no República de Ideias. Ele consiste em exposições e debates com Marcos Lacerda, autor do livro A sociedade das tecnociências de mercadorias: introdução à obra de Hermínio Martins e também organizador…
Podcast. Vila Morena (III) “Oh, musa de meu fado, oh, minha mãe gentil!”: conexões de uma geração entre Moçambique, Portugal e Brasil
Chegamos ao terceiro episódio de nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com atividades em podcasts/vídeos do Vila Morena: o debate de ideias em Portugal, no República de Ideias. Ele consiste em exposições e debates com Marcos Lacerda, autor do livro A sociedade das tecnociências de mercadorias: introdução à obra de Hermínio Martins e também organizador…
Sociologia das tecnociências contemporâneas – por Marcos Lacerda & André Magnelli. Livro & e-Book
Sociologia das tecnociências contemporâneas:ensaios de teoria social portuguesa organizado por Marcos Lacerda & André Magnelli Apresentação O presente livro é um apanhado significativo do que de melhor tem sido feito em Portugal a respeito da sociologia do tempo presente, através da visada de um dos mais estimulantes sociólogos portugueses: o investigador e professor do Instituto…
Podcast. Vila Morena (2): Uma obra de fortuna e um fado de loucura
Há mais culturas entre franceses e alemães do que pode crer nossa tradição intelectual. Neste espírito de difusão de novos autores, pensamentos e culturais intelectuais, começamos nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com nossas atividades em podcasts/vídeos do Vila Morena: o debate de ideias em Portugal, no República de Ideias. Ela consistirá em exposições…
Lançamento do dossiê “Kant e as escolas kantianas: comemoração aos 100 anos da Filosofia das Formas Simbólicas, de Ernst Cassirer” da Revista Studia Kantiana
Próximo dia 15 de junho, quinta-feira, às 19h, teremos o Lançamento do dossiê “Kant e as escolas kantianas: comemoração aos 100 anos da Filosofia das Formas Simbólicas, de Ernst Cassirer” da Revista Studia Kantiana (volume 20, número 2, agosto de 2022), em parceria com o GT da Anpof “Neokantismo e Filosofia da Cultura”, coordenado por…
Lembrando a turnê de Jean-Louis Laville no Brasil: uma retrospectiva!
A turnê de lançamentos com Jean-Louis Laville no Brasil foi um sucesso de público e vendas, tendo sido esgotada a primeira tiragem dos dois livros. Vamos relembrar? Entre 21 de abril e 03 de maio, Laville esteve no Nordeste para lançar seus dois livros pelo Ateliê de Humanidades Editorial: “A fábrica da emancipação: repensar a…
Seminários do Ateliê – VII encontro. Uma visada etnológica sobre os regimes de historicidade
Está disponível o sétimo encontro do Seminários do Ateliê “Na carne do social: recompor o bem comum”. No sexto encontro, discorremos sobre a interpretação fenomenológica do dom realizada por Claude Lefort em “A troca e a luta entre os homens” (1951), mostrando como ele se opôs à interpretação estruturalista de Lévi-Strauss. Avançamos agora, no sétimo…
Pontos de Leitura “A fábrica da emancipação”(exclusivo para os sócios-leitores do Ateliê Clube)
Este Ponto de Leitura trata do livro “A fábrica da emancipação: repensar a crítica do capitalismo a partir das experiências democráticas, ecológicas e solidárias”, livro de maio do Ateliê Clube. Neste vídeo, André Magnelli, editor, tradutor e prefaciador do livro, faz uma apresentação de quem é Jean-Louis Laville, realiza um pequeno panorama nas teses do…
Curso “Autoria em rede” – com professora Bia Martins
No limiar da era da inteligência artificial, ainda podemos falar em autoria? Sim, podemos, mas para isso precisamos percorrer a sua história. Ao apresentar as diferentes configurações de autoria, buscamos compreender mais adequadamente os desafios atuais com o surgimento dos produções colaborativas em rede no meio digital e com a participação no processo autoral da…
Seminários do Ateliê – VI encontro. O dom e as trocas: do estruturalismo à fenomenologia
Está disponível o sexto encontro do Seminários do Ateliê “Na carne do social: recompor o bem comum”. Neste encontro, recapitulamos a interpretação estruturalista do dom, feita por Lévi-Strauss, e contrastamos com a abordagem fenomenológica proposta por Claude Lefort em “A troca e a luta entre os homens”, de 1951. Após uma breve definição do que…
#093 República de Ideias. Conversas de Ateliê #007. Conversa com Comba Marques Porto (05 de junho de 2023)
Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Lucas Faial Soneghet, Bia Martins, Michele Guerreiro e André Magnelli. Trazemos aqui um episódio diferente, com dois blocos e aberto ao público. No primeiro bloco, conversamos com Comba Marques Porto, participante do “lobby do batom”, grupo de mulheres ativistas que levaram pautas do movimento feminista para…
Pontos de Leitura. O cadinho de uma teoria crítica impura – por André Magnelli
Hoje, no Fios do Tempo, publicamos o prefácio ao livro “A fábrica da emancipação”, de Jean-Louis Laville e Bruno Frère. Neste “O cadinho de uma teoria crítica impura”, apresento, como tradutor e editor da obra, a proposta de renovação da teoria crítica nela elaborada. Desejo, como sempre, uma excelente leitura. Estamos por aí para dialogar…
Deixe uma resposta