No dia 28 de julho, às 18h, teremos no Ateliê de Humanidades uma roda de conversa sobre o livro “Contornos humanos: primitivos, rústicos e civilizados em Antonio Candido”, com a presença da autora Anita Martins Rodrigues de Moraes, comentários de Alfredo Cesar Melo (UNICAMP) e Marcos Natali (USP) e mediação de André Magnelli.
Quando?
28 de julho, às 18:00
Onde?
Canal do Ateliê de Humanidades
Participantes
Sobre o livro
Este livro analisa aspectos da obra de Antonio Candido, talvez o mais consagrado e importante estudioso da cultura brasileira da segunda metade do século XX. O foco da autora está no estudo da ideia de humanização, central no pensamento candidiano. Trata-se de atentar para os tipos humanos — o “primitivo”, o “rústico”, o “civilizado” — que surgem, em textos do autor, associados a certas funções que a literatura deveria desempenhar. Nesse sentido, a autora visa discutir o arcabouço teórico etapista de Antonio Candido, atentando especialmente para a ideia de que o homem se faz propriamente humano à medida que se afasta da natureza. Ao analisar os textos de Antonio Candido, Anita Moraes coloca à mostra certas dissonâncias entre a cosmovisão do crítico e as de outros autores por ela debatidos, como Luiz Costa Lima e Ruy Duarte de Carvalho.
Saiba mais em:
- Site da Editora: https://www.cepe.com.br/lojacepe/contornos-humanos-primitivos-rusticos-e-civilizados-em-antonio-candido.
- Comentários de Luiz Costa Lima (com orelha, prefácio e apresentação ao livro): https://ateliedehumanidades.com/2023/05/08/pontos-de-leitura-o-inesperado-de-luiz-costa-lima/
Quem é Anita Martins Rodrigues de Moraes
Anita Moraes possui doutorado em Teoria da Literatura (2007; bolsa FAPESP) pelo programa de pós-graduação em Teoria e História Literária da UNICAMP. Desenvolveu seu pós-doutorado na Universidade de São Paulo na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (2008-2011; bolsa FAPESP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Desde 2012 é professora de Teoria da Literatura junto ao Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Infanto-Juvenil (LIJ) e o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos da Literatura da mesma universidade. De suas publicações, além de “Contornos humanos”, destacam-se: “Para além das palavras: representação e realidade em Antonio Candido” (Editora da Unesp, 2015) e “O inconsciente teórico: investigando estratégias interpretativas de Terra Sonâmbula, de Mia Couto” (Editora Annablume/ FAPESP, 2009). Publicou também a antologia “O Brasil na poesia africana de língua portuguesa” (Editora Kapulana, 2019), organizada em parceria com a professora Vima Lia Martin (USP).
Torne-se sócio-apoiador do Ateliê Clube
Deixe uma resposta