É com muita alegria que divulgamos nossa mesa-redonda “A sociologia diante das crises: metamorfoses e reflexividade”, a ocorrer no dia 14/07/2023 no 21º Congresso Brasileiro de Sociologia em Belém-PA. A mesa acontecerá na sexta-feira, dia 14, das 09h30 às 11h, no Edifício Mirante do Rio, 3º andar, sala 316. Abaixo você encontra a descrição da mesa:
Integrantes: Felipe Maia (UFJF), Daniela Vieira dos Santos (UEL), Thiago Panica Pontes (UFPB), Lucas Faial Soneghet (UFPE), Marcos Aurélio Lacerda da Silva (UFPEL)
Em momentos de crises a sociologia torna-se reflexiva, como já anunciava Alvin Gouldner (1971). Esse trabalho assume a forma de movimentos intelectuais que condensam o diagnóstico de problemas, tanto no aspecto teórico – epistêmico, quanto no dos próprios processos sociais circundantes. O anúncio da crise funciona como um chamado a rever as práticas, conceitos e teorias ou mesmo a identidade da disciplina. A princípio, tudo se pode discutir, como se observa em publicações recentes sobre a possível crise na sociologia, tais como o estatuto de sua herança “clássica” (Susen; Turner, 2021), o caráter multi paradigmático do conhecimento sociológico ou sua possível fragmentação (Lahire, 2022), o lugar da “crítica” e do trabalho científico (Heinich, 2020), ou a capacidade de apreensão do presente (Vandenberghe; Caillé, 2021).
A mesa oferece uma reflexão sobre alguns dos caminhos deste debate na teoria sociológica contemporânea. Tomando por referência a relação entre as metamorfoses da disciplina e o conceito de “crise”, a mesa indaga:que possibilidades de reconfiguração da sociologia estão em curso? Que estratégias se pode desenvolver, a partir do contexto brasileiro para ampliar as capacidades cognitivas e críticas a respeito das crises em curso? Como compatibilizar pressupostos normativos, racionalidade científica, e pluralidade paradigmática? Como a sociologia pode contribuir para a autocompreensão do momento presente, sem se diluir ela mesma nas crises sobre as quais se debruça?
Aproveitamos para divulgar a participação de nossos membros em outras sessões do evento:
Felipe Maia (UFJF) – Sessão 3 do CP Teoria Sociológica, dia 14, das 16h às 18h.
Lucas Faial Soneghet (UFPE) – Sessão 2 do CP Sociologia da Saúde, dia 14, das 16h às 18h.
Deixe uma resposta