#064 República de ideias – Ressonâncias e convivialidades: um debate com Alain Caillé e Hartmut Rosa

Hoje temos um episódio especial no República de Ideias! Você ouve o “Seminário Internacional. Ressonâncias e convivialidades”, organizado pelo Ateliê de Humanidades em parceria com o Centro de Estudos Avançados da Universidade Federal de Permanbuco (CEA-UFPE).

O Seminário contou com a presença de Hartmut Rosa e Alain Caillé. Os dois conversaram com André Magnelli, Paulo Henrique Martins, Genauto França e Arthur Bueno sobre a teoria da ressonância de Rosa, o paradigma antiutilitarista da dádiva, do qual Caillé é um dos grandes representantes, e o movimento convivialista. Como a noção de ressonância dialoga com o convivialismo? A dádiva e a ressonância conversam ou, melhor dizendo, ressoam?

A tradução simultânea foi feita por Maria Eduarda Silva e Arina Alba, tendo apoio da Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pernambuco (DRI-UFPE). Agrademos ao DRI-UFPE pelo apoio na tradução, em especial a seu gestor Madson Góis Diniz, e ao CEA-UFPE pela parceria, em especial à sua diretora Maria de Jesus Leite.

Tópicos discutidos:

Ressonância; Modernidade; Dádiva e antiutilitarismo; Convivialismo; Bem-viver; Educação.

Para mais informações sobre o Seminário: https://ateliedehumanidades.com/2021/05/28/live-ressonancias-e-convivialidades/

Para assistir o vídeo com áudios originais, siga para o canal do Ateliê de Humanidades: https://youtu.be/Ma4zkVX8SIg

Desejamos uma boa escuta!



Escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!



Apoie o Ateliê de Humanidades

Assim você colabora para a manutenção e o crescimento de uma instituição de livre estudo e pesquisa que tem por missão renovar as humanidades pelo artesanato intelectual, mediar encontros entre intelectuais, líderes, organizações e cidadãos e promover o debate público esclarecido e a cultura democrática.


Outros episódios do República de Ideias


Últimos Posts

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: