#147 República de Ideias. Conversas de Ateliê #045. O que o DeepSeek diz sobre o futuro da inteligência artificial? (03 de março de 2025)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê!

Na mesa temos Leopoldo Lusquino Filho, Bia Martins, André Magnelli e Lucas Faial Soneghet. A Deepseek inc. foi fundada em 2023 na China, mas virou assunto nos últimos meses por se diferenciar dos demais modelos. Com custo menor, transparência e capacidades únicas, o DeepSeek impactou o mercado de investimento em datificação e IAs, além de colocar em questão o atual funcionamento de empresas como a OpenAI, responsável pelo conhecido ChatGPT. A DeepSeek publica seus métodos e disponibiliza seus modelos para pesquisadores, possibilitando sua replicação em menor escala em diversos lugares do mundo. Além disso, seus modelos parecem ser capazes de gerar respostas e resolver problemas complexos, com um processo parecido com o raciocínio humano que envolve um diálogo interno próprio. Isso tudo utilizando um hardware considerado ultrapassado em relação aos seus competidores em países europeus e anglo-saxões.

Conversamos sobre a DeepSeek, mas também sobre o cenário atual das inteligências artificiais. No Brasil, temos avançado na pesquisa em IAs sustentáveis e em tecnologias de detecção de conteúdos produzidos por IA. Todavia, estamos longe de algo parecido com soberania digital. Em contraste, pode-se pensar na China, país no qual o DeepSeek foi desenvolvido, onde há investimento pesado e contínuo na criação de novas tecnologias e técnicas em inteligência artificial. A complexificação das IAs coloca questões políticas e éticas: como lidar com os vieses muitas vezes imprevisíveis dessas tecnologias? Como abrir as “caixas-pretas” dos processos automatizados que parecem estar além dos limites da agência e do conhecimento humano?

Temas: Inteligência artificial; Tecnologia; Soberania digital; DeepSeek

Vamos conversar?

No Youtube: https://youtu.be/SXOE8X1n4yA

No Spotify: https://open.spotify.com/episode/0SigaRwkgZRHAB44BJmH3C?si=f7a7f9abec174bec

Torne-se sócio-apoiador do Ateliê Clube!

Clique no link para apoiar o Ateliê de Humanidades nos regimes Padrão, Premium e Sócio-leitor e receba quinzenalmente uma conversa com um dedo de prosa, um tanto de inteligência e um bocado de questões do momento. Você encontra as opções de apoio na página inicial do site, clicando em “Torne-se Sócio-Apoiador Aqui”: https://ateliedehumanidades.com/

O que é o Conversas de Ateliê?

O Conversas de Ateliê, o novo programa do República de Ideias, podcast do Ateliê de Humanidades, faz o encontro dos nossos colaboradores com todos os que nos apoiam. Em cada episódio, temos uma conversa sobre um tema emergente do momento e uma questão de interesse geral, alternando nossas perspectivas em um diálogo intelectual, agradável e acessível. Mais informações: https://ateliedehumanidades.com/2023/03/08/conversas-de-atelie-um-programa-do-republica-de-ideias/

Ou faça um pix e nos fortaleça!

chave: direcao.ateliedehumanidades@gmail.com

No Spotify

No Youtube


Ou escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!


Assista a todos os episódios do Conversas de Ateliê!


Outros episódios do República de Ideias


Catálogo do Ateliê de Humanidades Editorial


Últimos posts

Deixe uma resposta

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading