#063 República de ideias – Um diálogo entre a teoria dos sistemas e a teoria pós-colonial – com Roberto Dutra, Marcos Lacerda, Lucas Soneghet e André Magnelli

Nesse episódio conversamos com Roberto Dutra sobre seu artigo “Por uma sociologia sistêmica pós-colonial das diferenças no interior da sociedade mundial moderna”. Para essa conversa sobre teoria dos sistemas e estudos pós-coloniais, seu anfitrião, Lucas Faial Soneghet, é acompanhado por Marcos Lacerda e André Magnelli. Há um diálogo possível entre Niklas Luhmann e Walter Mignolo? Como incorporar a diferença colonial em uma teoria da diferenciação dos sistemas? Qual é a relação entre o/a observador/a e o conhecimento que produz e a sociedade que observa? Questões como estas e outras são discutidas nesse episódio. Boa escuta!

Tópicos discutidos:

Teoria dos sistemas; Niklas Luhmann; Teoria pós-colonial; Walter Mignolo; Diferença; Conhecimento e política.

Desejamos uma boa escuta!



Escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!


Apoie o Ateliê de Humanidades

Assim você colabora para a manutenção e o crescimento de uma instituição de livre estudo e pesquisa que tem por missão renovar as humanidades pelo artesanato intelectual, mediar encontros entre intelectuais, líderes, organizações e cidadãos e promover o debate público esclarecido e a cultura democrática.


Outros episódios do República de Ideias


Últimos Posts

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: