Convivi-ações: construindo o convivialismo juntos realiza debates na forma de artigos, ensaios, vídeos, podcasts, lives e eventos.

O objetivo é proporcionar um espaço de aprimoramento teórico do convivialismo e de troca de experiências práticas, buscando criar, recepcionar, difundir, traduzir e ressoar iniciativas convivialistas por todo o Brasil, América Latina e mundo.

Assista ou leia abaixo todas as nossas conviviações. E acompanhe nossas atividades no calendário!

Calendário do Convivialismo

03
092021
O convivialismo e as políticas públicas: potencialidades e desafiosNesta sexta-feira (03 de setembro), das 8:30 às 10:30h, teremos a mesa O convivialismo e as políticas públicas: potencialidades e desafios do IV Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) (realizado entre 01 e 03 de setembro), com coordenação de Genauto Carvalho de França Filho e a participação de Rosana Bullosa, Paulo Henrique Martins, Elias Sampaio e André Magnelli.
10:30hAteliê de Humanidades
02
092021
Entre lutos e memórias: práticas de cuidado na pandemiaComo parte das atividades do grupo de suporte e reflexão Cuidado Coletivo, vamos conversar sobre as práticas de cuidado constituídas em redes de apoio a enlutados e órfãos da pandemia. Será no próximo dia 02 de setembro, quinta-feira, às 20:00h, um Conviviações com o tema “Entre lutos e memórias: práticas de cuidado na pandemia”, tendo a participação de Danilo Cesar e Elisiana Trilha.
20hAteliê de Humanidades
19
072021
Conviver e cuidar entre a vida e a morte – com Osmair Camargo e Fernando NevesPara o lançamento do grupo de suporte e reflexão Cuidado Coletivo, faremos no próximo dia 19 de julho, segunda-feira, às 20:30h, um Conviviações com o tema “Conviver e cuidar entre a vida e a morte: diálogo na frente do combate”, tendo a participação de Osmair Camargo (sepultador e filósofo) e Fernando Neves (médico intensivista).
20hAteliê de Humanidades
08
062021
Ressonâncias e convivialidades – com Hartmut Rosa e Alain CailléOrganizado pela instituição independente de estudo e pesquisa Ateliê de Humanidades e pelo Centro de Estudos Avançados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o evento conta com a parceira, no Brasil, da Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e, no exterior, conta com o apoio do M.A.U.S.S., do Movimento Internacional Convivialista, do Max-Weber-Kolleg da Universidade de Erfurt, da Jena Universität e da Goethe Universität Frankfurt am Main.
17-19hAteliê de Humanidades
13
042021
Por tecnologias convivialistasCom mediação de Bia Martins (jornalista e pesquisadora), teremos uma mesa-redonda com a participação de Ká Menezes (idealizadora do Crianças Hackers e do Programa “Nós, não estamos Sós”) e Leonardo Foletto (Jornalista/baixacultura.org) para pensar a possibilidade de novas tecnologias digitais.
17-19hAteliê de Humanidades
https://youtu.be/IUD3a8rhJGo
06
042021
Construir uma cidade convivial com e para as mulheresTeremos o encontro do Conviviações sobre o tema “Construir uma cidade convivial com e para as mulheres”. Com mediação de Bia Martins (jornalista e pesquisadora), teremos uma mesa-redonda com a participação de Odja Barros (pastora batista, teóloga feminista e coordenadora do Grupo Flor de Manacá) e Rita Gonçalo (ETTERN, IPPUR/UFRJ).
18-20hAteliê de Humanidades
https://bit.ly/CDSUNB
09
022021
Trajetória e propostas do convivialismoSerá uma conversa sobre a trajetória do convivialismo e as propostas com a mediação de Elimar Pinheiro do Nascimento e a presença, como debatedores, de Michele Guerreiro e Frédéric Vandenberghe.
04
022021
O convivialismo e a produção do comumSerá uma conversa sobre a relação do convivialismo com a produção do comum. Com organização e mediação de Beatriz Martins, teremos uma conversa com Georgia Nicolau, co-fundadora e diretora do Instituto Procomum, e Miguel Said (UFABC), pesquisador que investiga as relações entre conhecimento, tecnologia e colaboração, com atenção especial aos bens comuns.
17-19hAteliê de humanidades
https://youtu.be/0cYtGmAHSrk
14
012021
Crise civilizacional: o convivialismo tem algo a dizer?As primeiras Conviviações sobre o convivialismo começam com evento realizado pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da UNB, no dia 14 de janeiro (quinta-feira), com Elimar Pinheiro do Nascimento, André Magnelli, Cristovam Buarque e Alfredo Pena-Vega.
10
122020
Seminário sobre convivialismo (UNICAMP)Aula de Paulo Henrique Martins e André Magnelli sobre convivialismo como alternativa sistêmica, em disciplina lecionada pelos prof. Paulo Sérgio Fracalanza e Rosana Icassatti Corazza, realizada pelos Instituto de Economia e do Instituto de Geociências (Unicamp).
16-18hYoutube
09
122020
Quilombolas como convivialismo vivido?Conversaremos com e sobre o universo quilombola no Brasil. Como o movimento quilombola pensa o convivialismo? Serão os quilombolas uma forma de convivialidade na prática? Expositores: Antonio Crioulo (CONAQ), Negro Bispo (pensador quilombola), Sandra Maria (advogada quilombola), mediação de Itamar Lages.
11-13hZoom/Youtube/Facebook
02
122020
Convivialismo como teoria e práticaComeçamos as conversar de nosso Conviviações: construindo o convivialismo juntos com uma mesa-redonda com presença de Marc Humbert, Michelle Guereiro e convidados.
11-13hZoom/Youtube/Facebook
25
112020
Lançamento do Segundo Manifesto ConvivialistaO Segundo Manifesto Convivialista será lançado com participação de Alain Caillé, Jaime Rios Burga, Frédéric Vandenberghe, Paulo Henrique Martins e Tereza Estarque, com apresentação e mediação de André Magnelli.
11-13hZoom/Youtube/Facebook

Posts mais recentes

Fios do Tempo. Da presença invisível que flui sob as rochas do social: amor como experiência, crítica e excedência – por André Magnelli
Sociologia do amor
Fios do Tempo/Conviviações. Mediações para o convivial
Sociologia relacional
Evento. Mesa – O convivialismo e as políticas públicas: potencialidades e desafios
Conviviações. Entre lutos e memórias: práticas de cuidado na pandemia
O século do populismo: teoria, história, crítica
Fios do Tempo. Cuidado coletivo: compartilhar a vida, reconstruir o conviver – Natasha Helsinger
Conviviações. Conviver e cuidar entre a vida e a morte – com Osmair Camargo e Fernando Neves
Séminaire international. Résonances et convivialités – avec Hartmut Rosa and Alain Caillé
International Seminar. Resonances and convivialities – with Hartmut Rosa and Alain Caillé
Seminário Internacional. Ressonâncias e convivialidades – com Hartmut Rosa e Alain Caillé
1st Congress of the International Network of Sociology of Sensibilities (RedISS) / Grupo de Trabalho 14: Dádiva, sensibilidades e emoções
República de Ideias. #052. Construir uma cidade convivial com e para as mulheres
Conviviações. Por tecnologias convivialistas – com Ká Menezes e Leonardo Foletto
Conviviações. Construir uma cidade convivial com e para as mulheres – com Rita Gonçalo e Odja Barros
Convivialismo. Debate sobre convivialismo. A arte de viver juntos (sexta, 5 de março) – com presença de Alain Caillé, Elena Pulcini, Richard Sennett e outros
Webinar. Trajetória e propostas do convivialismo (CDS-UNB)
Fios do Tempo. É possível ser convivialista sem ser antirracista no Brasil?: Dialogando com o Segundo Manifesto Convivialista – por Elias Sampaio
Fios do Tempo. Uma colheita para a educação latino-americana: Um diálogo com Gabriel Restrepo e o convivialismo – por Diana IriArte
<< Deslize para a direita ou a esquerda >>