República de Ideias. #052. Construir uma cidade convivial com e para as mulheres

Vinculado ao lançamento do Segundo Manifesto Convivialista no Brasil, o Conviviações: construindo o convivialismo juntos realiza debates na forma de artigos, ensaios, vídeos, podcasts, lives e eventos, com o objetivo de proporcionar um espaço de aprimoramento teórico do convivialismo e de troca de experiências práticas. Com isso, buscamos criar, recepcionar, difundir, traduzir e ressoar iniciativas convivialistas por todo o Brasil, América Latina e mundo.

Desde o final de 2020 realizamos alguns encontros que abordam vários temas fundamentais: o que é o convivialismo e qual sua trajetória, a relação entre teoria e prática, os quilombolas como convivialismo vivido, a crise civilizacional, a construção do comum, as mulheres na cidade, as tecnologias convivialistas… Todos eles estão registrados no canal do Ateliê de Humanidades. A partir de agora, disponibilizamos também em formato de podcast.

Começamos por disponibilizar o encontro do Conviviações “Construir uma cidade convivial com e para as mulheres”. Com mediação de Bia Martins (jornalista e pesquisadora), tivemos uma conversa com a participação de Odja Barros (pastora batista, teóloga feminista e coordenadora do Grupo Flor de Manacá) e Rita Gonçalo (ETTERN, IPPUR/UFRJ).

Rita Gonçalo fez uma apresentação bem completa sobre a condição das mulheres nas cidades brasileira e a importância de uma política pública baseada na análise interseccional sobre gênero, raça e classe. Em seguida, Odja Barros trouxe sua experiência como pastora feminista a fim de pensar como se dá hoje a relação entre as mulheres e a religião nas cidades. Em nosso debate, tivemos também a participação de Vivian Blaso, dos Cidades Afetivas, e Michele Guerreiro (professora e membro da Central do Convivialismo).

Para conhecer mais sobre o convivialismo, acesso o site ateliedehumanidades/convivialismo.

Para baixar o e-book ou comprar o livre, acesse: https://ateliedehumanidades.com/2021/01/06/livro-segundo-manifesto-convivialista/


Você também pode escutar em formato de podcast.
Só seguir para uma das plataformas abaixo


Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: