Num mundo em que a tecnologia é vista como uma grande caixa-preta, indecifrável e perigosa, com grandes plataformas que monitoram e processam nossos dados pessoais sem sabermos bem como ou para quê, como pensar em tecnologias convivialistas?
Que outra forma de pensar e produzir a tecnologia pode nos fazer vislumbrar parcerias, colaborações, troca de conhecimento e busca por soluções coletivas para problemas comuns?
Já temos algumas pistas, como a criação da Wikipédia e do sistema operacional Linux, gerados no modelo colaborativo, que nos mostraram o potencial da inovação baseada no livre compartilhamento de práticas e saberes.
Proporemos pensar essas possibilidades no Conviviações do próximo dia 13 de abril, terça-feira, às 17h, com o tema “Por tecnologias convivialistas: hackerspaces e tecnologias livres”. Com mediação de Bia Martins (jornalista e pesquisadora), teremos uma mesa-redonda com a participação de Ká Menezes (idealizadora do Crianças Hackers e do Programa “Nós, não estamos Sós”) e Leonardo Foletto (Jornalista/baixacultura.org).
Dia
13 de abril (terça-feira)
Horário
das 17-18:40 h

Deixe uma resposta