Evento. Mesa – O convivialismo e as políticas públicas: potencialidades e desafios

Nesta sexta-feira (03 de setembro), das 8:30 às 10:30h, teremos a mesa O convivialismo e as políticas públicas: potencialidades e desafios do IV Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) (realizado entre 01 e 03 de setembro), com coordenação de Genauto Carvalho de França Filho e a participação de Rosana Bullosa, Paulo Henrique Martins, Elias Sampaio e André Magnelli.

Proposta

A versão brasileira do Segundo Manifesto Convivialista foi publicada, em 2020, tendo 420 signatários de 33 países, envolvendo distintas especialidades e práticas.

O convivialismo é um movimento que retoma a arte do conviver, baseando-a em 5 princípios: comum humanidade, comum socialidade, comum naturalidade, legítima individuação e oposição criativa. Ele parte de um diagnóstico sobre as crises econômica, política, ecológica e social, propondo uma agenda no âmbito da sociedade civil e do Estado. Ele busca convergir diversas iniciativas teóricas e práticas renovadoras. Com isso, abre a perspectiva de repensar e influenciar as políticas públicas com intuito de responder a 5 desafios interdependentes: a transição ecológica, a justiça social e o antirracismo, a pluralização econômica, a renovação democrática e a construção de um universalismo plural e interseccional.

A mesa se propõe a refletir sobre tais desafios, a fim de aproximar o convivialismo e a agenda no campo de públicas.

Quando?

8:30 às 10:30h

Onde?

No IV Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP): https://www.anepcp.org.br/

Coordenador

Genauto Carvalho de França Filho

Professor Titular da UFBA. Bolsista de produtividade CNPq (DT-II). Coordenador do Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA/UFBA) e da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial (ITES/EAUFBA).

Expositores

Paulo Henrique Martins

Professor titular de sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, ex-presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia. Bolsista de Produtividade 1B do CNPq. Foi Vice-Presidente da Associação Movimento Anti-Utilitarista nas Ciências Sociais (MAUSS) (2009-2012).

Rosana de Freitas Boullosa

Doutora em políticas públicas (Università IUAV, Veneza-Itália) e pós-doutora em sociologia pragmática (EHESS, Paris). Professora Associada II da FACE/UNB. Bolsista de produtividade CNPq (DT-II). É llíder do grupo de pesquisa Processos de Inovação e Aprendizagem em Políticas Públicas e Gestão Social, coordenadora geral do Observatório da Formação em Gestão Social e da Escola Livre em Gestão Social (UnB, UFBA e UFCA). Editora da Revista NAU Social.

Elias Sampaio

Doutor em Administração (Instituições e Políticas Públicas) pela UFBA. Economista Classe Especial do Ministério da Economia. Professor Colaborador do Programa de Gestão das Organizações (PGO) da UNEB. Alumni do Programa de Educação e Cultura do Departamento de Estado dos EUA. Professor das Faculdades Integradas Unime. Ex-secretário de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) do Governo do Estado da Bahia.

André Magnelli

Doutor em sociologia (IUPERJ/UFRJ). É idealizador, realizador e diretor da instituição de livre estudo, pesquisa, escrita e formação Ateliê de Humanidades (ateliedehumanidades.com). Sociólogo, professor, editor e empreendedor público. É co-coordenador do Ateliê de Humanidades Editorial, do Cadernos do Ateliê e do podcast República de Ideias. É editor da tribuna Fios do Tempo: análises do presente. É editor do Segundo Manifesto Convivialista no Brasil (Ateliê de Humanidades Editorial, 2020).

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading