O século do populismo:
história, teoria, crítica
Pierre Rosanvallon
Apresentação
Pelos vários cantos do mundo, as democracias estão em crise e líderes populistas galgam o poder. Estarão as democracias se autodestruindo e se transformando em “democraturas”? Estaremos ingressando em uma era dos populismos?
Para responder a essas questões, precisamos analisar os populismos contemporâneos. Para tanto, o Ateliê de Humanidades Editorial traz ao público umas das principais obras existentes sobre o populismo, escrita pelo historiador e teórico da democracia Pierre Rosanvallon.
Em O século do Populismo, Rosanvallon apresenta uma teoria crítica do populismo. Isso é feito em três passos. Primeiramente, faz uma análise detalhada da anatomia do populismo contemporâneo. Em seguida, reconstrói as três histórias dos populismos, incluindo aí a importância das experiências latino-americanas. E, por fim, desenvolve uma crítica aprofundada e bem argumentada da ideia de democracia presente nas ideologias populistas.
Com isso, o autor torna possível pôr um fim às estigmatizações impotentes do populismo, ao mesmo tempo que traça as linhas gerais do que pode ser uma alternativa mobilizadora para a renovação da democracia.
O Século do Populismo tem um prefácio de Rosanvallon à edição brasileira e uma Introdução à obra do autor escrita por Christian Lynch e Diogo Cunha. Ele faz parte da Coleção Pierre Rosanvallon da Biblioteca do Pensamento Político do Ateliê de Humanidades Editorial. Publicaremos em seguida a tetralogia do autor sobre as mutações das democracias contemporâneas: Contra-democracia: política na era da desconfiança (2006), Legitimidade democrática imparcialidade, reflexividade, proximidade (2008), Sociedade dos Iguais (2011) e O bom governo (2015).
Formato: Brochura comum
Autor: Pierre Rosanvallon
Tradução: Diogo Cunha
Revisão técnica e concepção editorial:
André Magnelli
Editora: Ateliê de Humanidades Editorial
Páginas: 387
Ano: 2021
ISBN:978-65-86972-05-4
Preço: 96,00 (+ frete)
Este livro, publicado no âmbito do Programa de Apoio à Publicação ano 2021 Carlos Drummond de Andrade da Embaixada da França no Brasil, contou com o apoio do Ministério francês da Europa e das Relações Exteriores e do apoio à publicação do Institut Français.


Pierre Rosanvalllon (1948- ) é historiador e sociólogo francês, professor da cátedra de história moderna e contemporânea do Collège de France e diretor de estudos da École des hautes études en sciences sociales (EHESS), na cadeira de “História e filosofia do político”. Autor de dezenas de livros traduzidos em mais de 20 línguas, ele é um dos principais teóricos da democracia na atualidade. Dentre seus livros, destacam-se: a trilogia de história da democracia na França (editora Gallimard): Le Sacre du citoyen (1992), Le Peuple introuvable (1998) e La démocratie inachevée (2000); e a tetralogia sobre as mutações das democracias contemporâneas (editora Seuil), que está em publicação agora pelo Ateliê de Humanidades Editorial: A contra-democracia: a política na era da desconfiança (2006), A legitimidade democrática: imparcialidade, reflexividade, proximidade (2008), A sociedade dos iguais (2011) e O bom governo (2015).
Coleção Pierre Rosanvallon
na Biblioteca do Pensamento Político
Próximas publicações



Deixe uma resposta