Conheça o livro do mês de dezembro do Ateliê Clube, “Crise e crítica: sobre as frágeis fundações da vida social“, de Rodrigo Cordero.
De janeiro a outubro, nossos sócios-leitores já receberam “Sociologia cultural”, de Jeffrey Alexander, “Democracia e verdade: uma breve história”, de Sophia Rosenfeld, “A contrademocracia: a política na era da desconfiança”, de Pierre Rosanvallon; “Diante de Gaia”, de Bruno Latour; “A fábrica da emancipação”, de Jean-Louis Laville & Bruno Frère; “Políticas da dádiva”, de Paulo Henrique Martins; “A propósito do labirindo”, Marcus Tadeu Daniel Ribeiro; “Urbanidade Gospel”, de Rita de Cássia Gonçalo Alves; “Com Freud em Viena”, de Patricia Jasiocha; “A democracia desafiada”, de Marco Aurélio Nogueira; e “Padrões e Dilemas”, de Florestan Fernandes, da Biblioteca Básica Latino-Americana (BBLA).
Sinopse de Crise e Crítica
A fragilidade é uma condição que habita as fundações da vida social. Na maioria das vezes, ela permanece despercebida até que algo se rompa e desloque a sensação de completude. Em tais momentos de ruptura, o mundo social revela a matéria da qual é feito e como realmente funciona; ele se abre ao questionamento.
O autor se baseia em insights fundamentais de Hegel, Marx e Adorno, com o fim de recuperar a importância da crítica dos conceitos para a crítica da sociedade; e se engaja em uma série de estudos sobre Habermas, Koselleck, Arendt e Foucault, a fim de considerar novamente a relação entre crise e crítica como imanente às formas políticas e econômicas da modernidade.
Passando da crise à crítica e da crítica à crise, o livro mostra que a fragilidade é um preço a ser pago por aceitar a constituição relacional do mundo social como um domínio humano sem fundações seguras, mas também por querer se libertar e resistir a todas as tentativas de dar fechamento à vida social como uma identidade sem questionamento.
Formato: Brochura comum
Autor: Rodrigo Cordero
Prefácio à edição brasileira: Rodrigo Cordero
Tradutor: Alberto Luis Cordeiro de Farias
Revisão técnica: Felipe Maia
Série: Cartografias da Crítica
Editora: Ateliê de Humanidades Editorial
Páginas: 307

Para receber o livro no mês de dezembro,
ingresse no Ateliê Clube na modalidade sócio-leitor
Torne-se sócio-apoiador do Ateliê Clube
Deixe uma resposta