Conheça os Pontos de Leitura exclusivos para os sócios-leitores do Ateliê Clube

Desde que o Ateliê Clube foi lançado no final de 2022, nós temos a modalidade “sócio-leitor”. Como sócio-leitor/a, nossos sócios-apoiadores têm direito a um livro por mês, juntamente com um Ponto de Leitura exclusivo em formato de vídeo, além de possuir os mesmos benefícios dos sócios-apoiadores Premium.

De janeiro a abril, nossos sócios-leitores receberam “Sociologia cultural”, de Jeffrey Alexander, “Democracia e verdade: uma breve história”, de Sophia Rosenfeld, “A contrademocracia: a política na era da desconfiança”, de Pierre Rosanvallon e “Diante de Gaia”, de Bruno Latour. Neste mesmo de maio, eles receberão “A fábrica da emancipação”, de Jean-Louis Laville & Bruno Frère.

Com o objetivo de aproximar o leitor ao livro, os Pontos de leitura apresentam os autores e a obra, fazendo, além disso, uma leitura comentada de excertos do livro do mês. Nossos sócios-leitores já receberam Pontos de Leitura dos livros de janeiro a abril.

Conheça a proposta! E junte-se a nós, no Ateliê Clube!

Pontos de leitura “Sociologia cultural”, de Jeffrey Alexander

Neste mês de janeiro, fizemos dois Pontos de Leitura sobre o livro Sociologia Cultural, de Jeffrey Alexander, que você já recebeu. A ideia é que você tenha uma visão geral do livro, possibilitando uma aproximação ao autor e ao tema, facilitando o início da leitura. No primeiro vídeo, André Magnelli faz uma apresentação geral do livro e do autor; no segundo vídeo, ele faz uma leitura comentada de quatro citações exemplares.

Parte I. Apresentação geral

Tempo de vídeo: 33 minutos e 9 seg;

Parte II. Algumas citações comentadas

Tempo de vídeo: 32 minutos e 27 seg;

Pontos de leitura “Democracia e verdade”, de Sophia Rosenfeld

André Magnelli, revisor e editor do livro do “Democracia e verdade”, faz uma apresentação geral da autora e do livro, mostrando qual seu argumento e como está estruturado. Em seguida, faz a leitura comentada do Prefácio de Sophia Rosenfeld à edição brasileira, bem como de dois trechos do livro.

Além deste Pontos de Leitura, os sócios-leitores tiveram acesso gratuito ao curso “Democracia e verdade em uma era de mentiras: introdução e leitura”, que pôde ser assistido em formato síncrono ou gravado (vídeos de youtube): https://ateliedehumanidades.com/2023/01/30/curso-democracia-e-verdade-em-uma-era-de-mentiras-introducao-e-leitura/

Tempo de vídeo: 37 minutos e 12 segundos

Pontos de leitura “A contrademocracia”, de Pierre Rosanvallon

Parte I: apresentação do autor e do livro

Neste Pontos sobre o livro “A contrademocracia: a política na era da desconfiança”, de Pierre Rosanvallon – livro do mês de março/2023 do Ateliê Clube -, André Magnelli apresenta o autor e o livro, bem como faz uma leitura comentada dos primeiros parágrafos da introdução.

Tempo de vídeo: 32 minutos e 33 segundos

Parte II: exposição dos capítulos

Na segunda parte de nossos Pontos, André Magnelli apresenta como está organizado o livro de Pierre Rosanvallon, fazendo um pequeno panorama sobre a obra. Ele conclui enfim com uma leitura comentada de trecho da III parte do livro “A democracia impolítica”.

Tempo de vídeo: 28 minutos

Ponto de Leitura. “Diante de Gaia”, de Bruno Latour

Este Ponto trata do livro “Diante de Gaia” (Ateliê de Humanidades Editorial / UBU, 2020), que é a obra do mês de abril do Ateliê Clube. André Magnelli, editor e revisor, faz uma apresentação geral do livro e realiza uma leitura comentada de quatro excertos.

Tempo de vídeo: 50 minutos e 58 segundos

Recomendamos também, como suporte para a leitura, que confiram a entrevista que André Magnelli fez com Bruno Latour. Ela está disponível tanto em vídeo quanto por escrito.

Em vídeo: https://youtu.be/T-yCg0pu2Xk

Transcrição: https://ateliedehumanidades.com/2022/10/17/os-fios-de-um-pensamento-entrelacado-entrevista-com-bruno-latour-em-formato-escrito/

A quem quiser se aprofundar no livro, temos disponivel também, em formato gravado, o curso oferecido por Magnelli sobre “Diante de Gaia”: https://ateliedehumanidades.com/2020/11/09/curso-livre-diante-de-gaia/

Torne-se um sócio-apoiador do
Ateliê Clube

Conheça a proposta do Seminários do Ateliê e acompanhe os encontros!

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading