Sociologia cultural: teoria, performance, política – Jeffrey C. Alexander


Sinopse

“Sociologia cultural: teoria, performance, política” é o primeiro livro em português inteiramente dedicado a Jeffrey C. Alexander. Reunimos aqui uma amostra significativa da obra do autor. Para tanto, procuramos contemplar os trabalhos de natureza tanto teórica quanto empírica, alguns mais analítico-compreensivos e outros mais crítico-normativos. Os textos selecionados representam também um recorte temporal que vai de meados da década de 1980 até o ano de 2019.

Deste modo, buscamos dar uma importante contribuição para os estudos universitários nas distintas áreas científicas, desde a filosofia, a sociologia e a antropologia até as ciências políticas e a comunicação. Ao construir um arcabouço teórico que funda uma nova escola de investigação empírica – a sociologia cultural –, a obra de Jeffrey Alexander propicia ir além da teoria social e da interpretação cultural, pois permite compreender as tensões sociais e políticas do atual cenário democrático no Brasil, na América Latina e no mundo.

Conteúdo: 1. O que é teoria social?; 2. O novo movimento teórico; 3. O programa forte em sociologia cultural: Elementos de uma hermenêutica estrutural; 4. Pragmática cultural: A performance social entre ritual e estratégia; 5. Consciência icônica: O sentimento material do significado; 6. Ação coletiva, cultura e sociedade civil: Uma nova teoria dos movimentos sociais; 7. A sociedade civil global; 8. Progressistas/reacionários: A crise da solidariedade e a ameaça às instituições cívicas; 9. Em defesa da democracia na América Latina.



Formato: Brochura comum
Autor: Jeffrey C. Alexander
Prefácio à edição brasileira: Jeffrey C. Alexander
Organização: Frédéric Vandenberghe, Raquel Weiss & Lucas Faial Soneghet
Série: Filosofia & Teoria Social

Editora: Ateliê de Humanidades Editorial
Páginas: 403
Ano: 2023
ISBN: : 978-65-86972-13-9 
Preço: de 102,00 por 91,80 (10% de desconto + frete grátis)



Compre já

ateliedehumanidades@gmail.com

Catálogo do Ateliê de Humanidades Editorial


Últimos Posts

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: