Lançamento. Biblioteca Básica Latino-Americana (BBLA) – Fundação Darcy Ribeiro

Nesta quarta-feira (24 de novembro), às 19h, realizaremos o lançamento da Biblioteca Básica Latino-Americana (BBLA), uma realização da Fundação Darcy Ribeiro (Fundar), que tem a parceria do Ateliê de Humanidades juntamente com as editoras Revista de Cultura e Azougue (Brasil), Oca Editorial (Portugal, Espanha e EUA) e Tucán Ediciones (Chile e outros países da América Latina).

Teremos uma mesa-redonda com a presença de alguns dos conselheiros editoriais da BBLA: Paulo Henrique Martins (UFPE, ex-presidente da Associação Latinoamericana de Sociologia – ALAS ), Nora Garita (Universidad de Costa Rica), Gabriel Restrepo (Universidade Nacional, Colombia) e Gabriel Cohn (USP). Além disso, estarão presentes os editores: José Ronaldo Cunha e Maria Elizabeth Brea (Fundação Darcy Ribeiro), Sergio Cohn (Azougue e Oca Editorial), Cristián Plaza Jímenez (Tucán Ediciones) e André Magnelli (Ateliê de Humanidades).

O que é a BBLA?

A proposta da coleção é realizar o mapeamento, a apresentação, a reflexão e o estímulo à criação sobre a cultura e o pensamento latino-americano, através da publicação de livros de ensaios de importantes pensadores e artistas do continente. O objetivo consiste em alcançar um público amplo, por meio de livros com conteúdo de qualidade em edições atrativas e bem-cuidadas, que terão versão em português, espanhol e inglês e publicação em diversos países.

Os primeiros volumes serão: “A américa latina existe?”, de Darcy Ribeiro, “A grande marcha da América Latina”, do uruguaio Angel Rama, “O idioma da crítica”, do argentino Horácio González, “O voo de Tujuí”, da chilena Ana Pizarro, e “Améfrica Ladina”, de Lélia González.

Quando é o lançamento?

24 de novembro (quarta-feira)

Que horas?

19 horas

Onde?


#111 República de Ideias. Conversas de Ateliê #018. Temos o dever de rejeitar o ódio? (27 de novembro de 2023)
Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Bia Martins, Paulo …
Pontos de leitura. Ángel Rama, uma paixão latino-americanista – por André Magnelli
Publicamos hoje, no Pontos de Leitura do Ateliê de Humanidades, a resenha …
Ciclo de Humanidades 2023. O artesanato do viver, terceiro encontro: Ter o cuidado do lar
É muito comum pensarmos e filosofarmos sobre problemas públicos e políticos; mas …
#110 Metamorfoses da Sociologia. Deslocamento, mulheres intelectuais e conhecimento global , com Aurea Mota #009
No nono episódio da série Metamorfoses da Sociologia, no podcast República de …

Últimos posts

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: