A turnê de lançamentos com Jean-Louis Laville no Brasil foi um sucesso de público e vendas, tendo sido esgotada a primeira tiragem dos dois livros. Vamos relembrar?
Entre 21 de abril e 03 de maio, Laville esteve no Nordeste para lançar seus dois livros pelo Ateliê de Humanidades Editorial: “A fábrica da emancipação: repensar a crítica do capitalismo a partir das experiências democráticas, ecológicas e solidárias” e “Uma economia para a sociedade: terceiro setor, economia social, economia solidária”. Os lançamentos ocorreram no Ceará e na Bahia, com liderança e organização de Jeová Torres Silva Júnior (Universidade Federal do Cariri – UFCA) em Fortaleza e Juazeiro do Norte, e de Genauto Carvalho de França Filho (Universidade Federal da Bahia) em Salvador.
O primeiro lançamento no Ceará foi no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), em Fortaleza, com comentários de Francisco Uribam Xavier de Holanda (Universidade Federal do Ceará- UFC), participação virtual de Laville e tradução comentada de Jeová Torres Silva Júnior e André Magnelli.
Em seguida, tendo chegado no dia 21 no Ceará, partimos para Juazeiro do Norte, região do Cariri, onde ocorreu nos dias 24 e 25 de abril o XXXV Seminário de Gestão Social da Universidade do Cariri (UFCA). Além da palestra do autor “Emancipar para uma outra economia”, tendo tradução comentada de André Magnelli, contamos com as presenças de Polliana de Luna Nunes Barreto (UFCA), Jeová Torres Silva Júnior e do reitor da UFCA Ricardo Ness. Este foi o momento, também, de celebração do convênio entre a Universidade do Cariri e o Conservatoire national des arts et métiers (CNAM).
No dia 26 de abril, já de volta à Fortaleza, começamos as intensas atividades no Seminário 25 Anos de Banco Palmas, que ocorreram até dia 30. Ao longo desses dias, tivemos palestras e conversas com o autor, alguns momentos de autógrafo e a mesa redonda “Economia Solidária enquanto estratégia de desenvolvimento para a superação da pobreza e da fome” . Importante registrar que, nesses momentos, contamos com as presenças do Fundador do Banco Palmas e grande líder comunitário Joaquim Melo e e com comentários da Irmã Lourdes Dil (Fundadora da FEICOOP – Feira Internacional do Cooperativismo e do Fórum Social Mundial da Economia Solidária em Santa Maria/Rio Grande do Sul, Brasil).
Encerradas as atividades no Ceará, Laville partiu para Salvador, Bahia, para se encontrar com Genauto Carvalho de França Filho e realizar os eventos de lançamento na UFBA. É assim que, no dia 02 de maio, foi realizada, no programa de pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI/IHAC/UFBA) a mesa “Emancipar por uma outra economia: repensando a crítica do capitalismo a partir das experiências democráticas, ecológicas e solidárias”, com palestra de Laville, tradução e moderação de Genauto Carvalho de França Filho (NPGA/PDGS/ADM/UFBA) e comentários de Denise Vitale (PPGRI/IHAC/UFBA), Hélder do Vale (PPGRI/IHAC/UFBA) e Ivan Siqueira (PPGEISU/IHAC/UFBA); e, em 03 de maio, no Núcleo de Pós-graduação em Administração (NPGA/UFBA), tivemos a palestra de Laville com comentários de André Luis Nascimento dos Santos (NPGA/PDGS/ADM/UFBA), Elizabeth Matos (NPGA/PDGS/ADM/UFBA) e Andrea Ventura (NPGA/PDGS/ADM/UFBA).
Por fim, depois dessas atividades com presença física e bastante intensidade, concluímos a turnê com uma triangulação virtual entre Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro, com o evento pelo canal do Ateliê de Humanidades de lançamento de “A fábrica da emancipação” e de pré-lançamento de “Políticas da dádiva: associações, instituições, emancipação“, de Paulo Henrique Martins (UFPE). Foi realizado um diálogo entre os autores Jean-Louis Laville e Paulo Henrique Martins (UFPE), contando com tradução de Genauto Carvalho de França Filho (UFBA), mediação de André Magnelli (Ateliê de Humanidades) e comentários de Jeová Torres Silva Júnior (UFCA).
E, com uma conversa permeada de boas ideias e alegres afetos em comum, terminamos a turnê de Laville no Brasil!

Deixe uma resposta