Na próxima terça-feira (01 de fevereiro), às 19h, realizaremos uma live em homenagem ao grande sociólogo argentino Horacio González, falecido em 2021 em decorrência da Covid-19. Na data em que o autor comemoraria 78 anos, faremos uma conversa em torno da publicação de “O idioma da crítica”, livro do mês de janeiro da Biblioteca Básica Latino-Americana (BBLA). O livro consiste em uma compilação de ensaios de Horacio González, organizada e apresentada pelo filósofo argentino Eduardo Rinesi (Universidad Nacional de General Sarmiento, Argentina). Em nossa live, além do professor Rinesi, contaremos com a presença do sociólogo brasileiro Gabriel Cohn (Universidade de São Paulo), que foi orientador de doutorado e amigo de longa data de González.
Quando?
01 de fevereiro (terça-feira)
Que horas?
19 horas
Onde?
No canal do Ateliê de Humanidades
O que é a BBLA?
A Biblioteca Básica Latino-Americana (BBLA) é uma realização da Fundação Darcy Ribeiro (Fundar), que tem a parceria do Ateliê de Humanidades juntamente com as editoras Revista de Cultura e Azougue (Brasil), Oca Editorial (Portugal, Espanha e EUA) e Tucán Ediciones (Chile e outros países da América Latina).
A proposta da coleção é realizar o mapeamento, a apresentação, a reflexão e o estímulo à criação sobre a cultura e o pensamento latino-americano, através da publicação de livros de ensaios de importantes pensadores e artistas do continente. O objetivo consiste em alcançar um público amplo, por meio de livros com conteúdo de qualidade em edições atrativas e bem-cuidadas, que terão versão em português, espanhol e inglês e publicação em diversos países.
Os primeiros volumes são: “A américa latina existe?”, de Darcy Ribeiro, “A grande marcha da América Latina”, do uruguaio Angel Rama, “O idioma da crítica”, do argentino Horácio González, “Um voo de Tukui”, da chilena Ana Pizarro, e “Améfrica Ladina”, de Lélia González.
Deixe uma resposta