Na próxima quinta-feira (06 de maio), o Ateliê de Humanidades realizará um reencontro com um dos maiores intelectuais da história de nosso país, o economista Celso Furtado, com participação de Rosa Freire d’Aguiar, Marcos Costa Lima, Paulo Henrique Martins e André Magnelli.
Na mesa-redonda “Em busca de um país”, buscaremos refletir sobre a obra de Furtado, que é um clássico do pensamento social, econômico e político brasileiro que nos parece incontornável para pensar o Brasil de ontem e de hoje.
A partir do contexto nacional e global, proporemos, a partir de Celso e através dele, a retomada da questão da modernização e do desenvolvimento, considerando-a no sentido integrado que articula o econômico, o cultural e o político.
Será viável retomar, hoje, o projeto de um Brasil desenvolvido? Será possível superar nosso persistente e recalcitrante subdesenvolvimento por meio da construção de um projeto de país? Como a visão histórico-estrutural de Celso Furtado pode nos auxiliar para um diagnóstico e uma ação integrados, capaz de superar a tendência atual de uma visão curta, presa no cálculo econômico rasteiro, na política imediata e no instante midiático?
Além de dialogar em torno destas questões, faremos o lançamento das “Correspondências Intelectuais” de Celso Furtado (Cia das Letras, 2021), organizado por Rosa Freire d’Aguiar, que discorrerá conosco sobre o conjunto das epístolas, tratando tanto de sua importância histórico-biográfica quanto da atualidade de seu conteúdo.
Quando?
06 de maio (quinta-feira)
Que horas?
18 às 20h
Participantes
Rosa Freire d’Aguiar
Marcos Costa Lima
Paulo Henrique Martins
André Magnelli
Onde?
Streaming no canal do Ateliê de Humanidades no seguinte link:
Deixe uma resposta