Podcast. Entrevista com Alfredo Pena-Vega (II): As universidades em uma perspectiva global

Segunda parte da entrevista com Alfredo Pena-Vega, professor e pesquisador do Centre Edgar Morin (EHESS/CNRS). Ela foi feita no contexto do primeiro encontro do “Ciclo de Humanidades: ideias e debates em filosofia e ciências sociais“, com o tema: “Ética complexa: religar o mundo, assumir o humano“, ocorrido no dia 28 de março de 2019 na BiblioMaison/Consulado da França, com apoio da Editora Sulina. A primeira entrevista foi “Em torno de Edgar Morin” e a terceira é “Entre ecologia complexa e fenomenologia das catástrofes“.


Escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!



Conversa virtual. Lançamento de “A democracia desafiada: recompor a política para um futuro incerto”

Convidamos todos vocês para a conversa virtual de lançamento do livro “A democracia desafiada: recompor a política para um futuro incerto”, de Marco Aurélio Nogueira. Conversam com o autor Carlota Boto (USP), Bernardo Ricupero (USP) e Luiz Sergio (tradutor e ensaísta). “A vida permanece a pulsar. No centro deste livro ágil e provocativo, está a…

Ciclo de Humanidades 2023. O artesanato do viver, primeiro encontro: O artesanato como modo de vida

Nas sociedades industriais e de mercado, o artesanal parecia relegado ao passado, pois era prometida à atualidade uma lógica universalizadora de padronização, serialidade e massificação. Contudo, em nossas sociedades pós-industriais, não apenas as antigas práticas artesanais continuam tendo seu lugar, como também a lógica do artesanal mostra ser mais que uma forma de fabricar objetos;…

#106 República de Ideias. Conversas de Ateliê #015. Julian Assange, segredos de Estado e liberdade de imprensa (25 de setembro de 2023)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Thiago Pacheco, André Magnelli, Lucas Faial Soneghet, Bia Martins e Cristián Jiménez. No primeiro bloco, conversamos sobre o caso de Julian Assange, jornalista preso na Inglaterra e sob perseguição do governo dos Estados Unidos. Thiago Pacheco, pesquisador da espionagem e inteligência, se junta a mesa para…

A democracia desafiada: recompor a política para um futuro incerto

Sinopse Estamos a viver perigosamente. O mundo parece sem forças para respirar. Há pressões e ameaças por todos os lados, a vida coletiva se reorganiza com inédita rapidez e sem direção. Grupos e indivíduos perderam referências importantes. O clima e o meio ambiente pedem socorro. Desigualdades variadas causam espanto e indignação. A desinformação perturba. Postulações…

Conversa virtual. Uma nova teoria crítica!? – com Jean-Louis Laville, Felipe Maia, Thiago Panica e Sebastian Raza

Entre críticos sem emancipação e emancipações sem crítica, como poderíamos continuar a fazer teoria crítica? No próximo dia 19 de setembro (terça-feira), às 15 horas, faremos uma conversa virtual em torno da proposta de uma nova teoria crítica realizada no livro “A fábrica da emancipação: repensar a crítica do capitalismo a partir das experiências democráticas,…

Pontos de Leitura “Repensando a secularização” e “Urbanidade Gospel” (exclusivo para os sócios-leitores do Ateliê Clube)

Em torno do livro “Urbanidade Gospel, este Pontos de Leitura do mês de agosto é dividido em duas partes. Parte I. Uma agenda para a investigação do mundo religioso: “Repensando a secularização” Na primeira, apresentamos a agenda de estudos sobre a religião do Ateliê de Humanidades, através da leitura comentada do texto “Repensando a secularização:…

#105 República de Ideias. Conversas de Ateliê #014. Outras finanças públicas – Financiamento solidário e Moedas sociais (11 de setembro de 2023)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Jeová Torres, Ariádne Rigo, André Magnelli, Lucas Faial Soneghet, Bia Martins e Cristián Jimenez. No primeiro bloco, aberto ao público, conversamos com Jeová e Ariádne, pesquisadores das economias solidárias, sobre finanças alternativas e moedas sociais. Continuando o papo do episódio 12, falamos de formas de financiamento,…

Conversa virtual. A fraternidade como princípio e categoria: repensando os fundamentos do direito

“Igualdade, liberdade e fraternidade”. Entre esses princípios instauradores do mundo moderno, um deles é quase completamente esquecido. As teorias políticas disputaram entre si os valores da liberdade e da igualdade; e o Direito e os direitos são assegurados no Estado Democrático de Direito a partir dos princípios da liberdade e da igualdade. E o que…

ATELIE-CAMPANHA.rodapé

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: