Terceira parte da entrevista com Alfredo Pena-Vega, professor e pesquisador do Centre Edgar Morin (EHESS/CNRS). Ela foi feita no contexto do quarto encontro do “Ciclo de Humanidades: ideias e debates em filosofia e ciências sociais“, com o tema: “Ética complexa: religar o mundo, assumir o humano“, ocorrido no dia 28 de março de 2019 na BiblioMaison/Consulado da França, com apoio da Editora Sulina. E é publicada agora no contexto do quarto encontro, ocorrido dia 26 de junho, com tema: “Cosmopolíticas para Gaia em tempos de Antropoceno“. A duas primeiras partes foram: “Em torno de Edgar Morin” e “As universidades em uma perspectiva global“.
Escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!









Pontos de Leitura. “Sociedade contra o Estado”: a antropologia política de Pierre Clastres – por André Magnelli
No último Pontos de Leitura, tivemos uma breve introdução à vida e obra de Pierre Clastres, que foi designado como um “copérnico do político”. Esta expressão provocativa, usada pelo próprio autor, dá a entender que a questão do político foi revolucionada ao inverter os termos em que é posta. Isso foi realizado a partir da…
#079 República de Ideias. Brasil e República depois de 08 de janeiro (segunda parte)
No episódio de hoje, continuamos a conversa sobre os atos golpistas da extrema direita no dia 08 de janeiro de 2023. Junto com Paulo Henrique Martins (UFPE) e Felipe Maia (UFJF) e seu anfitrião Lucas Faial Soneghet, falamos sobre a questão militar no Brasil atual. Quais fatores estruturais preparam o cenário para os atos de…
Fios do Tempo. Homossexualidade não é crime, mas pecado? Dilema de uma busca por acolhimento eclesial – por Nelson Lellis
Há alguns dias, o Papa Francisco reafirmou, em uma longa entrevista à Associated Press, a posição de que “homossexualidade não é um crime, mas um pecado”. Como era de se esperar, a afirmativa ressoou levantando mais uma vez a questão do posicionamento da Igreja Católica em relação à homossexualidade/homoafetividade no interior da Igreja e na…
Curso “Democracia e verdade em uma era de mentiras: introdução e leitura”
A ideia de que vivemos na era da pós-verdade é cada vez mais habitual e convincente. Isso não seria uma evidência quando nos vemos imersos em incertezas, desinformações, confusões, desmentidos e mentiras, tudo isso turbinado pelas tecnologias de comunicação? Para entendermos bem o que se passa, é importante reconstruir a história que nos levou até…
Fios do Tempo. A escuta sensível: a arte psicanalítica e o escutar cotidiano – por Patrícia Jasiocha
O que é a escuta sensível? Em que ela se diferencia de uma simples escuta? Como a clínica psicanalítica, elaborada por Freud, constitui-se como um campo profissional por excelência para o seu exercício? Por que ela é uma arte que nos faz falta no cotidiano? Trazemos hoje, no Fios do Tempo, o texto de Patrícia…
Lançamento “Democracia e verdade” – Roda de conversa com Sophia Rosenfeld
Na quinta-feira (02/02), temos a roda de conversa com Sophia Rosenfeld (presença confirmada) em torno do livro “Democracia e verdade”, nova publicação do Ateliê de Humanidades Editorial. Participam: Lucas Faial Soneghet (UFF) (mediador), Zé Szwako (IESP-UERJ), Mariana Kuhn de Oliveira (Cebrap), Matheus Guterres Brum (tradutor do livro, UFRGS), Igor Costa do Nascimento (tradutor do livro,…
#078 República de Ideias. Brasil e República depois de 08 de janeiro
No episódio de hoje do República de Ideias, podcast do Ateliê de Humanidades, discutimos os eventos recentes da política brasileira. Com um time composto por Bia Martins, Elimar Pinheiro Nascimento, Marcos Lacerda, Alessandra Maia e seu anfitrião e mediador, Lucas Faial Soneghet, conversamos sobre a transição para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da…
Fios do Tempo. Quem escreveu isso? O chatGPT como problema para o ensino e para a academia – por Fábio Costa
Lançado recentemente pela OpenAI, o ChatGPT está gerando reflexões sobre sua natureza e suas consequências: indicaria esse chatbot a entrada em uma fase avançada de escrita automatizada por Inteligência Artificial? A que ponto este modelo de linguagem avançada faz com que se tornem obsoletas habilidades humanas que envolvem o estudo, a escrita, a narrativa, a…
