Terceira parte da entrevista com Alfredo Pena-Vega, professor e pesquisador do Centre Edgar Morin (EHESS/CNRS). Ela foi feita no contexto do quarto encontro do “Ciclo de Humanidades: ideias e debates em filosofia e ciências sociais“, com o tema: “Ética complexa: religar o mundo, assumir o humano“, ocorrido no dia 28 de março de 2019 na BiblioMaison/Consulado da França, com apoio da Editora Sulina. E é publicada agora no contexto do quarto encontro, ocorrido dia 26 de junho, com tema: “Cosmopolíticas para Gaia em tempos de Antropoceno“. A duas primeiras partes foram: “Em torno de Edgar Morin” e “As universidades em uma perspectiva global“.
Escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!









Pontos de Leitura. O cadinho de uma teoria crítica impura – por André Magnelli
Hoje, no Fios do Tempo, publicamos o prefácio ao livro “A fábrica da emancipação”, de Jean-Louis Laville e Bruno Frère. Neste “O cadinho de uma teoria crítica impura”, apresento, como tradutor e editor da obra, a proposta de renovação da teoria crítica nela elaborada. Desejo, como sempre, uma excelente leitura. Estamos por aí para dialogar…
#092 República de Ideias. Regulação das redes e o PL 2630/2020
Seja bem-vindo à República de Ideias! Nesse episódio, Lucas Faial Soneghet e Bia Martins convidam Leonardo Foletto, professor e pesquisador da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da FGV (ECMI) e autor do livro “A Cultura é Livre: Uma história da Resistência Antipropriedade“, para conversar sobre a regulação das redes virtuais e o projeto de…
Fios do Tempo. Artes da memória e do esquecimento – por Kim Abreu
Na última quinta-feira, dia 25 de maio, começamos a primeira rodada do Ciclo de Humanidades 2023, que tem por tema “Memórias para um futuro”. No primeiro encontro, fizemos uma excelente conversa, Kim Abreu e eu, sobre “O que não podemos esquecer? Usos e abusos da memória”. Trazemos hoje a gravação deste encontro, a ser assistido…
Fios do Tempo. As vias de um agir em comum: prefácio a “Uma economia para a sociedade”, de Jean-Louis Laville – por Genauto Carvalho de França Filho
Hoje, no Fios do Tempo, publicamos o prefácio de Genauto Carvalho de França Filho ao livro “Uma economia para a sociedade: terceiro setor, economia social, economia solidária”, de Jean-Louis Laville (Ateliê de Humanidades Editorial, 2023), lançado por nós no final do mês de abril. Este prefácio faz uma cuidadosa apresentação desse livro, que está destinado…
Fios do Tempo. Campanha “Human Artistry”: proteger a arte humana em face à inteligência artificial
A rápida disseminação de ferramentas de IA capazes de criar imagens, vídeos e textos a partir de material presente na internet vem impondo novos desafios aos criadores humanos. Basta inserir palavras-chave num site ou aplicativo para acionar um algoritmo que utiliza de seu banco de dados, na maioria das vezes obtido sem a permissão de…
Ciclo de Humanidades 2023. O que não podemos esquecer? Usos e abusos da memória
Por que lembrar? Por que guardar e narrar memórias? O que não podemos esquecer e o que, ao contrário, convém ser esquecido? Existem muitas formas de cultivar a memória. Chegou-se, mesmo, a desenvolver na história uma “arte da memória”. No mundo moderno, as memórias do indivíduo e da coletividade foram muito valorizadas. Essa questão ganhou…
#091 República de Ideias. Conversas de Ateliê #006. Por que ler latino-americanos? (22 de maio de 2023)
Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Lucas Faial Soneghet, Cristián Jiménez, Michele Guerreiro e André Magnelli. Nessa versão aberta ao público geral, você escuta o primeiro bloco do programa, com nosso tema geral: Por que ler latino-americanos? Conversamos sobre a noção de América Latina e pensamento latinoamericano, teorias decoloniais, descolonização, independência e…
Carta pública da Biblioteca Básica Latino-americana (BBLA)
A Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR) vem a público informar que foi rescindido o contrato com a editora Azougue para a administração e editoração da Biblioteca Básica Latino-Americana (BBLA). Todas as ações da BBLA – edição, revisão, operação de vendas, comunicação, produção, logística, administração financeira –, desde a criação do projeto pela FUNDAR, ficaram sob a…
