Sociologia relacional


Sociologia relacional

Frédéric Vandenberghe e François Dépelteau


Apresentação

Sendo o primeiro livro da Coleção Filosofia e Teoria Social do Ateliê de Humanidades Editorial, Sociologia relacional reúne alguns dos principais pesquisadores brasileiros no campo da teoria social em torno de uma reflexão coletiva acerca das contribuições teóricas e práticas de uma “virada relacional” no campo das ciências sociais.

Como afirmam Frédéric Vandenberghe e Lucas Faial Soneghet em trecho destacado na orelha, “a sociologia relacional não é só uma teoria; é também uma prática que vem de uma reflexão aguda e compartilhada sobre a ausência de uma relação. Como dizia Alphonse de la Martine, quando uma relação única nos falta, fica tudo deserto. O ponto da sociologia relacional é criar oásis onde só havia deserto”.

Esta passagem da introdução, que foi escrita nos idos de 2018, ganhou ainda mais vida e urgência em face ao desastre sanitário, ecológico, social e político que se aprofundou desde então, trazendo-nos a assoladora presença de uma desertificação cognitiva e moral. Neste sentido, nós, do Ateliê de Humanidades, reafirmamos nosso compromisso prático com a constituição e o zelo de um “oásis relacional”, cuja faceta teórica está bem representada pelos esforços conceituais, metodológicos e investigativos envidados pelos autores deste livro.

O valor da sociologia relacional não depende de sua capacidade de revelar a Verdade, muito menos de sua capacidade de ajudar os sociólogos a terem boas e tranquilas carreiras acadêmicas. A relevância dessa forma de sociologia pública depende de sua capacidade de se conectar aos problemas democráticos e relacionais dos não sociólogos ao insistir em nosso inevitável estado de interdependência. Em poucas palavras, essa abordagem é animada pela esperança de que um conhecimento relacional rigoroso possa contribuir para a emergência de uma democracia relacional e para a democratização dos múltiplos campos sociais nos quais passamos nossas vidas.

François Dépelteau

Autores:
François Dépelteau, Frédéric Vandenberghe, Gabriel Cohn, Mustafa Emirbayer, Thaís Florêncio de Aguiar, Pablo Pires Ferreira, Carlos Eduardo Sell, Fabrício Neves, Adelia Miglievich-Ribeiro, Sergio B. F. Tavolaro, Gabriel Peters e Lucas Faial Soneghet

Formato: Brochura comum
Autor: Frédéric Vandenberghe e François Dépelteau
Revisão técnica: Lucas Faial Soneghet
Editora: Ateliê de Humanidades Editorial

Páginas: 427
Ano: 2021
ISBN: 978-65-86972-07-8 
Preço:76,80 (+ 12,00 frete)



Preço de pré-lançamento
(entrega imediata)


Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: