Fios do tempo. Bolsonaro comete um “populicídio” no Brasil – por Frédéric Vandenberghe


Na continuidade de nosso debate em meio à pandemia, publicamos no Fios do tempo um artigo de Frédéric Vandenberghe sobre as tentativas de “populicídio” empreendidas por Jair Bolsonaro. Tendo sido escrito para sair nas páginas do Libération (em 06/04), o artigo expõe a situação brasileira para o público estrangeiro sob a perspectiva de um intelectual belga estabelecido no Brasil há muitos anos. Desta forma, ele nos possibilita uma visão sintética e clara de nossa grave situação social e política, contribuindo também para a análise contemporânea a partir de duas categorias provocativas, as de populicídio e de democratura.

A. M.
Fios do tempo, 08 de abril de 2020




Bolsonaro comete
um “populicídio” no Brasil

Rio de Janeiro, 04 de abril de 2020

Desde a vitória de Jair Messias Bolsonaro nas eleições presidenciais de outubro de 2019, tudo mudou. Uma coisa é testemunhar a ascensão de um movimento populista; viver sob um regime populista que tomou o poder é algo completamente diferente. Não é tanto um populismo de extrema direita, como encontramos em outros lugares, mas uma extrema direita populista. As referências aos fascismos europeus da década de 1930 e à ditadura militar dos anos de chumbo (1964-1985), com uma apologia da  tortura, são constantes. Em pouco tempo, o Brasil se tornou um Estado pária – mais próximo da Rússia ou da Índia do que da Hungria ou da Polônia – com os Estados Unidos no meio do continuum populista. Enquanto que outros países precisaram de uma década ou mais para chegar onde estão, o Brasil, com seu regime presidencial de modo americano, avançou sem nenhum custo. Passamos rapidamente da ameaça populista ao autoritarismo. Oficialmente, ainda somos uma democracia. O desmantelamento insidioso do Estado de Direito e os ataques incessantes às intermediações institucionais (a Suprema Corte, o Congresso, a mídia), no entanto, nos aproximam de uma “democratura”.

Nostálgico pela ditadura, Bolsonaro pratica o negacionismo histórico. Ao atiçar fogo na Amazônia, ele também pratica o negacionismo climático. Ao tratar do Covid-19 como uma “gripezinha” ou “resfriadinho”, ele também pratica o negacionismo científico. Em plena pandemia de coronavírus, ele convoca seus seguidores mais radicais para uma manifestação abertamente golpista contra o Congresso e a Suprema Corte. Como se um crime não fosse suficiente, ele tocou em um monte de gente sem máscara e sem precauções, mesmo sabendo que várias pessoas de seu ambiente imediato, que o acompanharam durante sua visita oficial aos Estados Unidos, estavam já infectadas. Ele minimiza os riscos da pandemia, vituperando-se contra as grandes mídias e acusando-se de fomentar uma “verdadeira histeria”.

Com três semanas de atraso, quase em todo o país, o isolamento social está ocorrendo. Escolas e universidades estão fechando, empresas estão acompanhando isso, e tememos o pior. Desde a emenda da Constituição pelo governo de Michel Temer em 2016, os gastos com saúde foram limitados… até 2036! No estado do Rio de Janeiro, o sistema de saúde entrou em colapso em outubro passado. O tráfico de drogas e as milícias paramilitares impõem um toque de recolher nas favelas. Nas farmácias, não existem máscaras ou álcool em gel. Além disso, como você lava as mãos quando não tem água corrente em casa? Como praticar o isolamento social quando uma família inteira vive em um quarto? E como você sobrevive quando não tem mais trabalho e renda, e tampouco poupança?

Como sempre, o governo está mais preocupado com a austeridade do que com a saúde. Bolsonaro chegou a autorizar a suspensão dos contratos de trabalho por 3 meses sem remuneração (mas recuou sob pressão popular), enquanto que Guedes sugeriu que o governo pudesse abrir seus cofres e doar 200 reais por mês para trabalhadores informais desempregados (aumentada para “generosos” 600 reais pelo Congresso). Para protestar contra a irresponsabilidade do presidente, os panelaços começaram a animar as noites de confinamento em todo o Brasil.

Em 24 de março, Bolsonaro fez um discurso fatídico, o “discurso da morte”, completamente irresponsável e criminoso. Contrariando todas as instruções oficiais da Organização Mundial da Saúde e de seu próprio Ministro da Saúde, ele pediu o levantamento imediato do isolamento social. Ao alegar que a crise econômica é muito mais mortal do que a crise da saúde, que o país não pode e não deve parar, que o Covid-19 não é mais perigoso do que uma “gripezinha” e que afeta apenas os idosos, que pessoas como ele, com sua “história de atleta”, não correm o menor risco, ele quis afirmar que somente Deus, a cloroquina e, obviamente, ele mesmo salvarão o país. Com isso, exigiu a reabertura imediata de escolas e lojas e anunciou a interrupção do “confinamento em massa”.

Ao criticar a mídia, atacar os governadores que praticariam a política da “terra arrasada” e pedir um retorno imediato à normalidade, ele politiza a crise da saúde até o limite. Baseado em um cálculo eleitoral enlouquecido, esperando que os efeitos da crise econômica sejam atribuídos a seus oponentes, Bolsonaro intencionalmente causa caos e semeia a morte. Comete ele um suicídio político?

A resposta de altos funcionários da República, governadores de estados da federação, prefeitos e sociedade civil, foi imediata: a política de isolamento social deve ser mantida e as diretrizes da OMS seguidas. É necessário, é claro, desenvolver uma política inteligente que atue tanto sobre o vírus quanto sobre a economia, mas a proposta de Bolsonaro de interromper imediatamente o confinamento para todos, exceto para as categorias em risco (“isolamento vertical”), a fim de recolocar a economia em marcha a qualquer custo, não é razoável. Como ele é incorrigível, não aprende e não fecha a boca, ele deve ser isolado e posto em quarentena. Assim como o coronavírus, o bolsonavírus é virulento e mortífero. Diante de um crime de irresponsabilidade, seria preciso instituir um processo de impeachment, mas o procedimento é longo e há urgência. Sem dúvida, seria muito melhor se Bolsonaro renunciasse, mas sabemos que ele não fará isso. Ele passa por cima de tudo que puder. Ele é capaz de declarar um estado de emergência e realizar um golpe contra si mesmo para estabelecer uma ditadura contra o caos que ele próprio criou. De qualquer forma, aconteça o que acontecer, será necessário que um dia um tribunal criminal julgue e condene ele e seu clã por “populicídio”, ou seja, por um homicídio em massa voluntário e premeditado.

Artigo escrito originalmente para o público estrangeiro
e publicado em Libération em 06 de abril de 2020.


Frédéric Vandenberghe é professor de sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ)


Como citar este artigo:
VANDENBERGHE, Frédéric (2020), Bolsonaro comete um “populicídio no Brasil” (Ateliê de Humanidades), 07 de abril. Disponível em: https://ateliedehumanidades.com/2020/04/08/fios-do-tempo-bolsonaro-comete-um-populicidio-no-brasil-por-frederic-vandenberghe/


Ciclo de Humanidades 2022. No tempo do sensível, segundo encontro: O teatro do mundo: quando o corpo se faz presente

Diante da virtualização das relações sociais e da informacionalização da sociedade, o corpo parece pouco comparecer no fazer do mundo de cada dia. Contudo, a presença performativa dos corpos nas relações consigo mesmo, com os outros e com o mundo é parte essencial da vida humana e social. O corpo se faz presente na teatralidade… Continuar Lendo →

Conversa virtual. O populismo no tribunal da razão?

Na semana que antecede o primeiro turno das eleições estaduais e federais, faremos a conversa virtual “O populismo no tribunal da razão?”, com a presença de Daniel Tourinho Peres (Departamento de Filosofia, UFBA) e Wendel Antunes Cintra (Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades, UFBA). Em diálogo com o livro “O século do populismo: história,… Continuar Lendo →

Fios do Tempo. Transformar a educação em face à Inteligência Artificial – por Cédric Villani et al.

Estando a preparar minha palestra sobre “Os saberes necessários à educação de nosso tempo“, que ministrarei nesta quinta-feira (22/09) no município de Porciúncula, no interior do estado do Rio de Janeiro, revisitei o texto “Transformar a educação”, que é um capítulo do relatório do governo francês “Dar um sentido à inteligência artificial. Por uma estratégia… Continuar Lendo →

#069 Criticar, resistir, governar – Ciclo de Humanidades com Diogo Cunha, Alessandra Maia e Felipe Maia

Nesse episódio, trazemos o segundo encontro do Ciclo de Humanidades 2022, intitulado “Criticar, resistir, governar: refazer a política na Era da Desconfiança”, com participação de Diogo Cunha (UFPE, tradutor de Pierre Rosanvallon pelo Ateliê de Humanidades Editorial), Alessandra Maia (PUC-RJ) e Felipe Maia (UFJF). Nele pudemos conversar sobre um tema do livro “A contrademocracia: a… Continuar Lendo →

Fios do tempo. Dar asas a uma filosofia educativa – por André Magnelli (prefácio a “A propósito do labirinto)

O livro “A propósito do labirinto”, de Marcus Tadeu, é um relato de memórias narradas com a arte de um contador de histórias. Em meu prefácio, proponho que ele nos traz uma filosofia educativa para uso nas escolas prisionais, e em todo nosso sistema de educação. Poupo minhas palavras neste editorial, para que você possa… Continuar Lendo →

Atividades de lançamento de “Crise e crítica: sobre as frágeis fundações da vida social” – de Rodrigo Cordero

Nesta semana que se segue ao plebiscito sobre a constituição do Chile e em que se comemora a Independência do Brasil, teremos uma série de atividades presenciais com o sociólogo chileno Rodrigo Cordero, feitas no IFCS-UFRJ, na PUC-RJ e na UFJF. Elas fazem parte do lançamento do livro “Crise e crítica: sobre as frágeis fundações… Continuar Lendo →

Fios do Tempo. Complicar a democracia: vigiar, impedir, julgar – por Diogo Cunha (apresentação a “A Contrademocracia”, 2022)

No contexto de publicação pelo Ateliê de Humanidades Editorial de “A contrademocracia: a política na era da desconfiança” (2022), trazemos agora no Fios do Tempo a apresentação do tradutor Diogo Cunha, que expõe as teses do livro à luz da obra de Pierre Rosanvallon e dos acontecimentos políticos dos últimos anos no Brasil. “A Contrademocracia”… Continuar Lendo →

Lançamento. A propósito do labirinto – Marcus Tadeu Daniel Ribeiro (Livraria Lumen Christi, 27/08, às 10h)

No próximo sábado (27/08), às 10h, na livraria Lumen Christi, haverá o lançamento do livro “A propósito do labirinto: memórias do ofício de um professor de filosofia na prisão”, de Marcus Tadeu Daniel Ribeiro. Teremos a venda dos livros no local com sessão de autógrafos. Você vai? Então, confirme sua presença em nosso formulário, por favor,… Continuar Lendo →

Fios do Tempo. Nas mutações da democracia: a obra de Pierre Rosanvallon – por André Magnelli (posfácio a “A Contrademocracia”, 2022)

Após ter publicado “O século do populismo: história, teoria, crítica” (2021), que entrou na lista da revista 451 dos melhores livros de ciências sociais de 2021, o Ateliê de Humanidades Editorial está trazendo ao público brasileiro, em parceria com a editora Seuil e com um apoio do Consulado da França, a “tetralogia das mutações da… Continuar Lendo →

Ciclo de Humanidades 2022. No tempo do sensível, primeiro encontro: Um pensar crioulo

A rodada “No tempo do sensível” tem por tema de partida a força e atualidade dos pensamentos vindos das fronteiras. Em parceria com o Ciclo Caribe: Real e Sonhado (que será realizado em setembro), nossa conversa será um diálogo entre Europa, Caribe e América Latina, tendo por referência questão da identidade crioula, presente em autores… Continuar Lendo →

A contrademocracia, de Pierre Rosanvallon

Sinopse O ideal democrático reina, de agora em diante, de forma incontestável, mas os regimes que o reivindicam suscitam por quase toda parte críticas vivazes. Este é o grande problema político do nosso tempo. Todavia, se os cidadãos se desencantam crescentemente com a democracia, eles não estão passivos, tampouco despolitizados. Ao contrário, existe um ativismo… Continuar Lendo →

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: