O República de ideias, podcast do Ateliê de Humanidades, traz hoje um episódio especial com participação do sociólogo e filósofo chileno Daniel Chernilo, que é a nosso ver um dos principais teóricos sociais contemporâneos. Sua obra reúne pesquisas sobre o nacionalismo, o cosmopolitismo e o Estado-nação, o direito natural e as ciências sociais, as relações entre filosofia e sociologia, o lugar da normatividade na sociedade contemporânea e o projeto de uma sociologia filosófica.
Neste episódio, Felipe Maia, Emmanuel Rapizo e André Magnelli conversam com Chernilo sobre a atual crise do coronavírus, refletindo, em gravação feita no dia 04 de abril, em torno de seu artigo publicado aqui no Fios do tempo: A crise do coronavírus: breve história do desencaixe entre globalização, sistema internacional e Estados-nação (em português e espanhol). Em um espírito tipicamente internacionalista, buscamos nos entender em nossas línguas natais e irmãs: os entrevistadores perguntam em português, Chernilo responde em castelhano. Desta forma, toda a América latina tem a se beneficiar.
Tópicos
1. Provocação de partida: em que o coronavírus nos faz pensar (ou repensar) sobre nossa sociedade?
2. Como o desencaixe entre o sistema internacional, a globalização e os Estados-nação permite compreender a crise da pandemia?
3. Reflexões comparadas: Ásia, EUA, Europa, Chile, Brasil, México
4. O que virá da crise? Mais globalização ou mais soberanismo? A busca de reencaixes
5. Que fazer? Perspectivas normativas para uma sociedade pós-coronavírus

Daniel Chernilo é professor Titular da Escola de Governo da Universidade Adolfo Ibáñez no Chile. Entre suas publicações se destacam A Social Theory of the Nation-State (Routledge, 2007), Nacionalismo y Cosmopolitismo (UDP, 2010) e Debating Humanity. Towards a Philosophical Sociology (Cambridge UP, 2017).
Escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!









Deixe uma resposta