Apresentação
O que é o discurso ficcional? Qual a relação da ficção com a mímesis? Como uma arqueologia do sujeito autocentrado na modernidade esclarece as formas de controle do imaginário e a subteorização do ficcional?
Em “O Chão da mente: a pergunta pela ficção”, Luiz Costa Lima avança na sistematização de sua teoria da ficção
perpassando e entrecruzando, de forma original, a filosofia, a psicanálise, a crítica literária e a teoria social.
No próximo dia 16 de setembro (às19h), em uma parceira do Ateliê de Humanidades com a EdUNESP, conversaremos sobre “O chão da mente” no debate Virtual “Nos rastros do ficcional”, com a presença de Luiz Costa Lima, os comentários de Aline Magalhães Pinto, André Magnelli e Flora Sussekind e a mediação de Lindoberg Campos.
Quando?
16 de setembro (quinta-feira)
Que horas?
19h
Onde?
Fios do Tempo. Entre o mapa e o território: como se constitui o ficcional? – por Júlia de Mello
Trazemos hoje no Fios do Tempo uma resenha do livro O chão da mente: A pergunta pela ficção, de Luiz Costa Lima (EdUNESP, 2021), escrita por Júlia de Mello (PPGLit-UFSCar). Em sua reflexão, Júlia de Mello não apenas apresenta com brilho as teses e questões centrais de Chão da mente, que é a primeira obra…
Ciclo de Humanidades 2021. Imaginar é preciso
Proposta Neste encontro, refletiremos sobre a importância da imaginação humana para compreender e superar nossa realidade asfixiante. As utopias parecem se esgotar e a própria realidade vem a se tornar “distópica”. Mas, como diria o poeta, “se é preciso viver, então imaginar é preciso!”. Em um diálogo entre a literatura e filosofia, conversaremos sobre o…
Deixe uma resposta