Podcast. O direito à saúde em face ao coronavírus: um diálogo latino-americano

O República de Ideias, na continuidade da série de debates sobre o coronavírus, publica um episódio que discute o artigo do economista colombiano Hernando Sáenz Acosta. Nele, o autor reflete sobre o direito à saúde e a proposta convivialista em face aos desafios oriundos da pandemia em curso, trazendo para tanto uma análise da experiência de privatização ocorrida na Colômbia desde os anos 1990.

Com isso, Hernando gera uma importante reflexão cruzada: aos colombianos (e outros que sofreram um processo de privatização de seus sistemas de saúde) , é dada a oportunidade de refletir sobre a natureza do processo de privatização; e aos brasileiros, é dada a possibilidade de refletir sobre o sistema público de saúde e dos direitos sociais, antevendo quais seriam as consequências de uma privatização avançada.

Para garantir esse reflexão cruzada, também convidamos a pesquisadora e mestra em saúde coletiva pela UFF, Amanda Rodrigues. Ela nos apresenta um pouco da história e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Destaca os desafios e as ameaças presentes, permitindo identificar as diferenças e similitudes com o caso colombiano.  

Por fim, temos a participação de Emmanuel Rapizo, que apresenta um panorama da estrutura da área de saúde no México.A conversa é sobre o ensaio que publicamos no Fios do tempo. Convidamos a todos que o leiam também: https://ateliedehumanidades.com/2020/03/30/fios-do-tempo-o-direito-a-saude-em-face-ao-coronavirus-reflexoes-a-partir-da-experiencia-colombiana-por-hernando-saenz-acosta/.

Desejamos uma boa escuta!

Apresentadores: André Magnelli e Emmanuel Rapizo

Convidados: Hernando Sáenz Costa (Universidade Santo Tomás – Bogotá, Colômbia) Amanda Rodrigues (Fiocruz)

Edição: Henrique Rapizo

Vinheta de abertura: Bruno Albert

Tópicos:

1. Saúde como direito ou saúde como mercadoria;
2. A montagem do sistema colombiano de saúde: como funciona, quais problemas? (Hernando Sáenz)
3. O Sistema único de Saúde no Brasil: como funciona e é percebido (Amanda Rodrigues)
4. O sistema mexicano: o desafio atual de construção de um sistema público (Emmanuel Rapizo)
5. Quais são os processos de privação em curso? Como se dá a relação entre público e privado no Brasil?
6. Modelo hospitalar e modelo de atenção primária
7. Efeitos positivos da descentralização do SUS no Brasil
8. Os desafios contemporâneos em meio à pandemia
9. Perspectivas desejadas para o pós-pandemia na Colômbia, no México e no Brasil.


Hernando Sáenz Acosta é economista, professor da Faculdade de Sociologia da Universidade Santo Tomás, Bogotá, Colômbia. Livre-investigador parceiro do Ateliê de Humanidades, é economista e doutor em planejamento urbano e regional, dedicado aos estudos urbanos desde uma perspectiva convivialista.


Amanda Rodrigues é pós-graduada na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e atualmente trabalha no Hospital de campanha da FIOCRUZ.


Siga o Ateliê de Humanidades nas redes sociais!

Twitter: https://twitter.com/AtelieHuman
Instagram: https://www.instagram.com/ateliedehumanidades/
Facebook: https://www.facebook.com/ateliedehumanidades/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCcS3jWlBCrLvtcWgmgDcn1w/featured


Escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!


Fios do Tempo. Uma democracia em busca da convivialidade perdida: uma análise independente dos desafios do novo governo – por André Magnelli

Você poderia escrever uma análise sobre o contexto político brasileiro sob o novo governo? Foi com esta difícil pergunta que recebi um convite para escrever um texto que, em breve, será publicado na França. Tomando esse convite como um estímulo generoso a concretizar meus pensamentos, escrevi algumas reflexões sobre os desafios do novo governo. Publicamos…

#081 República de Ideias. Conversas de Ateliê #001. Programa piloto (13 de março de 2023)

Começamos as Conversas de Ateliê! Na mesa temos Lucas Faial Soneghet, Paulo Henrique Martins, Michele Guerreiro, Cristián Jimenez e André Magnelli. No primeiro bloco de nosso piloto, conversamos sobre a questão: é preciso de verdade para viver em sociedade?. No segundo bloco, falamos sobre duas questões do momento: o discurso do vereador de Bento Gonçalves…

#080 República de Ideias. ChatGPT, Inteligência Artificial e os desafios para o pensamento

O ChatGPT ganhou a atenção do público nas últimas semanas. O modelo de linguagem criado pela OpenAI, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologia em inteligência artificial, compreende e redige textos com grande precisão, assustando alguns e impressionando outros. Nesse episódio do República de Ideias, seus anfitriões Lucas Faial Soneghet e André Magnelli conversam com Fábio…

Curso “A revolução do dom: vias teóricas de um paradigma”

O antropólogo francês Marcel Mauss publicou, em 1925, o hoje célebre Ensaio sobre o Dom, que é considerado por muitos, como Claude Lévi-Strauss, um marco d’águas das ciências humanas e sociais. Não faltaram, desde então, iniciativas teóricas e práticas que desenvolveram as intuições nele presentes. Diante da crise de nosso tempo, o Ateliê de Humanidades se propõe a…

Fios do Tempo. A verdade e suas consequências: como pensar a atual crise da verdade na democracia?, por Sophia Rosenfeld

Como pensar a atual crise da verdade na democracia? Trazemos hoje duas contribuições feitas em torno da publicação de “Democracia e verdade: uma breve história”, da historiadora norte-americana Sophia Rosenfeld (Ateliê de Humanidades Editorial, 2023). Antes de tudo, publicamos a gravação legendada e editada em português do lançamento do livro ocorrido em 02 de fevereiro.…

Conversas de Ateliê (um programa do República de Ideias)

Um dedo de prosa, com um tanto de inteligência e um bocado de questões do momento. Conversas de Ateliê faz o encontro dos nossos colaboradores com todos os que nos apoiam. Vamos conversar? O que são as Conversas de Ateliê? O Conversas de Ateliê, o novo programa do República de Ideias, podcast do Ateliê de…

Fios do Tempo. Por una palabra plena en la vida democrática – por André Magnelli, con Traducción y notas de Gabriel Restrepo

La idea de la universidad como una comunidad de iguales que cooperan en la producción de conocimientos de valor universal es un ideal regulador, quizá una utopía. Pocos de los que vivimos en este mundo particular de académicos lo seguimos de todo corazón. Aunque aspiremos al diálogo, ser ignorados o traicionados es una regla más…

Pontos de leitura. Moritz: a linguagem da arte – Luiz Costa Lima

Neste Pontos de Leitura, Luiz Costa Lima resenha o livro “Ensaios de Karl Philipp Moritz: Linguagem, Arte, Filosofia” (Edusp, 2022), organizado e introduzido por José Feres Sabino. A partir de seus aportes sobre o conceito de mímesis e em forte diálogo com o organizador do livro, Costa Lima foca sua atenção sobre os textos de…

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: