A sociedade das tecnociências de mercadorias – por Marcos Lacerda. e-Book


A sociedade das tecnociências de mercadorias

Por: Marcos Lacerda


Apresentação

A Sociedade das Tecnociências de Mercadorias, de Marcos Lacerda, é uma introdução sistemática à obra do filósofo e sociólogo Hermínio Martins e um esforço de interpretação das sociedades tecnocientíficas de nosso tempo.

Na sequência das publicações do Cartografias da crítica e do Teoria Crítica da Colonialidade, o Ateliê de Humanidades Editorial abre o horizonte de uma teoria social feita por portugueses e com miradas em Portugal, mas com inequívoca potência universal, conectando-nos com a escola liderada por Hermínio Martins, realizada hoje por meio de seus discípulos, especialmente José Luís Garcia e os pesquisadores do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

De forma bem irônica, ele é uma oportunidade de descolonização cultural e intelectual brasileira, efetuada por um reencontro com as problemáticas históricas de nosso antigo colonizador e por uma tomada de conhecimento de uma das mais fecundas obras da intelectualidade portuguesa contemporânea.



Orelha

A introdução ao pensamento de Hermínio Martins escrita por Marcos Lacerda é um trabalho valioso a vários títulos. Elenquemos três méritos principais. O primeiro é que se trata de um esforço abrangente de compreensão da obra de uma figura das ciências sociais de língua portuguesa (e também inglesa) que deixou uma herança marcante para a teoria social, a história política contemporânea, a filosofia da ciência e os estudos sobre a tecnociência. O segundo consiste em apresentar uma reflexão dos vários âmbitos do pensamento que Hermínio Martins percorreu dando importância aos contextos histórico-sociais, às perspectivas filosóficas subjacentes e realçando as contribuições legadas. Finalmente, ao debruçar-se sobre um vulto das ciências sociais do mundo de expressão portuguesa, revela a capacidade de contrariar a tendência para a subvalorização da elaboração teórica que não consista numa mera reiteração de autores prestigiados dos países centrais e das modas intelectuais.

A Sociedade das Tecnociências de Mercadorias, título da empreitada de Marcos Lacerda, é um conceito que tem o valor de sintetizar a nova forma social apontada por Martins nos seus ensaios sobre a ciência e a tecnologia modernas e os seus desenvolvimentos contemporâneos. De acordo com a excelente súmula de Marcos Lacerda, Martins traçou as seguintes características definidoras da nova realidade social: a produção incessante de mercadorias tecnológicas, a aceleração super-exponencial, o ambiente de incerteza epistêmica, ontológica e normativa e o impulso ao micro-eugenismo mercantil. […] Toda a argúcia de Lacerda se revela quando realça que o problema principal que Martins põe é a marcha veloz para a sobreposição do ambiente técnico-científico-informacional em relação ao ambiente natural-orgânico-social.

José Luís Garcia
(Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa)


Compre clicando no link abaixo:

Como funciona a compra?
1. Pague o e-Book clicando no link do pagseguro
2. O pagseguro nos informará o pagamento
3. Prepararemos seu pdf e o enviaremos para seu e-mail (máximo 24 horas)


Informações Gerais

Formato: e-Book (formato pdf)

Número de páginas: 228

ISBN: 978-65-80291-07-6

Preço: 18,00


Sobre o Autor

Marcos Lacerda é Doutor em Sociologia pelo IESP/UERJ, com a tese “Discurso sociológico da modernidade” e faz pós-doutorado em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGS/Ufpel) com o projeto de pesquisa “Sociologia em tempos de mutação: Sociedade informacional, tecnociências e biopolítica”. Atua no âmbito de uma epistemologia das ciências humanas, tendo o conceito de sociedade como objeto de análise, com uma série de artigos e capítulos de livro publicados. Integra o co-laboratório Sociofilo/IFCS/UFRJ, o Ateliê Humanidades e o Núcleo Interseccionalidades do PPGS/Ufpel.


Interessou-se por este livro? Então conheça também Sociologia das tecnociências contemporâneas


A sociedade das tecnociências de mercadorias – por Marcos Lacerda. Livro/e-Book

A sociedade das tecnociências de mercadorias Por: Marcos Lacerda Apresentação A Sociedade das Tecnociências de Mercadorias, de Marcos Lacerda, é uma introdução sistemática à obra do filósofo e sociólogo Hermínio Martins e um esforço de interpretação das sociedades tecnocientíficas de nosso tempo. Na sequência das publicações do Cartografias da crítica e do Teoria Crítica da…

Sociologia das tecnociências contemporâneas – por Marcos Lacerda & André Magnelli. Livro & e-Book

Sociologia das tecnociências contemporâneas:ensaios de teoria social portuguesa organizado por Marcos Lacerda & André Magnelli Apresentação O presente livro é um apanhado significativo do que de melhor tem sido feito em Portugal a respeito da sociologia do tempo presente, através da visada de um dos mais estimulantes sociólogos portugueses: o investigador e professor do Instituto…

#058 Podcast. Vila Morena (VI): Entre tempos descontínuos e milenares

Chegamos ao sexto episódio de nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com atividades em podcasts/vídeos do “Vila Morena: o debate de ideias em Portugal”, no República de Ideias. Ele consiste em exposições e debates com Marcos Lacerda, autor do livro A sociedade das tecnociências de mercadorias: introdução à obra de Hermínio Martins e também organizador (junto…

Podcast. Vila Morena (V) Que a razão nos tire deste reino cadaveroso

Chegamos ao quinto episódio de nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com atividades em podcasts/vídeos do Vila Morena: o debate de ideias em Portugal, no República de Ideias. Ele consiste em exposições e debates com Marcos Lacerda, autor do livro A sociedade das tecnociências de mercadorias: introdução à obra de Hermínio Martins e também organizador (junto…

Podcast. Vila Morena (IV) As mitopoéticas de um imenso Portugal

Chegamos ao quarto episódio de nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com atividades em podcasts/vídeos do Vila Morena: o debate de ideias em Portugal, no República de Ideias. Ele consiste em exposições e debates com Marcos Lacerda, autor do livro A sociedade das tecnociências de mercadorias: introdução à obra de Hermínio Martins e também organizador…

Podcast. Vila Morena (III) “Oh, musa de meu fado, oh, minha mãe gentil!”: conexões de uma geração entre Moçambique, Portugal e Brasil

Chegamos ao terceiro episódio de nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com atividades em podcasts/vídeos do Vila Morena: o debate de ideias em Portugal, no República de Ideias. Ele consiste em exposições e debates com Marcos Lacerda, autor do livro A sociedade das tecnociências de mercadorias: introdução à obra de Hermínio Martins e também organizador…

Podcast. Vila Morena (2): Uma obra de fortuna e um fado de loucura

Há mais culturas entre franceses e alemães do que pode crer nossa tradição intelectual. Neste espírito de difusão de novos autores, pensamentos e culturais intelectuais, começamos nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com nossas atividades em podcasts/vídeos do Vila Morena: o debate de ideias em Portugal, no República de Ideias. Ela consistirá em exposições…

Podcast – Vila Morena (I): Pitadas de Martins, temperadas com o amanhecer de Lisboa

Há mais culturas entre franceses e alemães do que pode crer nossa tradição intelectual. Neste espírito de difusão de novos autores, pensamentos e culturais intelectuais, começamos nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com nossas atividades em podcasts/vídeos do Vila Morena: o debate de ideias em Portugal, no República de Ideias. Ela consistirá em…

República de Ideias. Vila morena, o debate de ideias em Portugal

Vila morena, o debate de ideias em Portugal No final de fevereiro foi publicado, pelo Ateliê de Humanidades, o livro “A sociedade das tecnociências de mercadorias”, que trata da obra do sociólogo português Hermínio Martins. Este livro foi escrito por Marcos Lacerda [PPGS/UFPEL], com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e no âmbito do Instituto de…

Um comentário em “A sociedade das tecnociências de mercadorias – por Marcos Lacerda. e-Book

Adicione o seu

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading