Uma Canção – clássicos e contemporâneos é uma revista online sobre crítica da canção contemporânea. Para celebrar seu lançamento, o Ateliê de Humanidades promoveu uma conversa com seus editores, Alexandre Marzullo e Marcos Lacerda, tendo como convidado especial o cantor, compositor e violonista Negro Léo.
O bate-papo passou por temas como: a inspiração para a realização de uma revista online; o papel da crítica; a questão do cânone e a amplitude da produção cultural contemporânea no que se refere à canção brasileira. No final, temos um pocket-show de Negro Léo, acústico, da maior importância.

Sobre a Revista Uma Canção
A revista Uma Canção, com periodicidade semestral, traz como capa uma matéria extensa sobre a cantora Juçara Marçal, celebrando sua carreira e sua importância para o cenário musical contemporâneo.
A primeira edição conta ainda com resenhas de discos de Céu, Cecília Beraba, Junior Almeida, Rogério Skylab, Luís Capucho, Déa Trancoso, Antonio Paquito e Juliano Holanda, além da coluna Clássicos Contemporâneos, celebrando discos contundentes lançados nos últimos trinta anos. Para a primeira edição, foram escolhidos os discos A Fábrica do Poema, de Adriana Calcanhotto (1994), e Religar, de Léo Cavalcanti (2010).
A coluna Contemporâneos, a seu tempo, traz um perfil biográfico do artista Negro Léo, por Marcos Lacerda.
Na parte de produção cultural e produção crítica, os editores trazem, além de uma entrevista com o produtor Paulo Almeida, a resenha do livro O Alcance da Canção, coletânea de ensaios sobre a canção popular com organização de Luís Augusto Fischer e Carlos Augusto Bonifácio Leite.
A revista Uma Canção traz, ainda, uma coluna dedicada a compositores letristas da canção, dedicada no seu primeiro número ao letrista e produtor musical Ronaldo Bastos. Sua poética é objeto de dois ensaios: O Sol Na Poética de Ronaldo Bastos, por Marcos Lacerda, e Uma Canção – Ensaio Experimental, por Alexandre Marzullo.
Fechando a edição, a revista presta uma homenagem ao site Discos do Brasil, patrimônio formidável para pesquisadores da canção popular, e apresenta a seção Época de Ouro, celebrando a grande cantora Dalva de Oliveira, além de recomendações de livros, discos e canções.
Deixe uma resposta