#055 República de ideias – Bello, pintando o sete (IV) Escutar o grito da terra, já!

No contexto do encontro do Ciclo de Humanidades 2021 sobre o tema “O que pode a arte?”, trazemos o quarto e último episódio da entrevista que André Magnelli e Paulo Henrique Martins fizeram com o artista franco-pernambucano Sérgio Bello: “Escutar o grito da terra, já!” Neste último episódio, permeado de amizade e humor, tratamos da última fase da obra de Bello voltada à criação de pinturas e esculturas que expressam o “grito da Terra”. Ao final do episódio, fica claro também o porquê do título desta entrevista ter sido “Sérgio Bello, pintando o sete”.

Desejamos uma boa escuta!

Episódio 1. Do Recife Colonial ao Grito de Eros (tempo: 35 minutos e 33 segundos)

Episódio 2. Profetas de outrora, profetas de agora ( tempo: 21 minutos e 23 segundos)

Episódio 3. Os gritos dos povos, ainda e sempre (tempo:17 minutos e 23 segundos)

Episódio 4. Escutar o grito da Terra, já! (tempo: 24 minutos e 28 segundos)

Você pode assistir ao episódio no formato podcast ou em vídeo. No formato de vídeo será possível visualizar as obras de Bello deste período.


Segue o link do vídeo onde está o quarto episódio de nossa entrevista com Sérgio Bello. Está deliciosa.


Escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!




#119 República de Ideias. Conversas de Ateliê #025. Temos privacidade no mundo contemporâneo? (15 de abril 2024)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos André Magnelli, Bia Martins, Paulo Henrique Martins e Lucas Faial Soneghet. Nesse episódio conversamos sobre a privacidade no mundo contemporâneo. Com as tecnologias de informação e comunicação, bem como de coleta e armazenamento de dados, colocam-se em xeque as noções modernas de privacidade. Se outrora poderíamos…

#118 República de Ideias. Conversas de Ateliê #024. Divulgação científica: para que e para quem? (27 de março 2024)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos André Magnelli, Bia Martins, Paulo Henrique Martins e Lucas Faial Soneghet. Nesse episódio conversamos sobre divulgação científica, comunicação em ciência e a relação entre conhecimento científico e sociedade. Como tornamos o conhecimento científico disponível e inteligível? O que significa “divulgar” e “publicar” na ciência? A ciência…

#117 República de Ideias. Conversas de Ateliê #023. Existe democracia sem sociedade nacional? (18 de março 2024)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos André Magnelli, Bia Martins, Paulo Henrique Martins e Lucas Faial Soneghet. Nesse episódio conversamos sobre a relação entre democracia e sociedade nacional. Em tempos de globalização, neoliberalismo, autoritarismo e populismo, parece que a ideia de uma sociedade nacional faz menos sentido. Não obstante, a nação emerge…

#116 República de Ideias. Conversas de Ateliê #022. Somos espectadores do sofrimento? (05 de março 2024)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos André Magnelli, Bia Martins, Paulo Henrique Martins e Lucas Faial Soneghet. Nesse episódio conversamos sobre a nossa relação com o sofrimento do “outro” na contemporaneidade. Hoje temos acesso a uma quantidade e variedade de imagens, relatos e narrativas de sofrimento como nunca antes na história da…

#114 República de Ideias. Conversas de Ateliê #020. O conceito ‘indústria cultural’ ainda é relevante? (05 de fevereiro 2024)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Bia Martins, Paulo Henrique Martins, André Magnelli e Lucas Faial Soneghet. Nesse episódio discutimos o conceito “indústria cultural”, sua relevância e atualidade. O conceito foi cunhado por Theodor Adorno e Max Horkheimer no livro Dialética do Esclarecimento, para descrever o sistema de produção de bens culturais…

#113 República de Ideias. O espírito crítico como obscurantismo, por Marcel Gauchet

Seja bem-vindo à República de Ideias! Nesse episódio, Lucas Faial Soneghet, André Magnelli e Thiago Panica conversam sobre o texto “O espírito crítico como obscurantismo”, do filósofo e historiador Marcel Gauchet, traduzido por André Magnelli e publicado no Fios do Tempo. O problema da crítica acompanha as Ciências Sociais desde sua gênese. Seríamos herdeiros do…

#110 Metamorfoses da Sociologia. Deslocamento, mulheres intelectuais e conhecimento global , com Aurea Mota #009

No nono episódio da série Metamorfoses da Sociologia, no podcast República de Ideias, conversamos com Aurea Mota (Universitat Oberta de Catalunya) sobre seu artigo “Displacement, women intellectuals and entangled knowledge in the making of global modernity”, publicado no European Journal of Social Theory. Lucas Faial Soneghet, Raquel Weiss e Felipe Maia participam do debate. Aurea…

#109 República de Ideias. Conversas de Ateliê #017. O que podemos aprender com o (neo)barroco? (23 de outubro de 2023)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Pablo González Velasco, Cristián Jimenez, Paulo Henrique Martins e Lucas Faial Soneghet. No primeiro bloco conversamos sobre a questão: o que podemos aprender com o (neo)barroco? Com o convidado especial Pablo González Velasco, conversamos sobre a ideia do neobarroco como paradigma interpretativo iberoamericano. O que um…

#108 Metamorfoses da Sociologia. A vocação das Ciências Sociais ante um mundo em desrazão, com Thiago Panica Pontes #008

No oitavo episódio da série Metamorfoses da Sociologia, no podcast República de Ideias, conversamos com Thiago Panica Pontes (UFPB) sobre seu texto “A vocação das Ciências Sociais ante um mundo em desrazão”, apresentado na mesa redonda “A Sociologia diante das crises: metamorfoses e reflexividade” da SBS 2023. Lucas Faial Soneghet, Frédéric Vandenberghe e Felipe Maia…

#107 República de Ideias. Conversas de Ateliê #016. O que há de novo nos estudos da religião? (09 de outubro de 2023)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Nelson Lellis, André Magnelli e Lucas Faial Soneghet. No primeiro bloco, exclusivo para sócio-apoiadores, conversamos sobre a questão: o que há de novo nos estudos da religião? Com o convidado especial Nelson Lellis, falamos sobre tópicos contemporâneos na Sociologia e Antropologia da Religião, incluindo o protestantismo…

#106 República de Ideias. Conversas de Ateliê #015. Julian Assange, segredos de Estado e liberdade de imprensa (25 de setembro de 2023)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Thiago Pacheco, André Magnelli, Lucas Faial Soneghet, Bia Martins e Cristián Jiménez. No primeiro bloco, conversamos sobre o caso de Julian Assange, jornalista preso na Inglaterra e sob perseguição do governo dos Estados Unidos. Thiago Pacheco, pesquisador da espionagem e inteligência, se junta a mesa para…

#105 República de Ideias. Conversas de Ateliê #014. Outras finanças públicas – Financiamento solidário e Moedas sociais (11 de setembro de 2023)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Jeová Torres, Ariádne Rigo, André Magnelli, Lucas Faial Soneghet, Bia Martins e Cristián Jimenez. No primeiro bloco, aberto ao público, conversamos com Jeová e Ariádne, pesquisadores das economias solidárias, sobre finanças alternativas e moedas sociais. Continuando o papo do episódio 12, falamos de formas de financiamento,…

#104 Metamorfoses da Sociologia. Três lugares para a crise de legitimidade da ciência, com Renan Springer de Freitas #007

No sétimo episódio da série Metamorfoses da Sociologia, no podcast República de Ideias, conversamos com Renan Springer de Freitas (UFMG) sobre seu artigo “Três lugares para a crise de legitimidade da ciência”, publicado em 2021 na revista Tempo Social. Lucas Faial Soneghet, André Magnelli e Felipe Maia participam do debate, conversando sobre as condições para…

#103 República de Ideias. Conversas de Ateliê #013. A educação pode resolver os problemas do Brasil? (28 de agosto de 2023)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Lucas Faial Soneghet, Michele Guerreiro, Bia Martins e André Magnelli. No primeiro bloco, aberto ao público, falamos sobre a questão: a educação pode resolver os problemas do Brasil? A máxima “o problema do Brasil é a educação” já tem força de senso comum. É verdade que…

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading