No oitavo episódio da série Metamorfoses da Sociologia, no podcast República de Ideias, conversamos com Thiago Panica Pontes (UFPB) sobre seu texto “A vocação das Ciências Sociais ante um mundo em desrazão”, apresentado na mesa redonda “A Sociologia diante das crises: metamorfoses e reflexividade” da SBS 2023. Lucas Faial Soneghet, Frédéric Vandenberghe e Felipe Maia participam do debate.
O que as Ciências Sociais podem fazer em um mundo onde parecem perder seu lugar? Thiago Panica Pontes aposta na busca pela razão prática em vez de tentativas de síntese teórica. Mais do que um novo paradigma, as Ciências Sociais devem encontrar sua razão de ser naquilo que já fazem, embora de maneira implícita e não reconhecida. O exercício é hermenêutico e explicativo, histórico e racional. Entender o tempo presente e a si mesma é tarefa dupla e concomitante da Sociologia. Para esse fim, o ideal regulativo de uma comunidade epistêmica das Ciências Sociais, que não existe a não ser enquanto ideal, orienta a busca por (auto)esclarecimento histórico, no qual a ciência aprende sobre e com o mundo para que o mundo aprenda sobre si mesmo.
Tópicos discutidos: Teoria Social; Ciências Sociais; Razão; História; Crítica
No Youtube: https://youtu.be/RjlV_a-wCks
No Spotify: https://open.spotify.com/episode/0siEPAQWXjC14dIWZU0IOu?si=47204976ac574cef
O que é Metamorfoses da Sociologia?
O projeto Metamorfoses da Sociologia é apoiado pelo CNPq e tem como objetivo investigar como múltiplas experiências de crise contemporâneas se apresentam como objeto de reflexão teórica na sociologia. Pretendemos problematizar a sociologia como um conhecimento sobre crises, investigando transformações recentes nos processos de construção de teoria e formação de conceitos, que se dão como parte do esforço interpretativo de processos sociais, bem como de transformações na comunidade epistêmica dos sociólogos e nas condições de institucionalização do campo intelectual.
Ouça no Spotify
Assista em vídeo no canal Youtube
Ou escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!
Deixe uma resposta